REA | CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "CEMRI" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Educar para a diversidade : Cabo VerdePublication . Ramos, Natália; Ferreira, Lígia Évora; Cardoso, Abel; Leão, HelenaO videograma pretende dar a visão geral dos aspetos geográficos, sociodemográficos e culturais de Cabo Verde e da situação dos cabo-verdianos em Portugal. Produção do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Universidade Aberta.
- Educar para a diversidade : Timor-LestePublication . Ramos, Natália; Viegas, Telma; Cardoso, Abel; Leão, HelenaInformação histórica/geográfica, cultural e sócio/política sobre Timor-Leste, os Timorenses em Portugal, a sua luta pela independência e resistência à invasão da Indonésia, numa perspetiva de Educação Intercultural.
- Educar para a diversidade : Goa : passagem de testemunhoPublication . Ramos, Natália; Magalhães, Maria Inês de; Cardoso, Abel; Leão, HelenaO vídeo pretende proporcionar uma visão geral dos aspetos geográficos, sociodemográficos e culturais de Goa, registando igualmente as estratégicas identitárias da Casa de Goa em Lisboa que visam passar o seu testemunho às novas gerações indo-portuguesas. Produção do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Universidade Aberta.
- Entre Nós : Dia Internacional da Mulher 2005Publication . Universidade Aberta; Cardoso, Abel; Leão, HelenaPrograma dedicado a Maria de Lourdes Pintasilgo na passagem do Dia Internacional da Mulher, baseado na entrevista a Teresa Joaquim, responsável pelo Mestrado em Estudo sobre as Mulheres da Universidade Aberta, conduzida por Raquel Santos.
- As crianças e a igualdade de oportunidades: riscos múltiplos, necessidades especiaisPublication . Gronita, JoaquimNo Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos foi oportuno reflectir sobre as políticas de prevenção existentes e do rumo que se perspectiva para as respostas a todas as crianças com necessidades especiais, sem excluir a dimensão preventiva. Isto, sob pena de estarmos a desrespeitar várias Declarações Internacionais de que somos signatários e de não estarmos a proporcionar a igualdade de oportunidades a todas as crianças . A Intervenção Precoce e a Educação Inclusiva são dimensões complementares da construção de uma sociedade inclusiva. As equipas já em funcionamento deverão manter os seus profissionais a fim de garantir a qualidade e a continuidade das relações já estabelecidas com as famílias. Sugere-se no que respeita à organização e gestão da Intervenção Precoce: o A supervisão técnica e exterior à equipa o E como nos aconselhou Bairrão & Almeida, em 2002, “partir das experiências positivas de alguns projectos integrados já existentes e procurar progressivamente alargá-las”, respeitando a diversidade existente. o A homogeneização dos aspectos metodológicos da intervenção, deverá ocorrer da avaliação e investigação, conforme acordo as práticas recomendadas O Estado deverá incrementar uma Avaliação Externa de todo o sistema de Intervenção Precoce por uma estrutura independente, com envolvimento de estabelecimentos do Ensino superior, efectivada num consórcio inter universitário. Todos quantos em Portugal têm contribuído para a implementação de respostas em Intervenção Precoce, no contacto directo com as famílias, já concluíram que esta resposta não se prescreve e também não se concretiza através de o chamado “trabalho com as famílias” que significa “convencer as famílias a fazer aquilo que os profissionais consideram mais adequado”. Constrói-se numa relação de parceria com a família, de acordo com o que ela sente necessário e de acordo com os recursos que consegue activar na comunidade.
- Estágios em Serviço SocialPublication . Cordeiro, Ana Paula; Antunes, Elisa; Ribeiro, TeresaEstágios em Serviço Social, da Licenciatura em Ciências Sociais, do Departamento de Ciências Sociais e Políticas (DCSP), da Universidade Aberta (UAb). Participação dos professores Hermano Carmo, coordenador da Área de Serviço Social, da UAb e de Ana Paula Cordeiro, coordenadora de Estágios em Serviço Social, da UAb. Depoimentos de Clotilde Valente, Rui Clemente, Maria João Freitas e Clotilde Santos, licenciados em Ciências Sociais-Serviço Social, pela UAb, de António Paixão e Rosa Gonçalves, Estagiários de Ciências Sociais-Serviço Social, de Teresa Chaves, diretora da Cáritas Diocesana de Beja, de Francisco José Guedes Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, de Ana Maria Faria, orientadora de Estágio, da Câmara Municipal de Lousada, de José Valente Guerra, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Beja, de Joaquim Baptista da Fonseca, diretor do Centro de Saúde de Santa Marta de Penaguião, de Maria Olinda Correia, diretora da Santa Casa Misericórdia Vale Cambra e de Sónia Pinto, orientadora de Estágio do Centro de Saúde de Santa Marta de Penaguião.
- Metodologia das ciências sociais: métodos quantitativosPublication . Bäckström, Bárbara
- Abordagens etnográficasPublication . Moreira, Darlinda
- Aula aberta : intervenção psicossocialPublication . Vieira, Cristina PereiraAula Aberta, com a Dra. Ana Paula Diniz que nos fala da sua vasta experiência profissional no poder local … no contexto da Intervenção Psicossocial
- Migrações e refugiados: conversa com Hendi: ZaytounaPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.