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- Escola Oficial Zheng Guanying : estudo de caso de um projeto intercultural trilingue em MacauPublication . Dias, Ana Paula Paiva; Moreira, Darlinda; Sequeira, Rosa MariaO principal objetivo deste estudo foi analisar as caraterísticas da competência intercultural junto de um conjunto de professores do ensino infantil e primário e de elementos da direção de uma escola oficial de Macau, cujos alunos estão envolvidos num programa piloto de aprendizagem de três línguas estrangeiras (sendo uma delas língua veicular de ensino): mandarim (pǔtōnghuà), português e inglês. É de destacar que existe pouca pesquisa centrada nos ensinos infantil e primário nesta área e que muitas das generalizações sobre o tema assentam em estudos conduzidos junto de jovens adultos ou adultos. Este objetivo foi investigado de duas maneiras: primeiro, revendo modelos e conceitos existentes a fim de caraterizar o papel das línguas estrangeiras neste processo e ilustrar o que se entende por ensino e aprendizagem intercultural. Os resultados desta secção indicam que professores e educadores carecem de formação intercultural formal, já que a competência intercultural é um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos desenvolvido gradualmente e nunca acabado. Por outro lado, em ambientes multiculturais como Macau, cuja organização geral integra a multiculturalidade a que a composição étnico-linguística da população obriga, é particularmente relevante que a escola promova efetivamente o plurilinguismo e a interculturalidade. É ainda problematizado o uso de modelos etnocentrados junto de alunos provenientes de culturas de herança confucionista e de língua materna chinesa e sugerida a relevância de abordagens contextualizadas. Na parte empírica deste estudo, o objetivo foi investigar as perceções dos participantes sobre língua, cultura e interculturalidade e sobre as práticas suscetíveis de facilitar o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos. Usando uma abordagem baseada no estudo de caso descritivo, a investigação incorpora dados qualitativos sob a forma de entrevistas, observações em sala de aula e análise documental. Os dados foram coligidos na Escola Oficial Zheng Guanying, em Macau, ao longo de três anos letivos e envolveram dois diretores e uma subdiretora, seis professores e dezoito observações de aulas. Na análise qualitativa de conteúdo obtiveram-se indicadores sobre o papel do professor enquanto modelo de interculturalidade para os seus alunos, pela análise da forma como concebe e implementa tarefas pedagógicas e facilita a comunicação linguística e cultural com estes. Este estudo fornece igualmente indicadores sobre o papel do ensino trilingue e sobre o contributo da língua e da cultura da(s) língua(s) estrangeira(s) no desenvolvimento da competência intercultural da comunidade escolar. Tendo presente que as escolas são instituições fulcrais na definição de identidades nacionais e culturais, este trabalho de investigação procura fornecer pistas sobre o modelo de ensino da Escola Oficial Zheng Guanying relevantes para a pesquisa em ensino intercultural de línguas e a pedagogia associada, assim como, a partir da análise de uma situação real, fomentar a discussão sobre o ensino de LE, servindo de referencial para a tomada decisões convenientes em relação ao novo modelo representado por esta escola no contexto multicultural e multilinguístico de Macau.