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- Emissão Nº 133Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiComemorações dos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal: Entrevista ao historiador Luís Farinha, comissário da exposição “Morte à Morte! 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal, 1867-2017”, no átrio principal do Palácio de São Bento, Lisboa; Depoimento de Pedro Bacelar Vasconcelos, Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Fugas: Victor Hugo. O ponto de vista do escritor francês Victor Hugo sobre a abolição da pena de morte em Portugal, em 1867, pelo professor Luís Carlos Pimenta Gonçalves, da Universidade Aberta. Notícias: 8ª edição da “World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership”, no Museu das Comunicações, em Lisboa ( 26 a 28 de outubro), coorganizada pelo Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), da Universidade Aberta (UAb); Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian (27 e 28 de outubro de 2017), Lisboa. Evento organizado pelo Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta. A sessão de abertura contou com a presença da professora Maria Beatriz Rocha-Trindade, de Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações e de Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros; Momentos Singulares IV: “Quando o saber não é suficiente”, dia 13 de outubro no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras. Organização conjunta da Universidade Aberta (UAb) e da empresa RHmais, contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo; Exposição “Máscaras do Oriente”, patente no átrio da Universidade Aberta, Palácio Ceia, Lisboa: reportagem da cerimónia de inauguração (30 de outubro de 2017), que incluiu uma demonstração da dança nipónica, pela coreógrafa e bailarina Maria Reis Lima.
- Projetos educacionais na Wikipédia: do ensino básico ao ensino superior: exemplos de integração curricular em PortugalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA Wikipédia constitui um inegável contributo para a democratização do acesso à informação. Além disso, e se considerarmos a população estudantil, constata-se que é uma das principais fontes de pesquisa, nomeadamente para a realização de tarefas curriculares. Neste contexto, os projetos educacionais na Wikipédia, do ensino básico ou fundamental ao ensino superior, contêm um enorme potencial e revestem-se de uma grande pertinência. Assim, nesta palestra apresentaremos dois exemplos de integração curricular da Wikipédia em Portugal: uma proposta de formação de professores, que decorreu numa escola EB 2/3 do Ensino Básico Português, no distrito de Lisboa, e envolveu duas professoras e duas turmas (6.º e 8.º anos); e, a primeira parceria entre a Wikimedia Foundation e uma Universidade Portuguesa, concretamente a Universidade Aberta (Portugal), no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade. A partir destes exemplos reconhecemos que importa, por um lado, apostar na formação de professores, e com eles explorar as potencialidades da Wikipédia; e, por outro, fomentar a integração curricular da Wikipédia, através do Wikipedia Education Program ou do Wikipedia in University Program. Em suma, podemos concluir que a Wikipédia, um recurso educacional aberto (REA) por excelência, pode e deve ser integrado curricularmente no ensino básico ou fundamental e no ensino superior.