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- De "garoto inofensivo" a Basileus Alexandros: sobre as etapas de construção do Império de AlexandrePublication . Sales, José das CandeiasQuando Alexandre subiu ao trono da Macedónia, Demóstenes chamou-lhe «garoto inofensivo». O que é facto é que o jovem rei, em pouco mais de um ano, unificou a Grécia, foi designado hegemon (chefe supremo das forças gregas), iniciou as hostilidades directas com os Persas e, em pouco mais de dois anos (334 a 332 a.C.), realizou uma série de imparáveis conquistas do Mar Negro até ao Vale do Nilo, retirando inúmeras cidades e regiões do domínio aqueménida. Mais tarde, com a tomada das capitais reais Babilónia, Susa, Persépolis e Pasárgada e consequente recolha das suas inúmeras riquezas financeiro-monetárias, Alexandre tornou-se senhor de um vasto império. Com a morte de Dario III Codomano, proclama-se herdeiro do império aqueménida, realizando, assim, o evento político mais importante da história do Próximo Oriente da sua época. Alexandre foi, de facto, o primeiro grande conquistador a unir a Grécia, o Egipto, a Ásia Menor e a Ásia, dominando um império que se estendia do Adriático ao Indo, do Danúbio às cataratas do Nilo, criando um poderoso sincretismo étnico entre os Macedónios e as populações conquistadas (especialmente com os Persas Aqueménidas) e assegurando a expansão das ideias, cultura e mentalidade dos Gregos.
- Maria Lamas e as mulheres do meu país ou a deslocalização de uma inteletualPublication . Joaquim, TeresaO texto contextualiza a publicação da obra Mulheres do Meu Pais de Maria Lamas publicado em 1946 no contexto da História da Antropologia em Portugal e das omissões na elaboração da mesma
- Liquefied Natural Gas as an alternative fuel: a regional-level social cost-benefit appraisalPublication . Moreira, Paulo Jorge Pires; Caetano, Fernando J. P.The impact from traditional marine fuels has the potential of causing health and non-health damages and contributes to climate change. Here, the introduction of Liquefied Natural Gas (LNG) as an energy end-use fuel for marine purposes is analysed. The aim of this study is to verify LNG’s policy implementation feasibility as a step-change for a low carbon perspective for shipping by means of developing a social cost-benefit analysis on a regional basis. Emissions from the Portuguese merchant fleet, weighted by their contribution to the National Inventory, were used to quantify and monetise climate, health and non-health externalities compared with benefits from LNG as a substitute fuel. Benefits from the policy implementation are those related to the reduction of external environmental, health and non-health impacts. Costs are those that nationals are willing to pay for. In this sense, to estimate the value of the atmospheric air - a non-market commodity - people were asked about the price they hypothetically are willing to pay by responding to a specific questionnaire. The present study, based on a social cost-benefit analysis, indicates that benefits are almost 8 times superior to the costs and is consistent with real world efficiency gains. Although it addresses Portuguese particularities, this methodology should be applied elsewhere.
- Escola Oficial Zheng Guanying : estudo de caso de um projeto intercultural trilingue em MacauPublication . Dias, Ana Paula Paiva; Moreira, Darlinda; Sequeira, Rosa MariaO principal objetivo deste estudo foi analisar as caraterísticas da competência intercultural junto de um conjunto de professores do ensino infantil e primário e de elementos da direção de uma escola oficial de Macau, cujos alunos estão envolvidos num programa piloto de aprendizagem de três línguas estrangeiras (sendo uma delas língua veicular de ensino): mandarim (pǔtōnghuà), português e inglês. É de destacar que existe pouca pesquisa centrada nos ensinos infantil e primário nesta área e que muitas das generalizações sobre o tema assentam em estudos conduzidos junto de jovens adultos ou adultos. Este objetivo foi investigado de duas maneiras: primeiro, revendo modelos e conceitos existentes a fim de caraterizar o papel das línguas estrangeiras neste processo e ilustrar o que se entende por ensino e aprendizagem intercultural. Os resultados desta secção indicam que professores e educadores carecem de formação intercultural formal, já que a competência intercultural é um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos desenvolvido gradualmente e nunca acabado. Por outro lado, em ambientes multiculturais como Macau, cuja organização geral integra a multiculturalidade a que a composição étnico-linguística da população obriga, é particularmente relevante que a escola promova efetivamente o plurilinguismo e a interculturalidade. É ainda problematizado o uso de modelos etnocentrados junto de alunos provenientes de culturas de herança confucionista e de língua materna chinesa e sugerida a relevância de abordagens contextualizadas. Na parte empírica deste estudo, o objetivo foi investigar as perceções dos participantes sobre língua, cultura e interculturalidade e sobre as práticas suscetíveis de facilitar o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos. Usando uma abordagem baseada no estudo de caso descritivo, a investigação incorpora dados qualitativos sob a forma de entrevistas, observações em sala de aula e análise documental. Os dados foram coligidos na Escola Oficial Zheng Guanying, em Macau, ao longo de três anos letivos e envolveram dois diretores e uma subdiretora, seis professores e dezoito observações de aulas. Na análise qualitativa de conteúdo obtiveram-se indicadores sobre o papel do professor enquanto modelo de interculturalidade para os seus alunos, pela análise da forma como concebe e implementa tarefas pedagógicas e facilita a comunicação linguística e cultural com estes. Este estudo fornece igualmente indicadores sobre o papel do ensino trilingue e sobre o contributo da língua e da cultura da(s) língua(s) estrangeira(s) no desenvolvimento da competência intercultural da comunidade escolar. Tendo presente que as escolas são instituições fulcrais na definição de identidades nacionais e culturais, este trabalho de investigação procura fornecer pistas sobre o modelo de ensino da Escola Oficial Zheng Guanying relevantes para a pesquisa em ensino intercultural de línguas e a pedagogia associada, assim como, a partir da análise de uma situação real, fomentar a discussão sobre o ensino de LE, servindo de referencial para a tomada decisões convenientes em relação ao novo modelo representado por esta escola no contexto multicultural e multilinguístico de Macau.
- Trabalho infantil em Moçambique e sustentabilidade social : perceção das crianças envolvidas no garimpo na Província de ManicaPublication . Manhice, Antonieta; Amador, Filomena; Carmo, HermanoMoçambique é uma parcela do planeta com uma população agora estimada em 26 milhões de habitantes, de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 52% dos quais constituem população infantil (UNICEF, 2014). Este dado representa desafios para a capacidade do Estado para satisfazer a demanda pelos cuidados de saúde, educação, emprego. Trabalho Infantil em Moçambique e Sustentabilidade Social: Perceção das crianças envolvidas no garimpo na Província de Manica é o título de uma tese, um estudo de caso que, a partir de uma metodologia fenomenológica pretende apresentar um quadro aproximado de um fenómeno pouco conhecido e, ao mesmo tempo, denunciar uma prática cuja vivência potencia efeitos a médio prazo que condicionam o bem-estar da criança. O estudo centra-se na observação do contexto da exploração do trabalho infantil, nomeadamente em atividades de garimpo, analisando também a forma diferenciada como as diferentes culturas olham para a criança, a evolução histórica desses mesmos olhares até à emergência em épocas mais recentes dos direitos da criança. Passamos em revista a perspetiva histórica do trabalho infantil até desembocar na criação da Organização Internacional do Trabalho. Contextualizamos o trabalho infantil em Moçambique e ainda descrevemos a atividade do garimpo no âmbito do fenómeno. A análise procura compreender a perceção que as crianças têm da sua participação no garimpo nos âmbitos social, económico e ambiental. Os resultados do estudo apresentam um quadro estrutural do fenómeno que evidencia uma experiência mais negativa do que positiva. A experiência não denota uma satisfação sustentável das necessidades sociais, económicas e educativas das crianças. A experiência das crianças decorre num contexto social onde o tema é tratado de forma marginal, numa sociedade que não tem a magnitude do fenómeno, por isso numa sociedade pouco informada sobre a problemática, num país onde os níveis de pobreza atingem 60% da população, onde há muita legislação aprovada mas a Lei do Trabalho é omissa quanto ao prevenir o fenómeno. Uma questão fica no ar: estará o país a construir o ideal de Desenvolvimento Sustentável?
- Emissão Nº 133Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiComemorações dos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal: Entrevista ao historiador Luís Farinha, comissário da exposição “Morte à Morte! 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal, 1867-2017”, no átrio principal do Palácio de São Bento, Lisboa; Depoimento de Pedro Bacelar Vasconcelos, Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Fugas: Victor Hugo. O ponto de vista do escritor francês Victor Hugo sobre a abolição da pena de morte em Portugal, em 1867, pelo professor Luís Carlos Pimenta Gonçalves, da Universidade Aberta. Notícias: 8ª edição da “World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership”, no Museu das Comunicações, em Lisboa ( 26 a 28 de outubro), coorganizada pelo Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), da Universidade Aberta (UAb); Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian (27 e 28 de outubro de 2017), Lisboa. Evento organizado pelo Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta. A sessão de abertura contou com a presença da professora Maria Beatriz Rocha-Trindade, de Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações e de Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros; Momentos Singulares IV: “Quando o saber não é suficiente”, dia 13 de outubro no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras. Organização conjunta da Universidade Aberta (UAb) e da empresa RHmais, contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo; Exposição “Máscaras do Oriente”, patente no átrio da Universidade Aberta, Palácio Ceia, Lisboa: reportagem da cerimónia de inauguração (30 de outubro de 2017), que incluiu uma demonstração da dança nipónica, pela coreógrafa e bailarina Maria Reis Lima.
- Projetos educacionais na Wikipédia: do ensino básico ao ensino superior: exemplos de integração curricular em PortugalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA Wikipédia constitui um inegável contributo para a democratização do acesso à informação. Além disso, e se considerarmos a população estudantil, constata-se que é uma das principais fontes de pesquisa, nomeadamente para a realização de tarefas curriculares. Neste contexto, os projetos educacionais na Wikipédia, do ensino básico ou fundamental ao ensino superior, contêm um enorme potencial e revestem-se de uma grande pertinência. Assim, nesta palestra apresentaremos dois exemplos de integração curricular da Wikipédia em Portugal: uma proposta de formação de professores, que decorreu numa escola EB 2/3 do Ensino Básico Português, no distrito de Lisboa, e envolveu duas professoras e duas turmas (6.º e 8.º anos); e, a primeira parceria entre a Wikimedia Foundation e uma Universidade Portuguesa, concretamente a Universidade Aberta (Portugal), no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade. A partir destes exemplos reconhecemos que importa, por um lado, apostar na formação de professores, e com eles explorar as potencialidades da Wikipédia; e, por outro, fomentar a integração curricular da Wikipédia, através do Wikipedia Education Program ou do Wikipedia in University Program. Em suma, podemos concluir que a Wikipédia, um recurso educacional aberto (REA) por excelência, pode e deve ser integrado curricularmente no ensino básico ou fundamental e no ensino superior.
- Do algoritmo ao artefacto em média-arte digitalPublication . Marcos, AdéritoFaz-se a correlação dos primórdios da computação e da respetiva base algorítmica e de modelação matemática com a expressão artística contemporânea em média-arte digital.
- Wikipédia e ensino superior: ADN (in)compatíveis?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaO Projeto Wikipédia apresenta-se como uma enciclopédia disponibilizada online, em diversas línguas. É construída com o contributo de uma comunidade de voluntários em todo o mundo, através de uma tecnologia wiki que suporta o trabalho colaborativo. Segundo Broughton (2008), a Wikipédia pode ser definida “as a project to produce a free content encyclopedia to which anyone can contribute”. O mesmo autor acrescenta que a “Wikipedia has become the first place millions of people go to get a quick factor to launch extensive research”. Mas afinal que potencialidades nos oferece a Wikipédia? E será que Wikipédia e Ensino Superior têm ADN (in)compatíveis? Neste workshop pretende-se promover uma reflexão acerca destas questões, com os seguintes objetivos: Identificar conceções e práticas de professores e estudantes sobre a Wikipédia; Dar a conhecer conceções e práticas de estudantes e professores sobre a Wikipédia; Problematizar a articulação entre Wikipédia e Ensino Superior; Perspetivar a Wikipédia no campo educativo e académico; Propor atividades com a Wikipédia enquanto Recurso Educacional Aberto; Contribuir para o Programa Wikipédia na Educação. Por se acreditar que existe no projeto Wikipédia um contributo inegável para a democratização do acesso à informação (cf. Lyut, 2012), espera-se que este workshop possa ser também um momento de trabalho colaborativo, essencial no âmbito da construção da inteligência coletiva, da cibercultura digital e da cultura participatória.
- Digital cultural heritage: from OAIS until the personalised augmented experiences: perspectivesPublication . Marcos, AdéritoAborda-se a Herança Cultural e as problemáticas históricas e atuais relacionadas com os processos de registo e salvaguarda através dos meios digitais, incluindo a estandardização de formatos, a salvaguarda e manutenção e os sistemas de apoio à visita e fruição, apresentando exemplos de projetos concretos nacionais e europeus, passados e atuais nestas áreas, abrindo espaço para a análise e discussão dos desafios atuais e perspetivas de desenvolvimento futuro. Cultural heritage and historical and current issues related to registration and safeguarding processes through digital means, including format standardization, archiving, maintenance, and support systems for visiting and enjoyment, are presented, with examples of concrete projects national and European, past and current in these areas, opening space for the analysis and discussion of the current challenges and perspectives of future development.
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