Mestrado em Estudos do Património | Master's Degree in Heritage Studies - TMEP
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Browsing Mestrado em Estudos do Património | Master's Degree in Heritage Studies - TMEP by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
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- As cozinhas na Inglaterra dos séculos XV e XVI: recheios, práticas e receitasPublication . Duarte, Catarina de Almeida Pereira; Gonçalves, Carla Alexandra“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, afirma o popular ditado português e não poderíamos estar mais de acordo. Esta dissertação pretende criar uma passagem visual, através da arte, para o quotidiano daqueles que viveram na Inglaterra dos séculos XV e XVI, focando-se especificamente nos espaços que, as diferentes classes sociais utilizavam para processar, cozinhar e consumir alimentos, incluindo peças de mobiliário, utensílios e demais acessórios. A alimentação, receitas e restantes práticas culinárias não podiam, naturalmente, ser deixadas de fora deste trabalho, não só pela sua ligação primordial com as cozinhas, mas também pela sua suprema importância como património imaterial. As fontes iconográficas, assim como os espaços e objetos, medievais e modernos, referidos nesta dissertação fazem parte do património material europeu, o nosso trabalho constituirá então, não apenas um estudo teórico, mas também uma pequena coleção de imagens históricas relacionadas com a alimentação e as cozinhas, que poderá também vir a ser útil para futuros estudos relacionados com o assunto em epigrafe.
- Revisitar o património azulejar em Sesimbra dos séculos XVII e XVIII: história e salvaguardaPublication . Vaz, José Freire; Câmara, Maria Alexandra Gago daO estudo do património azulejar dos séculos XVII e XVIII no concelho de Sesimbra partiu da sua pesquisa in loco com base em anteriores identificações até se conseguir uma compilação reveladora da sua atual existência. A possibilidade de podermos encontrar exemplares que nos remetem para o longo período barroco, o Ciclo dos Mestres, a Grande Produção Joanina, o gosto rocaille, o surgimento das Figuras de Convite e dos painéis historiados, leva a que possa ser desenhado, para quem se interesse por esta representação artística, um roteiro de circuitos com itinerários simples, curtos e perfeitamente identificados que facilitarão o seu conhecimento no dealbar da terceira década do século XXI. Temporalmente envolvido numa época onde as manifestações artísticas do barroco se estendem a outras artes para além do azulejo, casos da talha dourada da pintura e da escultura entre outras e que também marcam presença em alguns espaços, o inerente conceito de Arte Total será obrigatório e necessariamente objeto de atenta referência. Este património inserido em três realidades que gerem e definem a propriedade dos locais onde os mesmos estão implantados (municipais, religiosos e palacianos), apresenta por vezes alguns condicionalismos no livre acesso aos seus interiores, o que dificulta a pretendida apreciação. Ao sermos diariamente confrontados com uma realidade onde o crescente afluxo turístico, ávido na descoberta do que é verdadeiramente genuíno, teremos de ter a noção de que a apresentação deste património azulejar é certamente uma considerável mais valia que não pode ser ignorada.