Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Crónica Geral de Espanha de 1344Publication . Dias, Isabel de Barros; Andrade, Amélia Aguiar; Sousa, Bernardo Vasconcelos e; Fontes, João Luís; Oliveira, Luís FilipeCapítulo do Catálogo da exposição "José Mattoso. Fazer a História, repensar o Arquivo. Catálogo da Exposição. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 22 abril - 17 junho 2025" sobre a edição da Crónica de 1344 e os Professores Luís Filipe Lindley Cintra e José Mattoso.
- D. Lourenço Vicente nas Crónicas de Fernão Lopes: retrato de um homem estratego e apaixonadoPublication . Dias, Isabel de BarrosFazendo por vezes trio com o rei D. João I e o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, D. Lourenço Vicente é o arcebispo primaz de Braga, o primeiro entre os prelados presentes nas Cortes de Coimbra, onde a segunda dinastia portuguesa teve início. O retrato que Fernão Lopes nos dá de D. Lourenço Vicente mostra-nos um homem determinado que terá vivido plenamente as convulsões do seu tempo, tanto em termos nacionais (final da primeira dinastia e início da segunda), como internacionais (relações com Inglaterra e com Castela e Grande Cisma). Crónicas subsequentes também veiculam retratos deste prelado. Recorrem, sobretudo, a informações existentes na obra de Fernão Lopes, mas não deixam de acrescentar elementos novos, mostrando como épocas e autores diferentes viram este Arcebispo.
- Inversões satíricas na literatura luso-brasileira: Cesário Verde e Machado de AssisPublication . Sequeira, Rosa MariaCesário Verde e Machado de Assis são autores que ultrapassaram o seu lugar e tempo. Este artigo analisa a adequação e correspondência entre a criação poética e as coordenadas estéticas do contexto histórico destes dois autores por um lado e, por outro, avalia de que modo as suas obras antecipam o Modernismo, tanto na função revolucionária e filosófica que assumem como na expressão estética e cultural que propõem.
- Poética medieval galego-portuguesa revisitada em Um Cancioneiro para Timor, de Ruy CinattiPublication . Dias, Isabel de BarrosO artigo estuda a poesia de Ruy Cinatti destacando o modo como aí afloram temas, personagens e estruturas poéticas medievais, tendo em conta, não só a obra publicada do autor, como também alguns textos do seu espólio inédito ou por ele recolhidos. São consideradas duas vertentes. Por um lado, características dispersas, ténues e que poderão ter origem num conjunto de influências, incluindo o contexto medieval. Pelo outro lado, a importância (explicitamente declarada pelo autor) da poesia trovadoresca na génese do livro Um Cancioneiro para Timor. Neste caso, a lírica medieval surge como um elemento viabilizador da translatio de breves poemas tradicionais de Timor-Leste que o autor pretende dar a conhecer ao público ocidental. O diálogo fusional entre as tradições orientais e ocidentais dá origem, na poesia de Cinatti, a uma reinvenção polifacetada e inovadora.
- A sétima unidade da noite (Poema)Publication . Vila Maior, Dionísio
- Tabus… (Poema)Publication . Vila Maior, Dionísio