AD ASTRA
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AD ASTRA by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Reminiscências sobre Rafael Sasportes (1960-2024)Publication . Costa, Fernando Pestana daNota biográfica sobre Rafael Sasportes publicada na secção "Testemunhos" da revista Ad Astra.
- A matemática na sociedade europeia e a Sociedade Europeia de MatemáticaPublication . Buescu, Jorge; Costa, Fernando Pestana daApresenta-se uma brevíssima panorâmica do surgimento e desenvolvimento da Matemática no espaço europeu, bem como uma breve referência às organizações científicas (academias e sociedades) relevantes para as ciências matemáticas na Europa, terminando com uma secção sobre a fundação e as atividades da Sociedade Europeia de Matemática (EMS), incluindo reminiscências sobre o papel da Sociedade Portuguesa de Matemática da autoria do representante de Portugal no ato fundador da EMS.
- Liberdade e rebeldia pela voz de Maria Teresa HortaPublication . Gonçalves, Andreia; Fernandes, Elizabete; Rodrigues, Sónia Ildefonso; Caiano, TâniaMaria Teresa Horta, sob pressão do fascismo, inspirou-se na criação de Novas Cartas Portuguesas, obra de resistência ao regime ditatorial português. Juntamente com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, a obra denunciou a opressão política e social, enfrentando a censura em 1972. A resistência literária feminina tem raízes históricas, como exemplificado no século XVIII pela Marquesa de Alorna, que desafiou os limites impostos às mulheres. A luta atual pelos direitos femininos reflete-se na relação com a palavra, contrastando as perceções históricas da mulher entre o sagrado e o perigoso, simbolizando a resistência contra a marginalização.
- O papel das microcredenciais na formação contínua de professores: uma análise do Projeto CRED4TEACHPublication . Huet, Isabel; Bastos, Glória; Casanova, DiogoA formação de professores desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e progresso dos países. No entanto, em países afetados por conflitos armados ou em vias de desenvolvimento, o acesso à educação e a qualidade do ensino ficam, muitas vezes, comprometidos. Este artigo explora o potencial as microcredenciais na formação contínua de professores, com foco em países em vias de desenvolvimento, como a Albânia e o Montenegro, e em contextos de conflito armado, como a Ucrânia. O objetivo é enquadrar e apresentar o trabalho em curso no âmbito do projeto internacional CRED4TEACH, destacando os resultados alcançados e a oportunidade que estes representam para fomentar a formação contínua dos professores e mitigar os obstáculos que estes enfrentam nos seus países.
- The future soundscape: how pierre schaeffer's radical ideas still need to shape musicPublication . Pestana, Pedro Duarte
- Memória e democracia: reflexão sobre a política contemporâneaPublication . Caetano, João RelvãoEste ensaio é uma reflexão crítica sobre a política contemporânea. Procura-se perceber as condições defuncionamento dos sistemas políticos português e europeu e a sua relação com o tempo. O seu contributo principal consiste na proposta de uma hermenêutica que permita a análise da realidade política, apoiada nas ideias de democracia, direitos humanos e virtude. É um estudo interdisciplinar, em que se exploram os valores e os comportamentos humanos no âmbito da cultura política. O ensaio apresenta exemplos históricos, filosóficos e literários que evidenciam a natureza do tempo político e os seus elementos constitutivos, seja o conhecimento do passado ou a ação humana transformadora. É uma reflexão sobre a política, o poder e o desenvolvimento humano. É uma reflexão sobre Portugal e os portugueses como comunidade de destino e uma memória própria inserida na Europa e no mundo. É uma reflexão sobre as condições para que as pessoas possam viver juntas, apesar das suas diferenças, uma possibilidade que está fortemente ameaçada.
- Cultural lags: ageism, sexism, localism: a cultural agenda for Europe in the Twenty First CenturyPublication . Faria, Luisa Leal deWhen recently reading an autobiographical text by a young English writer, published in 2018, I was struck with a growing difficulty in working out the meanings of countless references that crop up in every page, connected with places, media productions, public personalities and events that make up the daily life of a social group within the Millennial generation. I then tried to isolate the layers of incomprehension that obscured several cultural meaning, and found that one might be due to a generational difference, another to the persistence or the coming back of some gender conventions that were supposed to have been overcome after the turn of the century, and lastly, another might be due to specific meanings given to places that become embedded in trends and fashions specific to very local and socially restricted groups. Although not invested with earthshattering meanings, these cultural gaps are significant, and to try to bridge them may help bring different generations closer, offer a better understanding of gender roles in contemporary society, and stress the relevance of the local in a globalised world
- Emigração para o Brasil na segunda metade do século XIX na imprensa diária portuensePublication . Pereira, Maria de Jesus Antunes da CruzO presente artigo tem como objetivo divulgar à comunidade científica o trabalho de investigação realizado sobre a emigração portuguesa para o Brasil, entre 1859 e 1971, com particular incidência no período de 1859 a 1863, através do olhar do diário portuense O Jornal do Porto. Este projeto foi concretizado no âmbito do estudo da vida quotidiana na sociedade portuguesa, na segunda metade do século XIX, através do olhar de Júlio Dinis (1839-1871), escritor que era leitor do Jornal do Porto, onde foi sendo publicada a sua obra.
- Entre a memória e a realidade: o “Mito Fundador” do Holocausto e a União Europeia do Século XXIPublication . Trigo, JorgeA União Europeia, ao adotar o Holocausto como o seu “mito fundador”, pretendeu consolidar uma identidade supranacional baseada nos valores de paz, direitos humanos e democracia, esperando que estes ideais fossem amplamente aceites por todos os seus Estados-Membros. No entanto, a Europa contemporânea é marcada pelo aumento do extremismo de direita, do antissemitismo e dos crimes de ódio. A discrepância entre os princípios simbólicos da memória do Holocausto e as realidades políticas e sociais atuais suscita dúvidas sobre a eficácia desta narrativa como meio para promover a união e a paz no espaço europeu.