Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas RotasPublication . Teixeira, Rui Pedro Santos; Moreira, J. AntónioO presente trabalho pretende analisar as principais características do modelo pedagógico do projeto educativo Novas Rotas. Este é um projeto que tem como principal objetivo a criação de uma comunidade de aprendizagem, pensada para o desenvolvimento integral das crianças. Nesse sentido, considera-se que toda a comunidade educativa, e não só os docentes, toma parte ativa no processo educativo, assentando o seu modelo organizacional no paradigma educativo da comunicação. De acordo com o definido no modelo, assume-se a individualização das aprendizagens, a partir das caraterísticas de cada criança, estruturadas em torno dos seus interesses e assumindo a sua progressiva autonomia e responsabilização pelo ato educativo. O estudo agora desenvolvido, para além de procurar analisar o modelo pedagógico deste projeto, procurou, também, analisar as práticas de trabalho colaborativo desenvolvidas pelos docentes e a existência de supervisão pedagógica formativa. Para a concretização do estudo optámos pela abordagem metodológica Estudo de Caso de cariz qualitativo, para compreender as perceções de todos os atores envolvidos no projeto. Para a recolha de dados, recorremos à realização de entrevistas e à análise de documentos oficiais relacionados com o projeto Novas Rotas. Através da análise dos dados, foi possível concluir que foram desenvolvidas práticas pedagógicas e organizacionais inovadoras, associadas ao paradigma educativo da comunicação, com o desenvolvimento de metodologias ativas e pedagogias colaborativas. Para além disso, pudemos concluir, ainda, que foram desenvolvidas práticas auto e heterossupervisivas, de caráter horizontal, formativo e colaborativo, aliadas ao trabalho entre pares em torno das práticas docentes.
- O ensino da língua portuguesa em Cabo Verde: os desafios e o contributo da televisão no contexto epidemiológico do covid-19Publication . Pina, Neusa Mariza Pires Lopes de; Salomão, RicardoEsta dissertação aborda a questão do ensino da Língua Portuguesa em Cabo Verde e apresenta os desafios dos professores cabo-verdianos no processo de ensino e ao mesmo tempo analisa o contributo da televisão durante o contexto da pandemia, mais concretamente a pandemia do covid19, tendo em conta a redução das horas letivas. Este trabalho foca essencialmente em relatos e depoimentos de professores da Língua Portuguesa, de diferentes níveis de ensino e em contextos diferentes e visa fazer uma profunda reflexão de como tem sido o processo de ensino no contexto bilingue cabo-verdiano, sendo a Língua Portuguesa a língua oficial e de ensino e, o crioulo a língua materna dos cabo-verdianos.
- Looking at assessment for learning through the lenses of the PrACT ModelPublication . Amante, LúciaTopics of the presentation:Contrasting the Culture of Testing with the Culture of Assessment. Characterising the assessment culture and its basic principles. Presenting the main dimensions and parameters of the PrACT framework for quality of pedagogical assessment design. Final remarks