Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Administração e gestão educacional prisional, pilar para reabilitação e reinserção na sociedade : estudo de casoPublication . Nascimento Júnior, João do; Seabra, FilipaO presente documento resulta do estudo de caso CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Doutor Mário Faraco. A partir da investigação o objeto central desse trabalho é a Administração e Gestão Educacional em contexto prisional na cidade de Piraquara, Paraná, Brasil. Nesse contexto a problemática que envolve o tema é fundamentada na carência e absoluta necessidade de mais estudos no âmbito da educação prisional. Os principais objetivos do trabalho realizado são: analisar o contexto da educação prisional através de um estudo de caso e compreender a estrutura organizacional do sistema educativo prisional considerando a educação de adultos. A metodologia científica usada foi o Estudo de Caso exploratório usando como método de recolha de dados a entrevista semi-estruturada tendo como público alvo 10 colaboradores, sendo 1 vice diretora, 1 secretária, 1 pedagoga e 7 professores que fazem parte da organização e execução administrativa e pedagógica. Como resultados apresentamos as perspectivas dos entrevistados, os avanços e desafios que devem ser superados, bem como aspetos da realidade da educação em sistema prisional especificamente do estudo de caso investigado.
- Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Campos, Lígia Moraes de Matos; Gonçalves, Maria Filomena; Neves, CláudiaA presente dissertação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa narrativa sobre a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) no ambiente escolar, baseada na experiência exercida pela diretora no combate a exclusão, construindo sentidos através de relatos narrados e vivenciados no processo de inclusão dos alunos com NEEs nas suas relações pessoais e com os órgãos responsáveis pelo atendimento desses alunos em um colégio público estadual situado no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo que propomos desenvolver é analisar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no colégio na percepção da diretora adjunta, considerando a atuação dos profissionais envolvidos nesse processo, que são o orientador educacional, a professora da sala de recursos, a coordenador(a) pedagógico e os(as) líderes, composto pelos diretores. A orientação educacional, a professora de sala de recurso, a coordenação pedagógica e a equipe diretiva, chamados de núcleos de assistência, possuem funções de cooperação, orientação, intervenção e liderança, ainda que sejam encontrados percalços e desafios encontrados ao longo do caminho da inserção do aluno com NEE. Observa-se que o processo inclusivo apresenta lacunas e ainda precisa responder a todas as dúvidas e questionamentos relativos às necessidades educativas especiais investigando, mantendo-nos informados, atualizando-nos constantemente, cuidando dos alunos e sobretudo, partilhando as experiências que adquirimos ao longo da nossa profissão docente.
- Descentralização da educação o Concelho de Setúbal : o papel do Concelho Municipal de EducaçãoPublication . Bico, Jorge Miguel dos Santos; Neves, CláudiaO objetivo central da investigação que se apresenta, consiste no estudo do papel do Conselho Municipal de Educação de Setúbal, enquanto órgão de institucionalização da intervenção das comunidades educativas a nível concelhio. Esta temática tem tido grande importância no âmbito de uma maior valência, a descentralização da educação em Portugal que é atualmente tema das políticas governativas. O Decreto-Lei no7/2003 de 15 de janeiro assume particular importância na concretização das transferências de competências no âmbito da descentralização, uma vez que tem como objeto a regulação das competências, composição e funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação, órgão essencial de institucionalização da intervenção das comunidades educativas a nível do concelho. Conhecer as práticas e verificar até que ponto a autarquia em estudo concretiza as competências concedidas pelo poder central é, aliás, uma das questões que será abordada ao longo da investigação. A partir da questão – Qual o papel do Conselho Municipal de Educação de Setúbal, na descentralização da educação do concelho? Pretende-se aferir e analisar não só́ a génese das políticas educativas formuladas por esse órgão, como também o contributo dado por cada parceiro educativo local em termos de concretização e implementação dessas políticas. O autor está consciente das dificuldades inerentes a este tipo de investigação, nomeadamente a morosidade em obter, recolher e reunir as informações que se pretende analisar, considera que este estudo colocará em destaque o funcionamento dos Conselho Municipal de Educação do Concelho de Setúbal, servindo como órgão de reflexão para a autarquia envolvida no estudo e para os membros que integram este órgão. No que concerne à estrutura formal do presente trabalho, destacam-se duas partes. Na primeira parte, dedicada ao enquadramento teórico, sendo apresentada a informação que considera pertinente para a clarificação de conceitos, os quadros teóricos e a problemática sobre a qual incide a parte prática. Na segunda parte, para além da identificação da metodologia de investigação utilizada, onde vai ser desenvolvido o estudo de caso, procurar-se-á́ analisar e descrever os processos organizacionais do Conselho Municipal de Educação e a forma como foram encaradas as competências que os diplomas legais, conferiram a este órgão, nomeadamente a sua intervenção ao nível das políticas educativas locais. Na parte final deste trabalho, apresentam-se algumas conclusões que o autor retira deste estudo e que permitem dar resposta às questões que desencadearam a realização deste estudo de caso.
- Diversidade cultural no ensino médio: um estudo em uma unidade do Instituto Federal de RondôniaPublication . Anjos, Márcia Martins de Sousa dos; Moreira, DarlindaDe acordo com alguns estudiosos, o respeito pelas diversidades culturais nas escolas ainda não é algo de que possamos nos orgulhar. O cotidiano da maioria das escolas tem sido palco de várias situações em que o conceito à diversidade é algo que sempre nos causa algum tipo de preocupação. A escola nem sempre tem sido um exemplo de respeito, de boas relações e de espaço que aproveite a diversidade cultural como algo que possa potencializar a aprendizagem entre os alunos. Sendo assim, a presente pesquisa buscou, ao longo da sua realização, compreender como os gestores, professores e outros profissionais lidam com as diferenças culturais de cada aluno que vem conviver com colegas de outros espaços e de localidades diferentes. Buscou-se, ainda, compreender se essas diferenças atrapalham ou contribuem para a aprendizagem das relações interpessoais e para o crescimento pessoal e acadêmico desses alunos. Sendo assim, ao longo da pesquisa, buscou-se alcançar o seguinte objetivo: Compreender como a equipe gestora, professores e profissionais de uma unidade do Instituto Federal de Rondônia lida com os desafios que se colocam diante das diversidades culturais dos seus alunos. Como percurso metodológico, realizou-se uma pesquisa amparada pela abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta e produção de dados a entrevista e a pesquisa documental. Para a análise dos dados, foi feita a escolha de organização dos dados coletados em eixos temáticos sendo: Eixo temático 1- Diversidades culturais; Eixo temático 2- Ingresso no Instituto Federal de Rondônia; Eixo temático 3- Hábitos e Culturas; Eixo temático 4- Estratégias. Ao analisar os resultados da pesquisa, posso dizer que os professores precisam ainda usar várias estratégias para que a diversidade cultural seja, de alguma forma, bem aceita e que ela possa contribuir como aprendizagem para os alunos. Como resultado desta investigação, foi possível perceber que, mesmo os educadores trabalhando sobre diversidades culturais, ainda existem algumas dificuldades a serem compreendidas e trabalhadas para que se torne uma forma de partilha entre os alunos e não um modo de exclusão ou individualização em sala de aula, principalmente tratando-se de alunos residentes no Instituto Federal de Rondônia.
- O impacto das lideranças escolares nas práticas educativas do sistema prisional: estudo de caso numa escola secundáriaPublication . Almeida, Maria do Carmo Rendeiro Tomaz Soares de; Henriques, SusanaO presente trabalho de investigação foi desenvolvido no âmbito curso de Mestrado de Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta com o título “O impacto das lideranças escolares nas práticas educativas do sistema prisional. Estudo de Caso numa escola secundária”. Reconhecendo que um dos aspetos importantes para a inclusão social dos sujeitos após reclusão é a melhoria das suas qualificações, a presente investigação teve como foco o impacto das diretrizes das lideranças escolares de uma escola secundária na educação escolar dos reclusos de um estabelecimento prisional regional da sua área geográfica. Foram definidos cinco objetivos de investigação nos quais se procurou identificar a natureza da relação institucional entre o estabelecimento prisional regional e a escola secundária da sua área geográfica; identificar a articulação do projeto educativo do estabelecimento prisional regional e o projeto educativo da escola secundária da sua área geográfica; caracterizar a educação escolar do ensino secundário desenvolvida no estabelecimento prisional regional pela escola secundária da sua área geográfica; identificar os desafios e as limitações impostas às orientações educativas das lideranças escolares da escola secundária no estabelecimento prisional regional da sua área geográfica e indicar recomendações com vista à melhoria da qualidade do serviço educativo prestado aos reclusos de um estabelecimento prisional regional, da responsabilidade das lideranças escolares da escola secundária da sua área geográfica. Nesta investigação optámos por um estudo de caso cujo propósito foi a descrição e a interpretação de uma realidade particular. Para o seu cumprimento elegemos uma metodologia mista, a qual abrangeu métodos qualitativos tais como o inquérito por entrevista semiestruturada e a pesquisa documental, bem como métodos quantitativos que englobaram um inquérito por questionário fechado. As principais conclusões deste estudo centradas no impacto das orientações das lideranças escolares da escola secundária concretizam-se: num adequado plano de formação contínua docente; no auxílio em termos materiais ao serviço educativo na prisão; na promoção do trabalho colaborativo com a direção do estabelecimento prisional regional e com todos os outros intervenientes neste processo. Contudo, a intenção e a ação das lideranças escolares não se encontram aclaradas nos documentos orientadores da escola secundária, não tendo a educação em contexto prisional o devido destaque.