Linguística / Linguistics
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Linguística / Linguistics by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Línguas e Literaturas"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação oral em evento científico online: uma sequência didática para o letramento do discurso oral formalPublication . Silva, Simone Souza Cunha da; Seara, Isabel
- Cultivar a polidez verbal: declinar a gramática da cortesiaPublication . Werneck, Leonor dos Santos; Seara, Isabel; Neves , Herbertt; Pedrosa, Otávia; Guimarães, Lílian Melo; Filho , Ricardo Rios BarretoNesta entrevista com a Professora Doutora Isabel Maria Loureiro de Roboredo Seara, apresentamos alguns temas das suas pesquisas recentes na área de Linguística, especialmente interação e violência verbal. Seu extenso currículo, resumido a seguir, explicita sua estreita relação com pesquisadores brasileiros, latinoamericanos e europeus, demonstrada em inúmeros artigos e livros publicados em diversos países. Suas pesquisas abordam, principalmente, temas associados à Pragmática, à Análise do Discurso, ao ensino de Língua Portuguesa e ao uso de tecnologias na educação. Especialmente em relação ao e-learning, a professora Isabel Seara tem oferecido e coordenado cursos a distância – MOOC (Massive Online Open Course) – disponíveis na plataforma da Universidade Aberta (https://aulaberta.uab.pt), que atendem milhares de alunos de diversos países. O impacto de suas pesquisas pode ser percebido pelas parcerias com várias universidades – dentre as quais destacamos as brasileiras USP, UFRN, UNICAMP, PUC-SP, UFC –, pelas dezenas de orientandos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, pelas publicações em renomados periódicos e em livros que figuram como referência bibliográfica obrigatória em cursos de Letras e, ainda, pelos prêmios que recebeu.
- A expressão de emoções no gênero epistolarPublication . Costa, Renata Ferreira; Seara, Isabel; Ferreira
- O género prova de avaliação: da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didáticoPublication . Mauai, Ângelo Américo; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Gonçalves, Matilde; Jorge, NoémiaA pesquisa contribui para a área da Linguística Aplicada e dos estudos textuais ao colmatar uma lacuna relevante na investigação sobre géneros textuais em contextos didáticos: o género Prova de Avaliação. Ao contrário de outros géneros amplamente analisados, como o artigo científico ou a tese de doutoramento, o género Prova de Avaliação tem sido pouco explorado sob a perspetiva da estrutura textual. A investigação propõe-se, assim, descrever as propriedades estruturais deste género e a propor um modelo que possa ser didaticamente aplicado, sobretudo na formação de futuros professores. Com isso, promove-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre a produção e o uso de provas de avaliação, desejavelmente contribuindo para práticas pedagógicas mais conscientes e eficazes.
- Géneros digitais: propostas didáticas para o ensino em aula de língua portuguesaPublication . Muniz-Lima, Isabel; Seara, Isabel; MARQUESI , Sueli Cristina
- Introduções de dissertações de mestrado de universidades portuguesas: diferenças e semelhanças entre áreas disciplinares distintasPublication . Marques, Miguel Moiteiro; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Gonçalves, Matilde; Jorge, NoémiaO estudo que agora se apresenta insere-se na área da Linguística do Texto e do Discurso. Pretende-se realizar uma análise contrastiva de exemplares do género dissertação de mestrado no que diz respeito a diversos parâmetros, como a língua de comunicação usada, o modelo de estruturação adotado e as propriedades retórico-estruturais das introduções dos textos desse género.
- Minima onomastica: a new academic genrePublication . Seide, Márcia Sipavicius; Silva, Paulo Nunes da; Bini, Renan PauloThe paper focuses on analyzing texts of the academic genre Minima Onomastica, published in the Rivista Italiana di Onomastica (RIOn). This new genre, not yet described within Text and Discourse Linguistics, aims primarily to present insights or findings on a precise topic or object of study in Onomastics. By applying CARS model, grounded in the theoretical framework of Swales (1990, 2004) that was adapted by Bunton (2002), the compositional structure of a corpus consisting of eighteen texts was analyzed; of these, sixteen were written in Italian, one in English, and one in Catalan. Among the examined texts, two steps of the CARS model (introducing the subject and presenting results) emerged prominently by occurring in all analyzed texts. Additionally, the contextualization step was identified in most cases. These findings allow for a systematic description of the main rhetorical-structural properties of the Minima Onomastica genre and confirm its effectiveness in disseminating discoveries, thereby promoting the dissemination and enrichment of knowledge within the field of Onomastics.
- Mínima onomástica: Um novo gênero acadêmicoPublication . Seide, Márcia Sipavicius; Silva, Paulo Nunes da; Bini, Renan PauloO artigo foca-se na análise de textos do gênero acadêmico Mínima Onomástica, publicados na Rivista Italiana di Onomastica (RIOn). Este gênero, que é novo e não foi ainda descrito no âmbito da Linguística do Texto e do Discurso, tem como principal objetivo apresentar reflexões ou resultados sobre um tópico ou objeto de estudo delimitado da Onomástica. Por meio da aplicação do modelo CARS, ancorado na teorização de Swales (1990, 2004) e na adaptação de Bunton (2002), foi analisada a estrutura composicional de um corpus constituído por 18 textos, sendo dezesseis redigidos em italiano, um em inglês e um em catalão. Dos exemplares estudados, dois passos do modelo CARS (a indicação do tema e a apresentação dos resultados) destacaram-se pela prevalência em todos os textos analisados. Além disso, o passo relativo à contextualização foi identificado na maioria dos textos. Os resultados obtidos permitem sistematizar as principais propriedades retórico-estruturais do gênero Mínima Onomástica e confirmam a sua capacidade de divulgar descobertas, contribuindo para a difusão e o avanço do conhecimento no campo da Onomástica.
- Poder, persuasão, exibição: análise de mensagens de influenciadoras na rede social InstagramPublication . Seara, IsabelA rede social Instagram afigura-se, na contemporaneidade, como um espaço de comunicação privilegiado, em que os utilizadores podem partilhar e publicar facilmente as suas fotografias e vídeos. Assistimos, por isso, ao surgimento de influenciadoras, mulheres que ganham visibilidade através de publicações na rede social e que promovem marcas através de imagens e de comentários para os produtos que publicitam. Face ao mercado muito competitivo que é criado a partir da rede social, analisam-se neste estudo publicações da página de Instagram de uma influenciadora portuguesa, a fim de recensear, por um lado, as estratégias linguístico-discursivas de posts que veiculam ethè de carácter, de credibilidade e, por outro, as estratégias ao serviço da construção do poder e da persuasão. A análise permite comprovar o recurso à técnica da glamourização, que visa construir um efeito excessivo em relação ao que se quer publicitar para, desta forma, exercer o poder.