Centro de Estudos Globais | Livros / Books
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Browsing Centro de Estudos Globais | Livros / Books by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Externato da Madalena: retratos de uma comunidade educativaPublication . Jorge, Sandro MiguelA presente publicação visa consagrar uma das mais proeminentes instituições do concelho da Madalena do Pico no último quartel do século XX: o Externato da Madalena. O estudo reúne compêndios biográficos da sua fundadora, a professora Cecília Amaral, bem como narrativas de antigos professores, alunos, colaboradores e dirigentes, destacando os diversos percursos de vida que se cruzaram neste estabelecimento de ensino. O Externato da Madalena foi o primeiro a albergar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico durante mais de duas décadas, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento educativo da região. Este trabalho justifica-se como um acervo de historiografia educativa e documental, resgatando memórias e refletindo sobre a influência do Externato da Madalena na formação de sucessivas gerações de madalenenses e picoenses. A sua atuação foi determinante para a promoção do desenvolvimento pessoal, independência e autodeterminação dos alunos, contribuindo significativamente para a transformação educativa, social e cultural desta micro comunidade açoriana rural e ultraperiférica. Este estudo investigativo baseia-se numa abordagem metodológica de natureza mista, combinando análise documental sequencial e entrevistas em profundidade. O seu objetivo principal é relatar a missão e o legado socioeducativo do Externato da Madalena, bem como contextualizar o fomento inicial da educação básica e secundária na região dentro da linha temporal histórica considerada.
- Novos ecossistemas de aprendizagem nos territórios híbridos da noosferaPublication . Moreira, J. AntónioNum mundo cada vez mais interconectado, marcado pela ubiquidade das tecnologias digitais e pela fluidez dos espaços de aprendizagem, emergem novas formas de pensar a educação. Os ecossistemas de aprendizagem contemporâneos são interativos, híbridos, líquidos e ubíquos, configurando territórios educativos que transcendem os limites físicos da sala de aula e se expandem para a infoesfera, um espaço informacional global onde humanos e não humanos coexistem, interagem e aprendem. Como propõe Luciano Floridi (2014), a infoesfera não é apenas um espaço digital, mas uma nova condição ontológica em que os sujeitos humanos e os sistemas informacionais se tornam coautores da realidade. Estes ambientes são compostos por arquiteturas pedagógicas digitais que integram plataformas, interfaces, algoritmos, agentes conversacionais e redes sociais, constituindo ecossistemas complexos e dinâmicos que exigem novas formas de habitar, ensinar e aprender. Neste contexto, os professores e estudantes tornam-se habitantes da infoesfera, sujeitos que interagem com múltiplos agentes, humanos e não humanos, e que constroem conhecimento em rede, através de práticas colaborativas, dialógicas e multimodais. A aprendizagem deixa de ser um processo linear e centrado no professor para se tornar uma experiência distribuída, rizomática e relacional, sendo que os ambientes educativos, tornam-se redes de mediação onde cada elemento, humano ou não humano, participa na produção do conhecimento. Habitar estes ambientes implica compreender as lógicas informacionais que os estruturam, reconhecer os fluxos comunicacionais que os atravessam e desenvolver competências que permitam uma atuação significativa, crítica e transformadora. É neste cenário que se inscreve a educomunicação, entendida como prática pedagógica que articula comunicação e educação nos territórios híbridos da noosfera. Esta noosfera, enquanto esfera do pensamento humano mediada por tecnologias, torna-se um espaço privilegiado para a construção de comunidades de aprendizagem, para o exercício da cidadania digital e para a promoção de pedagogias da presença e dialógicas que ganham novo sentido na era híbrida, ao valorizarem a interação e a construção colaborativa do conhecimento em ambientes mediados por interfaces e algoritmos. Neste texto, e a partir da análise dos ecossistemas de aprendizagem híbridos e das práticas pedagógicas emergentes na noosfera, refletimos sobre os desafios e as possibilidades da educação contemporânea, propondo uma visão integrada, crítica, situada e ecológica das competências necessárias para ensinar e aprender nesta era marcadamente híbrida.
- Referencial de qualidade socialmente referenciada para cursos superiores a distânciaPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; et all.; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Daniela da Costa Britto PereiraA Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade e regulamentação. Este estudo, desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, propõe um modelo de qualidade socialmente referenciada, baseado em dimensões e subdimensões que refletem as necessidades e realidades de diferentes contextos educacionais. Por meio de uma revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa, foram identificados os principais elementos que impactam a qualidade da EaD, organizados em três níveis de análise: macro (políticas globais e nacionais), meso (gestão institucional) e micro (processos pedagógicos e didáticos). A pesquisa destaca a importância de considerar a diversidade cultural, socioeconômica e tecnológica na formulação de critérios de qualidade, distanciando-se de abordagens economicistas e promovendo a equidade e a inclusão na educação superior a distância. Os resultados deste marco referencial contribuem para a consolidação de indicadores socialmente referenciados, que podem servir como referência para a avaliação e aprimoramento da EaD em contextos transnacionais. Conclui-se que a qualidade na EaD não deve se limitar a métricas quantitativas, mas sim integrar dimensões qualitativas que reflitam a complexidade dos processos educacionais e seu impacto no desenvolvimento social.
