Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais:Sociologia"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Atitudes e crenças relacionadas ao sucesso em diferentes gerações : perspectivas intergeracional e interculturalPublication . Mello, Renata Borja Pereira Ferreira de; Ramos, NatáliaA motivação que deu origem a essa pesquisa teve início no nosso atendimento clínico psicológico, ao constatarmos a existência de uma alta frequência de crenças incapacitantes, relacionadas ao fracasso, sobretudo entre os mais jovens. O presente trabalho tem como finalidade analisar e compreender, as diferenças geracionais dos significados de sucesso, assim como as crenças e comportamentos individuais associados a ele, e suas especificidades num contexto intercultural e intergeracional. Para a realização dessa pesquisa, foi elaborado um questionário online, disponibilizado nas redes sociais, no qual participaram e responderam 291 pessoas (brasileiros e portugueses) sobre questões, relativas ao sucesso. A investigação fundamentou-se, destarte, nas respostas dadas a essas questões. Examinou-se e discutiu-se, então, as crenças pessoais relativas ao significado de bem-sucedido e as prioridades envolvidas na avaliação do termo, assim como as crenças e comportamentos individuais de autoconceito, autovalor, capacidade, otimismo, pessimismo, preocupações, perfeccionismo, hábitos de organização, planeamento e capacidade de distribuição do tempo. Constatou-se, dessa maneira,, a necessidade de uma ressignificação do termo, uma vez que os significados mais recorrentes, no senso comum, ligados ao sucesso económico, não se mostraram compatíveis com os significados outorgados pela maior parte dos participantes da pesquisa que foram frequentemente associados à felicidade, ao bem-estar, à família, à realização, qualidade de vida e ao sentido da vida. Essa ambiguidade do termo sucesso, mais comumente mencionado como sinónimo de riqueza, fama e poder, e, continuamente, associado à excelência, à perfeição e à elevados resultados desportivos, escolares, profissionais, empresariais, tem afetado sobretudo os jovens. A maioria dos respondentes pesquisados conceituou-se como bem-sucedido, demonstrando existir uma flexibilização conceitual do conceito de sucesso. Os grupos mais jovens, além de se compreenderem menos bem-sucedidos, demonstraram um maior antagonismo de significados, o que indicou uma incompatibilidade entre o que eles entendem por ser bem-sucedido e o que realmente valorizam para se julgarem bem-sucedidos. Por outro lado, os mais velhos mostraram-se mais resilientes, menos pessimistas, menos preocupados e menos receosos com o fracasso, o que contribui e exprime saúde física e emocional.
- Casamentos prematuros no contexto dos ritos de iniciação femininos, praticados pela etnia Macua: olhares de finalistas do curso de licenciatura em Serviço SocialPublication . Pinto, Sara Maria Xavier; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, LúcioOs ritos de iniciação praticados em Moçambique pelo grupo etnolinguístico Macua têm como principal objetivo garantir a manutenção da estrutura social, da coesão e da continuidade da comunidade. Marcando a aquisição do estatuto de adultez, independentemente da idade fisiológica da jovem, a iniciação feminina Macua, consolida saberes construtores da identidade de género e de identidades sexuais discriminadas que se traduzem, a nível individual, na preparação de papéis de género para a vida conjugal. Esta prática, considerada por diversos autores como promotora de casamentos prematuros e consequentes casos de gravidez precoce e de abandono escolar, começa a ser percecionada como um problema social na medida em que se entende que violam os direitos humanos e legais da criança e da mulher. É neste contexto que se pensou ser relevante tentar perceber em que medida a formação académica superior em Serviço Social, lecionada pela primeira vez em Moçambique pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde e pela Universidade Eduardo Mondlane, alterou o entendimento que os finalistas destes cursos têm dos ritos de iniciação, que avaliação fazem dos impactos sociais com eles correlacionados, em particular com os decorrentes dos ritos de iniciação femininos praticados pelos Macua, e se entendem tais impactos como um problema social a ter em consideração nas suas futuras vidas profissionais.
- Os retornados de África : estudo de caso sobre a sua integração na MadeiraPublication . Souto, Odete Mendonça Henriques; Sousa, Lúcio; Costa, Paulo ManuelA descolonização portuguesa em África, após o 25 de Abril de 1974, deu origem ao maior êxodo de portugueses de que há memória, e um dos maiores da Europa, no contexto das migrações de retorno pós-coloniais. Estima-se que Portugal tenha recebido, entre os anos de 1974 e 1976, cerca de meio milhão de pessoas provenientes das ex-colónias, comummente designados como retornados. Entre estes, calcula-se que oito mil tenham vindo para a Madeira. Esta dissertação de mestrado é um estudo de caso qualitativo, de cariz exploratório, que tem como principal objetivo analisar os percursos de vida de um grupo de retornados chegados ao território madeirense, através do relato das suas vivências pessoais, procurando compreender como decorreu o seu processo de integração. Recorreu-se a diversas técnicas de pesquisa para a sua elaboração, como a análise documental e o recurso a entrevistas semiestruturadas, efetuadas a quatro informantes qualificados e vinte e três retornados. Foram examinadas a partida, trajeto, acolhimento e a existência de apoios institucionais ou outros, as dificuldades sentidas durante o processo de integração e os contextos e estratégias pessoais adotados para superá-las. Os resultados indicam que a família foi a principal base de acolhimento dos participantes no estudo, ficando inicialmente alojados em casa destes. O apoio institucional foi feito por parte da autarquia de Machico e do Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais (IARN). Este processo desenrolou-se de forma natural, com esse apoio familiar e a sua própria resiliência. As principais dificuldades de integração foram sobretudo a nível económico e cultural, superadas através do regresso à vida ativa: trabalho e estudos. É possível concluir que, apesar do drama vivido e das grandes dificuldades experienciadas, a integração dos retornados entrevistados decorreu sem perturbação social, considerando os mesmos que estão plenamente integrados na sociedade madeirense.