Psicologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Psicologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Cinema documentário e representação da migraçãoPublication . Serafim, José Francisco; Ramos, NatáliaO cinema ficcional e documental tem dado relevo à questão das migrações e dos refugiados, um fenómeno que atinge diferentes países e sociedades. O cinema vem contribuir para a divulgação, reflexão e aprofundamento desta questão societal de grande atualidade. Através de dois filmes documentários recentes, analisou-se a questão das migrações e sua representação, em particular a imigração haitiana (Migrantes do Haiti, 2015) e boliviana (100% Boliviano, Mano no Brasil, 2013).
- Desafios da educação a distância em tempos de pandemiaPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteA globalização e a crescente multi/interculturalidade das sociedades, o avanço cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação e o acesso constante a informação e a conteúdos digitais via Internet, associados ao aumento das interações social, intercultural e profissional de pessoas provenientes de culturas diversas, exigem a aquisição de novas competências académicas, profissionais, pedagógicas, tecnológicas, (inter)culturais e sociais. No primeiro triénio de 2020, o mundo foi confrontado com a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas imediatas e originou desafios, mudanças, crises e tensões, com fortes impactos sociais, económicos, culturais, psicológicos e educacionais. Este problema global de saúde pública veio acentuar as já existentes desigualdades sociais, económicas, educativas e de saúde nas atuais sociedades abertas, interdependentes e transnacionais, agravando as condições socioeconómicas, sanitárias, educacionais e os riscos da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, onde se incluem muitos indivíduos e famílias nacionais e migrantes, em situação de precariedade e exclusão social e cultural. Trouxe, sobretudo, grandes desafios à educação e às instituições educativas, colocando em destaque vulnerabilidades e potencialidades da comunidade educativa, das metodologias e práticas educacionais e docentes, da educação a distância, das atitudes dos estudantes e das dificuldades de acesso e domínio dos meios tecnológicos. Colocou igualmente em relevo a necessidade de formação ao nível das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo dos professores, e de repensar novas políticas, metodologias e práxis educativas. O século XXI e, em particular, contextos complexos e adversos de educação, como os que vivemos atualmente, exigem políticas, pedagogias e metodologias abertas, dinâmicas e flexíveis, integrando a diversidade de contextos, de espaços e de culturas; o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, assentes em perspetivas interdisciplinares e novas tecnologias comunicacionais; e a implementação de mudanças metodológicas, conceptuais e tecnológicas. O contexto de pandemia e o seu impacto na educação poderão ser também analisados como uma oportunidade de reflexão, aprendizagem, mudança e evolução, sobretudo do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível do ensino a distância, desenvolvendo modelos pedagógicos integrados e sustentáveis e que melhor se adaptem às realidades e objetivos das instituições educativas e promovam a qualidade, a inovação e a equidade. Poderemos ter um mundo mais rico e uma educação mais inclusiva, global e sustentável se instituições e professores estiverem mais capacitados para o desenvolvimento educacional, individual, grupal, social, (inter)cultural e tecnológico.
- A diversidade cultural na cidade: problemas e desafiosPublication . Ramos, NatáliaNo mundo global contemporâneo as questões da diversidade cultural, da mobilidade das populações e das relações interculturais estão no centro da preocupação dos Estados, das populações e da academia, vindo colocar novas questões e desafios às sociedades, às diferentes organizações e serviços, às políticas do século XXI nos diferentes sectores e à gestão das cidades e aspirações dos seus cidadãos. As políticas públicas e as cidades terão de dar resposta às problemáticas, complexidades e necessidades criadas pelas novas realidades sociais, culturais, sanitárias, educativas, familiares e políticas, resultantes nomeadamente do número crescente de populações migrantes e refugiadas que afluem às cidades e partilham espaços, atividades e o quotidiano. Tanto a globalização, como a mobilidade das populações e a urbanização, aumentaram sem precedentes os contactos entre as culturas e a coabitação entre diferentes grupos étnico-culturais e modos de vida, particularmente nas cidades, colocando grandes desafios à gestão da diversidade cultural, do espaço, das identidades e dos conflitos, bem como às necessidades e promoção da integração, qualidade de vida e bem-estar psicológico e social dos indivíduos e grupos, nacionais e migrantes.
- Ficções do real no documentário Era o Hotel Cambridge (Eliana Caffé, 2016)Publication . Serafim, José; Andrade, Regina; Ramos, NatáliaO texto tem por objetivo analisar o documentário realizado em 2016 pela cineasta brasileira Eliana Caffé, Era o Hotel Cambridge, do ponto de vista sobretudo do real e da ficção, tendo em vista a hibridização de géneros proposta pela cineasta. Caffé na sua longa-metragem mistura atores profissionais e sociais entrelaçando histórias de migrantes e refugiados que se encontram vivendo naquele que outrora foi um hotel de luxo na região do centro da cidade de São Paulo, o Hotel Cambridge. Por razões diversas, encontram-se todos em situação de vulnerabilidade psicossocial e têm neste espaço coletivo, uma das poucas possibilidades de ter uma moradia, bem como alimentação, além de poderem compartilhar histórias e vivências que vão desde a de refugiados da guerra no Congo a sírios que foram obrigados a abandonar o seu país. O filme apresenta igualmente a situação de brasileiros, sobretudo nordestinos, que migram dos seus locais de origem em busca de melhores condições de vida, vendo essa possibilidade na grande cidade. Na sua vertente sociopolítica, apresenta os diversos movimentos e ONGs envolvidas na luta pelo direito à moradia, e o problema do abandono do centro da cidade de São Paulo e a ocupação por pessoas “sem-teto”. São muitos os temas assinalados no filme de Eliana Caffé. Neste texto, são sobretudo abordadas questões vinculadas à representação da pobreza, à vulnerabilidade e sofrimento psicológico destas pessoas, a sua luta por um espaço de moradia e de dignidade, como também a relação e imbricação entre o real e o ficcional.
- A perspetiva dos profissionais de saúde sobre a influência cultural nos cuidados de mães angolanas aos recém-nascidosPublication . Tavares, Elsy; Ramos, NatáliaEstima-se que 56 milhões de crianças com menos de cinco anos venham a morrer entre 2018 e 2030, 80% dessas mortes devendo ocorrer no sul da Ásia e na África subsaariana. Desses 56 milhões de crianças, 28 milhões serão recém-nascidos (UNIGME, 2018). Angola encontra-se na cauda da tabela, a nível da mortalidade infantil mundial (WHO, 2017). Torna-se prioritária a assistência à saúde das mães e das crianças e a formação dos profissionais de saúde, de modo a que as suas intervenções junto daquelas e dos recém-nascidos sejam efetivas e de qualidade, no sentido de melhorar a saúde e reduzir os índices de mortalidade neonatal em Angola. O estudo deu voz aos profissionais de saúde que trabalham diariamente junto das mães e recém-nascidos em Angola e que conhecem o contexto cultural e de saúde da população, bem como as vicissitudes e vulnerabilidades existentes. Teve como objetivo analisar a influência cultural nos cuidados das mães angolanas aos recém-nascidos e as estratégias em saúde na perspetiva de profissionais de saúde angolanos, que exercem funções diretamente com mães e recém-nascidos, no sector público de saúde da cidade de Luanda, através de um estudo descritivo, exploratório e transversal que tem por base uma metodologia de cariz qualitativa. Com este estudo pretendeu-se sensibilizar para o tema, estimular a reflexão sobre cuidados culturalmente competentes e impulsionar estratégias e políticas por parte dos responsáveis políticos e da saúde relativamente à promoção da educação e literacia em saúde e ao desenvolvimento de medidas com vista à formação dos profissionais de saúde no país, bem como à melhoria do acesso à saúde e à qualidade na prestação de cuidados.