Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O ensino da música mediado por tecnologias nos conservatórios das regiões autónomas portuguesas: antes e depois de março 2020Publication . Rodrigues, Rui Miguel de Assunção; Seabra, Filipa; Inês, Helena Natália PereiraEm março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente a COVID-19 de pandemia, o que resultou em muitos países, incluindo Portugal, a adoção de medidas de confinamento generalizado e o encerramento das escolas. Este facto acelerou a adaptação no processo ensino aprendizagem, especialmente nos Conservatórios, e desafiando a supervisão pedagógica e a organização escolar a explorar novos métodos de ensino e aprendizagem. Este estudo teve como objetivo compreender as perspetivas e práticas de professores, alunos e encarregados de educação diante desse desafio. Os objetivos da pesquisa abrangeram a caracterização das perspetivas desses atores tanto antes como durante depois da pandemia, identificação de práticas educativas mediadas por tecnologia e a avaliação das consequências desse processo nos Conservatórios. Além disso, procurou-se obter as perspetivas sobre como os participantes visionavam o futuro do ensino da música mediado por tecnologia. Com vista a atingir esses objetivos, foram selecionados dois Conservatórios localizados nas Regiões Autónomas Portuguesas: o Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD) nos Açores, e o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode (CEPAM) na Madeira. A metodologia aplicada combinou análise documental, entrevistas e questionários, com um total de 237 repostas válidas obtidas da comunidade escolar. Verificou-se que a comunidade dos Conservatórios não estava devidamente preparada para o Ensino Remoto de Emergência (ERE). No entanto, houve um consenso sobre a manutenção das boas práticas educativas durante os períodos de confinamento, evidenciando a resiliência e a adaptabilidade na continuidade do ensino da música.
- Formação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetizaçãoPublication . Lima, Ana Lúcia de Medeiros Couto; Barros, Daniela Melaré VieiraO ato de alfabetizar é o processo pelo qual colocamos o indivíduo como ser ativo na sociedade letrada. Ler, escrever e interpretar textos vai muito além da sala de aula. Através da inserção das TDIC na sociedade do conhecimento existe então a necessidade da utilização dessas ferramentas como uma mais valia na alfabetização. A evolução do conhecimento causado pelo uso das tecnologias atinge então a sociedade como um todo, cabendo à educação adequar a esse conceito. Refletir sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação como mais um instrumento de inovação no fazer pedagógico é o ponto crucial dessa dissertação. Apresentando como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas partindo da utilização das TDIC no processo de alfabetização de uma escola pública municipal, na cidade de Boituva, Estado de São Paulo, Brasil e a ampliação da discussão e investigação sobre práticas pedagógicas renovadas. Esta investigação procura dar resposta ao problema de que com o avanço tecnológico proporcionado pelas TDIC, existe uma utilização das mesmas diretamente relacionadas com o processo de alfabetização? E os professores, estarão eles capacitados para utilizar essas tecnologias em favor da aprendizagem? Para poder dar resposta aos questionamentos e atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia mista, que envolve a pesquisa bibliográfica, o inquérito por questionário aos nove professores alfabetizadores da unidade escolar Professor Olavo Lazaro Munhoz Soares, que trouxe à luz do entendimento a utilização das TDIC pelos docentes alfabetizadores e sua formação pedagógica para a utilização das tecnologias como recurso de aprendizagem e uma entrevista estruturada aplicada aos mesmos buscando entender a sua prática educativa. A aplicação desse estudo de caso permitiu concluir que a utilização das TDIC vem sendo adotada no processo de ensino como ferramenta auxiliar em diferentes atividades escolares, tanto por parte dos alunos, como dos professores, porém a formação docente para esse fim ainda é insuficiente e necessita de uma atuação governamental de mudança de currículo nos cursos universitários e de formação docente.
- A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas RotasPublication . Teixeira, Rui Pedro Santos; Moreira, J. AntónioO presente trabalho pretende analisar as principais características do modelo pedagógico do projeto educativo Novas Rotas. Este é um projeto que tem como principal objetivo a criação de uma comunidade de aprendizagem, pensada para o desenvolvimento integral das crianças. Nesse sentido, considera-se que toda a comunidade educativa, e não só os docentes, toma parte ativa no processo educativo, assentando o seu modelo organizacional no paradigma educativo da comunicação. De acordo com o definido no modelo, assume-se a individualização das aprendizagens, a partir das caraterísticas de cada criança, estruturadas em torno dos seus interesses e assumindo a sua progressiva autonomia e responsabilização pelo ato educativo. O estudo agora desenvolvido, para além de procurar analisar o modelo pedagógico deste projeto, procurou, também, analisar as práticas de trabalho colaborativo desenvolvidas pelos docentes e a existência de supervisão pedagógica formativa. Para a concretização do estudo optámos pela abordagem metodológica Estudo de Caso de cariz qualitativo, para compreender as perceções de todos os atores envolvidos no projeto. Para a recolha de dados, recorremos à realização de entrevistas e à análise de documentos oficiais relacionados com o projeto Novas Rotas. Através da análise dos dados, foi possível concluir que foram desenvolvidas práticas pedagógicas e organizacionais inovadoras, associadas ao paradigma educativo da comunicação, com o desenvolvimento de metodologias ativas e pedagogias colaborativas. Para além disso, pudemos concluir, ainda, que foram desenvolvidas práticas auto e heterossupervisivas, de caráter horizontal, formativo e colaborativo, aliadas ao trabalho entre pares em torno das práticas docentes.
- A supervisão pedagógica, um contributo para a melhoria das práticas pedagógicas, na era digitalPublication . Rodrigues, Emília da Silva; Henriques, SusanaO avanço tecnológico está a revolucionar os sistemas educativos trazendo consigo novos desafios. Em Cabo Verde, a introdução das TICs (computador e internet) nas escolas está a exigir dos professores novas competências. Com isso, necessitam estar preparados para saberem usá-las e integrá-las em suas estratégias de ensino, de modo a proporcionar aos seus alunos práticas significativas e inovadoras para os alunos. Neste sentido, precisam ser-lhes prestados apoios pelos supervisores/coordenadores pedagógicos que devem estar atentos às demandas do ensino, a fim de garantir-lhes sustentação ao seu desenvolvimento profissional. Diante das discrepâncias que se encontram entre as teorias e as práticas que se operam entre o papel do supervisor e do professor nesse ambiente de mudança, sentimos a necessidade de compreender o papel dos primeiros no incentivo ao uso de tecnologias na sala de aulas e na promoção de práticas inovadoras. Baseado num quadro teórico centrado na supervisão, no desenvolvimento profissional dos professores enquadrado no uso das tecnologias, e considerando os objetivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação que privilegia uma metodologia de abordagem mista, de caráter descritivo. Não obstante à metodologia, aplicamos no estudo a técnica de recolha de dados através de entrevistas (total de 16) e do recurso de questionários (num total de 35) aos coordenadores pedagógicos e professores, respetivamente. Dos resultados obtidos foi possível verificar que fatores como a falta de formação na área de supervisão e das tecnologias, têm contribuído para uma prestação de serviço precária dos coordenadores, que se sentem impotentes em como agir diante dos desafios que a nova era impõe.