Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Benchmarking city layouts: a methodological approach and an accessibility comparison between a real city and the garden cityPublication . Monteiro, João Pedro Medina; Sousa, Nuno; Jesus, Eduardo Natividade; Rodrigues, João CoutinhoThis article presents a comparative accessibility study between a real city and its redraft as a Garden City. The benchmarking methodology involves defining and evaluating a location-based accessibility indicator in a GIS environment for the city of Coimbra, Portugal, and for the same city laid out as a Garden City, with the same number of inhabitants, jobs, and similar number of urban facilities. The results are derived as maps and weighted average distances per inhabitant to the facilities and jobs, and show that, for the Garden City, average distances drop to around 500 m for urban facilities and 1500 m for the combination of facilities and jobs, making much of the city accessible by walking and practically the whole of it accessible by cycling, with positive impact on transport sustainability and accessibility equity. The methodology can be extended to other benchmarking indicators and city layouts, and the quantitative results it yields make a valuable contribution to the debate on the ideal layout of cities. Moreover, it gives directions on how to improve real cities to address current and future sustainability concerns.
- Emissão Nº 195. O envelhecimentoPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Branco, MauroNeste programa a jornalista Teresa Botelheiro conversa com a neurologista Ana Verdelho a propósito do livro “Toca a Mexer! O seu Cérebro Agradece” da autoria da própria Ana Verdelho e de Helena Santa-Clara, especializada em Fisiologia do Exercício. Na conversa é abordado o tema central do livro que aconselha a prática da atividade física e cognitiva como meios de prevenir doenças do foro neurológico, como as demências e a doença de Alzheimer.
- A supervisão pedagógica, um contributo para a melhoria das práticas pedagógicas, na era digitalPublication . Rodrigues, Emília da Silva; Henriques, SusanaO avanço tecnológico está a revolucionar os sistemas educativos trazendo consigo novos desafios. Em Cabo Verde, a introdução das TICs (computador e internet) nas escolas está a exigir dos professores novas competências. Com isso, necessitam estar preparados para saberem usá-las e integrá-las em suas estratégias de ensino, de modo a proporcionar aos seus alunos práticas significativas e inovadoras para os alunos. Neste sentido, precisam ser-lhes prestados apoios pelos supervisores/coordenadores pedagógicos que devem estar atentos às demandas do ensino, a fim de garantir-lhes sustentação ao seu desenvolvimento profissional. Diante das discrepâncias que se encontram entre as teorias e as práticas que se operam entre o papel do supervisor e do professor nesse ambiente de mudança, sentimos a necessidade de compreender o papel dos primeiros no incentivo ao uso de tecnologias na sala de aulas e na promoção de práticas inovadoras. Baseado num quadro teórico centrado na supervisão, no desenvolvimento profissional dos professores enquadrado no uso das tecnologias, e considerando os objetivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação que privilegia uma metodologia de abordagem mista, de caráter descritivo. Não obstante à metodologia, aplicamos no estudo a técnica de recolha de dados através de entrevistas (total de 16) e do recurso de questionários (num total de 35) aos coordenadores pedagógicos e professores, respetivamente. Dos resultados obtidos foi possível verificar que fatores como a falta de formação na área de supervisão e das tecnologias, têm contribuído para uma prestação de serviço precária dos coordenadores, que se sentem impotentes em como agir diante dos desafios que a nova era impõe.