Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Agressividade e violência verbais nas mensagens das redes sociais: análise de interações discursivas no Facebook: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2018Publication . Naime, Andreia Gonçalves Gomes; Seara, IsabelAs redes sociais exerceram papel relevante nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, principalmente pela redução orçamentária de verbas que anteriormente sustentavam as campanhas eleitorais com uso de mídias pagas. Considerando este panorama, os candidatos fizeram largo uso das mídias gratuitas ou de baixo custo e o Facebook configurou como a rede social de maior uso e amplitude, devido sua popularidade no país. Neste sentido, consideramos pertinente a análise crítica deste momento histórico para as eleições do Brasil, onde o Facebook representou um espaço apropriado para as contendas e discussões, superando os debates presenciais e as manifestações discursivas públicas outrora utilizadas por candidatos às eleições A escolha da rede social Facebook se justifica devido sua abrangência e popularidade no Brasil; vale ressaltar a relevância desta rede mundial como disseminadora de notícias, formadora de comunidades e influenciadora de opiniões, tornando-a um espaço movimentado e rico para coleta de mensagens e uso do discurso. A presente dissertação tem, como objetivo, analisar os atos de fala presentes em mensagens postadas na internet, na rede social Facebook brasileira, no período da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2018. Para isso, a metodologia aplicada ocorreu em duas etapas: a) coletamos mensagens postadas no Facebook, relacionadas aos dois principais candidatos que ocuparam posição de liderança em pesquisas e que se tornaram os favoritos na campanha eleitoral, pesquisando no buscador do Facebook perfis relacionados aos candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, ou que trouxessem menções às eleições presidenciais brasileiras de 2018 e as quantificamos por tipo. b) analisamos as mensagens do ponto de vista discursivo e as estratégias aplicadas, identificando os atos de fala que apresentavam descortesia e marcas de agressividade, arrogância, prepotência, violência verbal, superioridade, manipulação e desqualificação do adversário em sua formação. Pretendemos, com o trabalho, apresentar, através da análise do discurso, um retrato da situação social e política, onde os atos de fala exerceram um grande papel nas mídias sociais, influenciando a definição do futuro político do país e no cotidiano e comportamento das pessoas.
- Educação inclusiva dos alunos surdos: NTICs como suporte para o ensino da língua portuguesa na escola regularPublication . Carvalho, Joaquina Rodrigues Teixeira de; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara; Godoi, EliamarEste trabalho de pesquisa traz como temática geral a importância das tecnologias digitais para uma educação inclusiva dos alunos surdos, apostando na autonomia destes alunos no processo de ensino e aprendizagem. O aluno surdo entra em contato com a escrita da língua portuguesa ao ser alfabetizado, na maioria das vezes, com os mesmos critérios e materiais que os alunos ouvintes. Estudos sobre os processos que abrangem o ensino da língua portuguesa como uma segunda língua são uma contribuição para implementar ou otimizar materiais didáticos especializados no ensino de leitura como uma das habilidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos. Questões como gramática, literatura e produções textuais são relevantes quando pensamos em trabalhar com os alunos surdos, um público-alvo diferente dos ouvintes. Considerando as desigualdades de comunicação existentes entre ambas as culturas, ouvinte e surda, a complexidade e a heterogeneidade de estilos, como também os ritmos de aprendizagem dos alunos, buscamos, na literacia digital e no uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, uma forma inclusiva de ensinar. Portanto, a aplicação de planos de aula e entrevistas nos permitiu evidenciar as características e funções da tecnologia como ferramentas essenciais para a promoção de uma pedagogia inclusiva do aluno surdo. Objetivando contribuir para o fortalecimento da qualidade do ensino e aprendizagem da língua portuguesa para o aluno surdo, em especial, ao que se refere no desenvolvimento da leitura, o presente estudo vem se somar às pesquisas desenvolvidas na área da Educação de Surdos.
- Projeto “Tu cá, tu lá”: contributos do tandem virtual para a aprendizagem de uma língua estrangeiraPublication . Santos, Flávia Alexandra Rosa; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraEsta dissertação tem como foco a análise do projeto de tandem virtual “Tu cá, tu lá”. O projeto surge da necessidade que senti, enquanto docente de Português Língua Estrangeira, de proporcionar aos estudantes oportunidades de comunicação autêntica na língua alvo e desenvolveu-se com estudantes de duas instituições de ensino superior, nomeadamente o Ghana Institute of Languages, no Gana e a Universidade Pedagógica, em Moçambique. Ao longo deste trabalho descrevemos a conceptualização e implementação do projeto e fazemos a sua análise, com o objetivo de perceber de que forma este tipo de projeto pode contribuir para a aprendizagem de uma língua estrangeira. A pesquisa foi alicerçada teoricamente pelos dois conceitos centrais do projeto: a metodologia tandem e o m-learning. A metodologia tandem implica a interação direta entre pares, nos quais cada membro é nativo/fluente na língua que o outro quer aprender, com o objetivo de se apoiarem mutuamente na aprendizagem da língua-alvo de cada um. O m-learning, ou seja, a aprendizagem através da utilização de tecnologias móveis, foi adotado especialmente devido aos condicionalismos tecnológicos dos contextos do projeto, elegendo-se assim para meio de comunicação entre os pares a plataforma WhatsApp. A análise e discussão dos resultados do projeto foi realizada com dados provenientes de questionários respondidos pelos participantes bem como registos de conversas no WhatsApp e observações realizadas ao longo do projeto. A nossa pesquisa permitiu-nos concluir que o projeto teve sucesso e de forma geral houve bons níveis de envolvimento e participação por parte dos estudantes, apesar dos desafios enfrentados. Consideramos que foram razoavelmente cumpridos os objetivos específicos de aprendizagem a que o projeto se propôs, nomeadamente o desenvolvimento das competências linguísticas, das competências comunicativas interculturais e das competências de autonomia na aprendizagem. No entanto, em nenhuma destas áreas o projeto esgotou todos os seus potenciais de aprendizagem e, por isso, propomos alguns caminhos a seguir para que futuras edições do projeto, ou projetos semelhantes, possam levar ainda mais além o processo de aprendizagem de cada participante.