Centro de Estudos Globais | Livros / Books
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Browsing Centro de Estudos Globais | Livros / Books by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Externato da Madalena: retratos de uma comunidade educativaPublication . Jorge, Sandro MiguelA presente publicação visa consagrar uma das mais proeminentes instituições do concelho da Madalena do Pico no último quartel do século XX: o Externato da Madalena. O estudo reúne compêndios biográficos da sua fundadora, a professora Cecília Amaral, bem como narrativas de antigos professores, alunos, colaboradores e dirigentes, destacando os diversos percursos de vida que se cruzaram neste estabelecimento de ensino. O Externato da Madalena foi o primeiro a albergar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico durante mais de duas décadas, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento educativo da região. Este trabalho justifica-se como um acervo de historiografia educativa e documental, resgatando memórias e refletindo sobre a influência do Externato da Madalena na formação de sucessivas gerações de madalenenses e picoenses. A sua atuação foi determinante para a promoção do desenvolvimento pessoal, independência e autodeterminação dos alunos, contribuindo significativamente para a transformação educativa, social e cultural desta micro comunidade açoriana rural e ultraperiférica. Este estudo investigativo baseia-se numa abordagem metodológica de natureza mista, combinando análise documental sequencial e entrevistas em profundidade. O seu objetivo principal é relatar a missão e o legado socioeducativo do Externato da Madalena, bem como contextualizar o fomento inicial da educação básica e secundária na região dentro da linha temporal histórica considerada.
- Referencial de qualidade socialmente referenciada para cursos superiores a distânciaPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; et all.; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Daniela da Costa Britto PereiraA Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade e regulamentação. Este estudo, desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, propõe um modelo de qualidade socialmente referenciada, baseado em dimensões e subdimensões que refletem as necessidades e realidades de diferentes contextos educacionais. Por meio de uma revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa, foram identificados os principais elementos que impactam a qualidade da EaD, organizados em três níveis de análise: macro (políticas globais e nacionais), meso (gestão institucional) e micro (processos pedagógicos e didáticos). A pesquisa destaca a importância de considerar a diversidade cultural, socioeconômica e tecnológica na formulação de critérios de qualidade, distanciando-se de abordagens economicistas e promovendo a equidade e a inclusão na educação superior a distância. Os resultados deste marco referencial contribuem para a consolidação de indicadores socialmente referenciados, que podem servir como referência para a avaliação e aprimoramento da EaD em contextos transnacionais. Conclui-se que a qualidade na EaD não deve se limitar a métricas quantitativas, mas sim integrar dimensões qualitativas que reflitam a complexidade dos processos educacionais e seu impacto no desenvolvimento social.