Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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- Agressividade e violência verbais nas mensagens das redes sociais: análise de interações discursivas no Facebook: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2018Publication . Naime, Andreia Gonçalves Gomes; Seara, IsabelAs redes sociais exerceram papel relevante nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, principalmente pela redução orçamentária de verbas que anteriormente sustentavam as campanhas eleitorais com uso de mídias pagas. Considerando este panorama, os candidatos fizeram largo uso das mídias gratuitas ou de baixo custo e o Facebook configurou como a rede social de maior uso e amplitude, devido sua popularidade no país. Neste sentido, consideramos pertinente a análise crítica deste momento histórico para as eleições do Brasil, onde o Facebook representou um espaço apropriado para as contendas e discussões, superando os debates presenciais e as manifestações discursivas públicas outrora utilizadas por candidatos às eleições A escolha da rede social Facebook se justifica devido sua abrangência e popularidade no Brasil; vale ressaltar a relevância desta rede mundial como disseminadora de notícias, formadora de comunidades e influenciadora de opiniões, tornando-a um espaço movimentado e rico para coleta de mensagens e uso do discurso. A presente dissertação tem, como objetivo, analisar os atos de fala presentes em mensagens postadas na internet, na rede social Facebook brasileira, no período da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2018. Para isso, a metodologia aplicada ocorreu em duas etapas: a) coletamos mensagens postadas no Facebook, relacionadas aos dois principais candidatos que ocuparam posição de liderança em pesquisas e que se tornaram os favoritos na campanha eleitoral, pesquisando no buscador do Facebook perfis relacionados aos candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, ou que trouxessem menções às eleições presidenciais brasileiras de 2018 e as quantificamos por tipo. b) analisamos as mensagens do ponto de vista discursivo e as estratégias aplicadas, identificando os atos de fala que apresentavam descortesia e marcas de agressividade, arrogância, prepotência, violência verbal, superioridade, manipulação e desqualificação do adversário em sua formação. Pretendemos, com o trabalho, apresentar, através da análise do discurso, um retrato da situação social e política, onde os atos de fala exerceram um grande papel nas mídias sociais, influenciando a definição do futuro político do país e no cotidiano e comportamento das pessoas.
- A figura feminina em algumas narrativas de Albertino Bragança, Filinto de Barros e Orlanda Amarílis: contributo para uma abordagem comparatistaPublication . Santos, Sandra Isabel Dias dos; Padeira, Ana Rita SoveralA presente dissertação privilegia a perspetiva comparada no confronto de determinados textos narrativos provenientes de Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, identificando afinidades e diferenças, tanto na forma, como no conteúdo, nomeadamente, no que às temáticas da memória e da identidade diz respeito, e também ao tema da mulher ou da figura feminina no âmbito do estudo da personagem enquanto categoria fundamental da narrativa. Na leitura comparativa dos textos convocados, o ponto de partida da presente dissertação foi o estudo aprofundado das fontes primárias, isto é, dos autores que nos propusemos estudar - Albertino Bragança, de São Tomé e Príncipe, Orlanda Amarílis de Cabo Verde e Filinto de Barros, da Guiné Bissau, logo seguido das fontes secundárias e teóricas de que a bibliografia no final do trabalho procura dar conta. A abordagem comparatista centrou-se em torno da figura feminina, relacionandoa com o passado colonial que a configura, e por isso também com as questões da identidade e da memória, da história e/ou da tradição, tópicos temáticos que constroem um determinado imaginário, como por exemplo sucede nos contos “Rosa do Riboque” e “Reencontro”, em Rosa do Riboque e outros contos, e no romance Aurélia de Vento, ambos do escritor pioneiro da ficção são-tomense, Albertino Bragança, ou nos contos “A Casa dos Mastros” e “Maira da Luz”, incluídos, respetivamente, na antologia A Casa dos Mastros e “Desencanto” e “Cais do Sodré”, em Cais do Sodré té Salamansa, da autora sobejamente conhecida na temática da literatura feminina, Orlanda Amarílis, e, por fim, de Filinto de Barros, o romance intitulado Kikia Matcho, O Desalento do Combatente. No primeiro capítulo, procurou-se fazer um enquadramento teórico do comparatismo, pois consideramos que a perspetiva comparada na análise de textos literários amplia e reconfigura a reflexão sobre a problemática da identidade nacional, cultural e literária, possibilitando ao investigador ou estudioso destas matérias reconhecer que está perante diferentes «lugares» literários, com características próprias, ainda que partilhem uma história em comum reforçada pelo uso da língua portuguesa através da qual estes povos oficialmente se exprimem e concomitantemente se irmanam. No segundo capítulo apresenta-se uma visão sucinta de enquadramento de época e das tendências literárias dos escritores convocados, bem assim como a análise das obras escolhidas na perspetiva dos temas e dos motivos representados: o quotidiano, o exílio e a diáspora, a desilusão, o esquecimento e a solidão, que por sua vez delimitam e configuram a reflexão sobre a personagem. No terceiro capítulo trata-se da contextualização ou enquadramento das questões da identidade, da história e da memória, estabelecendo uma ponte com a literatura, tendo em conta que os textos selecionados abordam estas problemáticas que são fulcrais e determinantes no âmbito das suprarreferidas narrativas. O quarto e último capítulo consiste na análise das narrativas selecionadas, confrontando-as entre si, com particular destaque para a forma como a figura feminina é abordada, qual é a relação que mantém com a tradição e com o passado colonial, refletindo-se sobre o papel da memória e da história na construção da identidade. Procurase simultaneamente apresentar uma leitura pessoal que interpreta as narrativas selecionadas, destacando a sua intencionalidade mimética na forma como se ligam ao real, recorrendo à descrição e a cenas que mostram a vivência do quotidiano. Apresentam-se por fim algumas conclusões, que reforçam a ideia de que as personagens das narrativas estudadas são recriadas no âmbito da ficção, porém, reproduzem reações e comportamentos sociais modelados pelo quotidiano. São personagens influenciadas pelo mundo em que vivem, uma sociedade dominada por homens. A diáspora e a situação de exílio são dimensões que interferem, igualmente, com a sua identidade.
- O mar na obra de Jorge Barbosa: propostas de leitura a partir de uma abordagem comparatistaPublication . Luz, António Santos da; Coelho, Paula MendesTendo em conta que o comparatismo nos estudos literários é uma ferramenta imprescindível para a compreensão dos textos literários e que o estudo de temas transversais além de proporcionar conhecimento cria a curiosidade de ir sempre mais além na procura de novos conhecimentos através de práticas comparatistas. É objetivo principal do presente trabalho, apresentar uma proposta de leitura analítico-interpretativa da temática do mar presente nas três obras publicadas pelo autor Jorge Barbosa: Arquipélago, Ambiente e Caderno de um Ilhéu. No segundo ponto do trabalho corresponde a uma breve apresentação e contextualização histórico-literário do autor Jorge Barbosa, um dos mais prestigiados poetas da moderna poesia cabo-verdiana. A sua poesia está virada para os problemas de Cabo Verde. No terceiro ponto, através de uma metodologia que assenta na revisão da literatura procurou-se definir conceitos como: leitura literária, comparatismo, temas, motivos e mitos. No quarto ponto procura-se traçar um percurso do mar na literatura cabo-verdiana desde os primórdios até aos escritores contemporâneos. No quinto ponto através de uma metodologia comparatista foi feito uma análise transversal da temática mar nas obras Arquipélago, Ambiente e Caderno de um Ilhéu. Por último foi apresentado algumas estratégias para ler melhor a partir do que se analisou e apresenta algumas propostas de estudos literários no ensino secundário recorrendo à metodologia comparatista.
- Um Nobel esquecido na gaveta: o "modo de ser" de Saramago em ClaraboiaPublication . Soares, Ana Paula de Jesus; Coelho, Paula MendesClaraboia, a primeira obra póstuma de José Saramago, foi finalizada em 1953 e publicada em outubro de 2011. O autor, em vida, afirmou que tal romance, depois de ter sido “esquecido” por uma editora, não seria publicado enquanto ele fosse vivo, embora já contivesse coisas do seu “modo de ser”. A decisão ficaria, portanto, à consideração dos seus herdeiros. Foi o mistério envolto na (não) publicação da obra que fez despertar o interesse pela sua leitura, desencadeando a tentativa de descoberta do “modo de ser” de Saramago, objetivo primordial deste trabalho. Assim, este estudo tem como objetivo verificar características deste romance que o aproximam ou distanciam da restante obra do Nobel da Literatura. A partir da sua leitura, como se de uma visita a um prédio se tratasse, analisa-se cada um dos aspetos que se consideraram mais pertinentes. Tendo como ponto de partida o contexto político e social em que surgiu a obra, prossegue-se com uma análise mais detalhada, tendo por referência as diferentes categorias da narrativa. O foco do estudo centra-se, sobretudo, nas temáticas, nomeadamente a censura, a clausura, a mulher e a condição humana, estabelecendo paralelismos com outras obras do autor, mormente O Ano da Morte de Ricardo Reis e O Memorial do Convento. Perceber o lugar que este romance ocupa na obra de Saramago é também um dos objetivos desta dissertação, uma vez que parecia existir um hiato entre Terra do Pecado (1947), a primeira obra do autor, e as que se lhe seguiram, publicadas duas décadas depois.