Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas | Master's Degree in Portuguese Literature and Culture - TMLCP
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- A simbiose entre o animal e o homem no imaginário e nos valores em contos tradicionais da lusofonia (Portugal e Países Africanos de Expressão Portuguesa)Publication . Lucas, Alberto D. de F.; Dias, Isabel de Barros
- A ironia queirosiana em O Conde d'Abranhos e na «Carta VII "Ao Sr. E. Mollinet"» de A. Correspondência de Fradique MendesPublication . Correia, Luz Celeste Rocha Rodrigues; Piedade, Ana NascimentoA ironia é o tema que norteia este trabalho. Depois de estudado o conceito, foram salientados os elementos essenciais, requisitos formais presentes em todas instâncias de ironia, graus e modos. A abordagem seguida teve também por base um enquadramento temporal, no sentido de relacionar a ironia com a história literária de Eça de Queirós e por fim, este trabalho centrou a sua análise no romance: O Conde de Abranhos e na «Carta VIII “AO SR. E. MOLLINET”» de A Correspondência de Fradique Mendes. A criação irónica faz parte da expressão literária do autor dada em forma de pura arte.
- O erotismo como expressão artística na obra de Mário de Sá-CarneiroPublication . Esteves, Olga Maria S.Jorge da Silva Fonseca; Piedade, Ana Nascimento
- "Presença" ou a contra-revolução do modernismo português: a crítica de um mito ou o mito da crítica?Publication . Marrucho, Ana Cristina Ferreira Assunção; Piedade, Ana Nascimento
- Eça de Queirós e as páginas desconhecidas do Distrito de ÉvoraPublication . Rodrigues, Ana Paula Fernandes; Piedade, Ana Nascimento
- Dois heróis, duas vidas : o caminho estreito da aprendizagem da vidaPublication . Marcelino, Ana Margarida Castelo Gaspar; Piedade, Ana NascimentoNesta dissertação é feita uma análise comparativa das duas personagens principais das obras Nome de Guerra de Almada Negreiros e Começa uma Vida e Voltar atrás para quê? de Irene Lisboa. Esta análise é feita tendo por base o conceito do Bildungsroman. São abordados os aspectos essenciais e inerentes ao processo de aprendizagem de cada protagonista assim o modo como ambos evoluem, evidenciando as suas semelhanças e diferenças.
- Jean Seul de Méluret : a expressão do decadentismo finissecularPublication . Bousbaa, Ana Cristina da Silva Oliveira; Vila Maior, Dionísio
- Zilda : a arte dramática de Alfredo CortezPublication . Borges, Maria Manuela; Vasconcelos, Ana IsabelEsta dissertação tem como objeto de estudo Zilda, a peça de estreia de Alfredo Cortez. Nela se faz a análise da obra enquanto texto dramático e teatral, por um lado, e, por outro, a sua inserção nas principais tendências do teatro em Portugal no início dos anos vinte do século passado, retratadas a partir de visões críticas suscitadas em publicações periódicas da época. Zilda, que subiu à cena em 1921, é, de algum modo, representativa do esforço de renovação do teatro português. A inquietação política e social vivida no início do século XX e a nova conceção do mundo originam um momento de crise que o drama começaria a enfrentar, levando-o a refletir sobre os novos temas que preocupam o homem. Se, formalmente, a peça ainda se revela presa aos pressupostos da estética naturalista, apresenta-se inovadora em termos da temática explorada. Para além da abordagem de diferentes áreas que consideramos relevantes, como o cenário, as personagens, as suas relações com os outros, a interação com os espaços e com o tempo, procuramos analisar o reflexo da obra no panorama teatral português. Apontamos, por fim, o sentido da obra no seu tempo, bem como o humanismo que perpassa todo o texto.
- Urbano Tavares Rodrigues: marcas do Neo-realismo em Bastardos do SolPublication . Carvalho, Filipe Domingos Gonçalves; Pais, Carlos CastilhoO presente estudo teve por finalidade analisar a obra Bastardos do Sol, de Urbano Tavares Rodrigues, procurando encontrar as marcas Neo-Realistas na obra do escritor, datada de 1952. Para tal, recorreu-se à bibliografia do escritor e, ao mesmo tempo, aos estudos de autores que escreveram sobre o Neo-Realismo e sobre Urbano Tavares Rodrigues. Através da leitura e análise da bibliografia recolhida, foi possível apresentar uma panorâmica das opiniões de diversos autores sobre a obra do escritor. Além disso, e após uma visão geral sobre o Neo-Realismo, conseguiuse descrever a postura de Urbano face a esta corrente literária. Considerando a obra Bastardos do Sol como principal objeto deste estudo e tendo sido feita uma análise da mesma, conseguiu-se corroborar o facto de que, muito embora Urbano Tavares Rodrigues não se identifique como Neo-Realista, são muitas as marcas no Neo-Realismo presentes na obra tratada. Bastardos do Sol é, hoje, vista, por muitos, como a obra que mais prestígio deu ao nome de Urbano Tavares Rodrigues. Dela, salientam-se a dramaticidade que desafia o autor, a densidade lírica, a forte intriga que envolve os protagonistas da obra, conciliadas com uma metáfora fulcral. Retratando o Alentejo, em particular, e, ao mesmo tempo, Portugal, a obra é capaz de retratar de forma realista as experiências vivenciadas pelos portugueses durante o Estado Novo. Aliando amor, erotismo, sedução, ódio, vingança e sentido de liberdade, Urbano consegue prender o leitor, impelindo-o a sair da sua zona de conforto e a revoltar-se contra aqueles que o reprimem. Acima de tudo, o cariz revolucionário da obra, com ímpetos de revolta, intervenção e liberdade, faz com que escrever seja, realmente, um modo de ação. Assim, mesmo não se identificando como neo-realista, Urbano nunca abandona os seus ideais, revelando uma escrita deveras reativa e interventiva face àquilo que o rodeia.
- Ricardo Reis : a existência como labirinto do ser (de heterónimo pessoano a personagem pósmoderna)Publication . Aparício, Dina Carvalho; Vila Maior, Dionísio