CEMRI | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEMRI | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Em busca de uma pedagogia da igualdade: visão e estratégia em Fernanda HenriquesPublication . Pinto, TeresaO projeto "Em Busca de uma Pedagogia da Igualdade", urdido por Fernanda Henriques quando exerceu funções na então Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM) , evidencia exemplarmente a visão prospetiva e o sentido de oportunidade estratégica que dela fazem uma pensadora invulgarmente lúcida na interseção, em cada momento, das suas convicções com as oportunidades mais favoráveis para a sua concretização e logrando delinear caminhos concretos a percorrer. Este projeto deu relevo à formação contínua de docentes em matéria de género, educação e currículo, através de investigações conjuntas entre professoras e professores de Portugal e de Espanha, projetos de escolas que proporcionaram a aplicação de conteúdos e materiais não sexistas, duas Universidades de Verão (Lisboa, 1994; Palência, 1995), várias edições de um curso de formação contínua.
- História das mulheres: subversão e desassossegoPublication . Pinto, TeresaEste texto procura partilhar um percurso reflexivo sobre a resistência da História à produção de ressignificações em função de novos conhecimento resultantes das investigações históricas sobre as mulheres e a persistência de uma transmissão histórica que teima em obscurecer a ação das mulheres nos processos históricos. Após uma breve revisitação dos conceitos de género, de documento/monumento e de lugares de memória e sua triangulação na explicitação do caráter subversivo da História das Mulheres, apresenta-se uma situação exemplificativa de atribuição de novos sentidos a contextos históricos identitários de um Estado, proporcionados por novos dados da investigação sobre o protagonismo político das mulheres na história, e problematizam-se as razões do clima de desassossego por ela gerado.
- Igualdade de género e formação de docentes: das políticas públicas às estratégias de intervenção: mudanças e resistênciasPublication . Alvarez, TeresaNo quadro das políticas públicas para a Igualdade entre Mulheres e Homens dirigidas à educação formal, o artigo centra-se na principal estratégia seguida pelo mecanismo nacional para a igualdade (atual CIG) em estreita colaboração com investigadoras/es de diversas instituições de ensino superior, ao longo das últimas décadas. Recordando os principais projetos de intervenção destinados às escolas e de forma especial às e aos docentes dos ensino básico e secundário, bem como profissionais de educação de infância, apresentam-se algumas reflexões e, a partir delas, algumas sugestões que visam mudar os objetivos e as metodologias seguidas na formação de docentes.
- Polifonia de vozes ou os feminismos como possibilidade de um mundo comum: elas estão (ou não estão) lá?Publication . Joaquim, TeresaCom este texto pretende-se abordar a diversidade de questões colocadas por novos tipos de movimentos de mulheres em particular no contexto democrático da sociedade portuguesa em que (talvez) só agora seja possível o aparecimento de “feminismos hifenizados”, nomeadamente, africanos. Percurso marcado também por omissões, por assimetrias de poder e pela necessidade de questionar qual o tipo de transmissão entre momentos históricos diversos.