Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
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- A figura feminina em algumas narrativas de Albertino Bragança, Filinto de Barros e Orlanda Amarílis: contributo para uma abordagem comparatistaPublication . Santos, Sandra Isabel Dias dos; Padeira, Ana Rita SoveralA presente dissertação privilegia a perspetiva comparada no confronto de determinados textos narrativos provenientes de Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, identificando afinidades e diferenças, tanto na forma, como no conteúdo, nomeadamente, no que às temáticas da memória e da identidade diz respeito, e também ao tema da mulher ou da figura feminina no âmbito do estudo da personagem enquanto categoria fundamental da narrativa. Na leitura comparativa dos textos convocados, o ponto de partida da presente dissertação foi o estudo aprofundado das fontes primárias, isto é, dos autores que nos propusemos estudar - Albertino Bragança, de São Tomé e Príncipe, Orlanda Amarílis de Cabo Verde e Filinto de Barros, da Guiné Bissau, logo seguido das fontes secundárias e teóricas de que a bibliografia no final do trabalho procura dar conta. A abordagem comparatista centrou-se em torno da figura feminina, relacionandoa com o passado colonial que a configura, e por isso também com as questões da identidade e da memória, da história e/ou da tradição, tópicos temáticos que constroem um determinado imaginário, como por exemplo sucede nos contos “Rosa do Riboque” e “Reencontro”, em Rosa do Riboque e outros contos, e no romance Aurélia de Vento, ambos do escritor pioneiro da ficção são-tomense, Albertino Bragança, ou nos contos “A Casa dos Mastros” e “Maira da Luz”, incluídos, respetivamente, na antologia A Casa dos Mastros e “Desencanto” e “Cais do Sodré”, em Cais do Sodré té Salamansa, da autora sobejamente conhecida na temática da literatura feminina, Orlanda Amarílis, e, por fim, de Filinto de Barros, o romance intitulado Kikia Matcho, O Desalento do Combatente. No primeiro capítulo, procurou-se fazer um enquadramento teórico do comparatismo, pois consideramos que a perspetiva comparada na análise de textos literários amplia e reconfigura a reflexão sobre a problemática da identidade nacional, cultural e literária, possibilitando ao investigador ou estudioso destas matérias reconhecer que está perante diferentes «lugares» literários, com características próprias, ainda que partilhem uma história em comum reforçada pelo uso da língua portuguesa através da qual estes povos oficialmente se exprimem e concomitantemente se irmanam. No segundo capítulo apresenta-se uma visão sucinta de enquadramento de época e das tendências literárias dos escritores convocados, bem assim como a análise das obras escolhidas na perspetiva dos temas e dos motivos representados: o quotidiano, o exílio e a diáspora, a desilusão, o esquecimento e a solidão, que por sua vez delimitam e configuram a reflexão sobre a personagem. No terceiro capítulo trata-se da contextualização ou enquadramento das questões da identidade, da história e da memória, estabelecendo uma ponte com a literatura, tendo em conta que os textos selecionados abordam estas problemáticas que são fulcrais e determinantes no âmbito das suprarreferidas narrativas. O quarto e último capítulo consiste na análise das narrativas selecionadas, confrontando-as entre si, com particular destaque para a forma como a figura feminina é abordada, qual é a relação que mantém com a tradição e com o passado colonial, refletindo-se sobre o papel da memória e da história na construção da identidade. Procurase simultaneamente apresentar uma leitura pessoal que interpreta as narrativas selecionadas, destacando a sua intencionalidade mimética na forma como se ligam ao real, recorrendo à descrição e a cenas que mostram a vivência do quotidiano. Apresentam-se por fim algumas conclusões, que reforçam a ideia de que as personagens das narrativas estudadas são recriadas no âmbito da ficção, porém, reproduzem reações e comportamentos sociais modelados pelo quotidiano. São personagens influenciadas pelo mundo em que vivem, uma sociedade dominada por homens. A diáspora e a situação de exílio são dimensões que interferem, igualmente, com a sua identidade.
- Um Nobel esquecido na gaveta: o "modo de ser" de Saramago em ClaraboiaPublication . Soares, Ana Paula de Jesus; Coelho, Paula MendesClaraboia, a primeira obra póstuma de José Saramago, foi finalizada em 1953 e publicada em outubro de 2011. O autor, em vida, afirmou que tal romance, depois de ter sido “esquecido” por uma editora, não seria publicado enquanto ele fosse vivo, embora já contivesse coisas do seu “modo de ser”. A decisão ficaria, portanto, à consideração dos seus herdeiros. Foi o mistério envolto na (não) publicação da obra que fez despertar o interesse pela sua leitura, desencadeando a tentativa de descoberta do “modo de ser” de Saramago, objetivo primordial deste trabalho. Assim, este estudo tem como objetivo verificar características deste romance que o aproximam ou distanciam da restante obra do Nobel da Literatura. A partir da sua leitura, como se de uma visita a um prédio se tratasse, analisa-se cada um dos aspetos que se consideraram mais pertinentes. Tendo como ponto de partida o contexto político e social em que surgiu a obra, prossegue-se com uma análise mais detalhada, tendo por referência as diferentes categorias da narrativa. O foco do estudo centra-se, sobretudo, nas temáticas, nomeadamente a censura, a clausura, a mulher e a condição humana, estabelecendo paralelismos com outras obras do autor, mormente O Ano da Morte de Ricardo Reis e O Memorial do Convento. Perceber o lugar que este romance ocupa na obra de Saramago é também um dos objetivos desta dissertação, uma vez que parecia existir um hiato entre Terra do Pecado (1947), a primeira obra do autor, e as que se lhe seguiram, publicadas duas décadas depois.
- A representação da mulher em Valter Hugo Mãe: análise literáriaPublication . Simões, Leonardo Emanuel Pinto Almeida; Alpalhão, Margarida SantosValter Hugo Mãe é um escritor português conhecido por uma obra substancial, a qual contém interessantes dinâmicas de género, sendo que uma parte considerável dos seus romances parece enfatizar particularmente a feminilidade das coisas e das pessoas. A sua escolha relativamente ao apelido artístico que assume constitui uma aceitação deliberada da sua própria dimensão feminina. Partindo desta ideia, este estudo tem como objetivo explorar a representação da mulher e da feminilidade na obra de Mãe, com foco em dois romances centrais – o remorso de baltazar serapião (2006) e o apocalipse dos trabalhadores (2008). Através de uma análise qualitativa, examinamos personagens femininas e outros elementos literários que transmitem aspetos da feminilidade. Adicionalmente, consideramos a interação entre personagens masculinas e feminilidade, contextualizando estas dinâmicas dentro de realidades culturais amplas. Ainda, a função do narrador como influenciador da nossa perceção das personagens femininas e da feminilidade é igualmente explorada, assim como a linguagem assente em simbolismos vários que Mãe tem vindo a desenvolver na sua obra. Os romances analisados abordam temas de amor e irmandade, mas também violência e destruição, contendo em si dinâmicas complexas que desafiam, por vezes, os papéis e estereótipos tradicionais de género. Em suma, este estudo afirma e defende que a representação das mulheres e da feminilidade em Valter Hugo Mãe é multifacetada e ricamente diversificada, capturando a complexidade das experiências e identidades femininas nas suas narrativas. Os seus retratos oferecem perspetivas profundas sobre a condição humana e a dinâmica social, particularmente no que diz respeito ao género.