Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação inclusiva dos alunos surdos: NTICs como suporte para o ensino da língua portuguesa na escola regularPublication . Carvalho, Joaquina Rodrigues Teixeira de; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara; Godoi, EliamarEste trabalho de pesquisa traz como temática geral a importância das tecnologias digitais para uma educação inclusiva dos alunos surdos, apostando na autonomia destes alunos no processo de ensino e aprendizagem. O aluno surdo entra em contato com a escrita da língua portuguesa ao ser alfabetizado, na maioria das vezes, com os mesmos critérios e materiais que os alunos ouvintes. Estudos sobre os processos que abrangem o ensino da língua portuguesa como uma segunda língua são uma contribuição para implementar ou otimizar materiais didáticos especializados no ensino de leitura como uma das habilidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos. Questões como gramática, literatura e produções textuais são relevantes quando pensamos em trabalhar com os alunos surdos, um público-alvo diferente dos ouvintes. Considerando as desigualdades de comunicação existentes entre ambas as culturas, ouvinte e surda, a complexidade e a heterogeneidade de estilos, como também os ritmos de aprendizagem dos alunos, buscamos, na literacia digital e no uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, uma forma inclusiva de ensinar. Portanto, a aplicação de planos de aula e entrevistas nos permitiu evidenciar as características e funções da tecnologia como ferramentas essenciais para a promoção de uma pedagogia inclusiva do aluno surdo. Objetivando contribuir para o fortalecimento da qualidade do ensino e aprendizagem da língua portuguesa para o aluno surdo, em especial, ao que se refere no desenvolvimento da leitura, o presente estudo vem se somar às pesquisas desenvolvidas na área da Educação de Surdos.
- Paródias do sebastianismo e do dom-juanismo em O conquistador de Almeida Faria e em Moçalambique de Manuel da Silva RamosPublication . Cocchi, Riccardo; Gonçalves, Luís Carlos PimentaNesta dissertação são comparados os romances O conquistador (1990) de Almeida Faria e Moçalambique (2017) de Manuel da Silva Ramos. Essa análise comparatista foi estruturada não só à luz do caráter paródico que carateriza essas obras de ficção, mas também na confluência em simultâneo de elementos seja do sebastianismo, seja do dom-juanismo nos seus protagonistas. Foi, inclusive, elaborada uma interpretação crítica dessas mesmas personagens enquanto portavozes da identidade portuguesa, tendo como base para esse fim alguns dos estudos realizados nesse âmbito por Eduardo Lourenço.