Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências da Educação"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Formação aberta e online, redes sociais e inclusão digital : o projeto Reviver na RedePublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroVivemos um novo paradigma social, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia. A nossa participação nestas redes determina o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que traz grandes desafios, mas também oportunidades de aprender e evoluir, para melhor respondermos às nossas necessidades pessoais ou profissionais. Assim, utilizar as redes sociais digitais, como o Fa-cebook, confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura partici-patória online. Neste contexto, é essencial considerar novos caminhos para as aprendiza-gens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades mais imediatas dos indiví-duos, nomeadamente a sua empregabilidade. O projeto REviver na Rede materializa-se numa plataforma online de apoio à utilização do Facebook para promover a socialização, a integração social e a empregabilidade de desem-pregados e reforçar as novas formas de procura ativa de emprego. A sua missão é disponi-bilizar orientações para os desempregados utilizarem o Facebook de forma a construírem uma presença online vantajosa, melhorando a sua empregabilidade. Procurámos enquadrar o projeto, de âmbito educacional e social, numa estratégia de su-peração do desemprego que, muitas vezes, origina um distanciamento dos indivíduos face às suas redes de sociabilidade, podendo assumir contornos de isolamento e exclusão social, o que dificulta a procura ativa de emprego e o grau de empregabilidade. Dos resultados obtidos, destacamos a forte envolvência do público-alvo com o projeto, o facto de muitos terem conseguido um emprego na sequência das interações realizadas, a alteração de algumas práticas na utilização das redes sociais e os muitos testemunhos, so-bre a pertinência dos conteúdos disponibilizados. Concluímos que o Facebook é uma ferramenta válida para a integração, socialização e pro-cura ativa de emprego, ajudando a melhorar a empregabilidade. Mas também constatámos que são necessários novos conteúdos e metodologias educacionais que promovam dife-rentes tipos de aprendizagens ao longo da vida, sobretudo, através dos novos meios de difusão, como são as redes sociais digitais.
- O lugar da interatividade na prática da tutoria a distância no curso Planejamento, Implementação e Gestão da EaD - LANTE na Universidade Federal FluminensePublication . Freire, Ana Luiza Gonçalves; Costa, CelsoO foco desta dissertação é o estudo da interatividade entre Tutores a Distância, Coordenadores de Tutoria e alunos, no ambiente online de aprendizagem do LANTE, no curso Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEAD), da Universidade Federal Fluminense – UFF, Brasil, no ano de 2014. O seu objetivo principal é conhecer, identificar e analisar pontos onde as interações em Fóruns de Orientação e Discussão online podem ser melhor qualificadas. Esses espaços de interação são de extrema relevância, pois vêm carregados de afeto e uma boa leitura concorre para o bom andamento do curso sendo um importante lugar para a construção do conhecimento. Para tal fundamentamo-nos na revisão da literatura baseada nos autores (Lévy, 1999), (Silva, 2002), (Primo, 2007), (Kretz, 1985), (Damásio, 2001), entre outros bem como nos investigadores que se dedicaram ao estudo da docência, em especial da tutoria a distância.