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REA | CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais

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Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "CEMRI" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.

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Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 17
  • Guia de orientação ao estudo da Teoria de Vygotsky
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
    Este guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria DE LEV VYGOTSKY e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
  • Guia de orientação ao estudo da Teoria de Erik Erikson
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
    Este guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria de Erik Erikson e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
  • Guia de orientação ao estudo da teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
    Este guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria de Bronfenbrenner e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
  • Migrações e refugiados: perspetivas teóricas e aplicadas das ciências sociais
    Publication . Cordeiro, Ana Paula; Vieira, Cristina Pereira; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta e
    Atualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O domínio destas matérias permitirá um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Paralelamente, serão debatidas algumas problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados – procurando desconstruir representações estereotipadas.
  • Migrações e refugiados: perspectivas do serviço social
    Publication . Albuquerque, Rosana; Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta e
    Atualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O domínio destas matérias permitirá um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Paralelamente, serão debatidas algumas problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados – procurando desconstruir representações estereotipadas. O curso destina-se a tod@s que, por motivos profissionais ou académicos, desejam saber mais sobre o tema e, em particular, aprofundar o contributo que cada área das ciências sociais pode dar, nos planos teórico e aplicado.
  • Migrações e refugiados: entrevista a Francisca Gorjão Henriques: Pão a Pão
    Publication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta e
    Reflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
  • Migrações e refugiados: entrevista a Rafat
    Publication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta e
    Reflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
  • Migrações e refugiados: conversa com Hendi: Zaytouna
    Publication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta e
    Reflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
  • As crianças e a igualdade de oportunidades: riscos múltiplos, necessidades especiais
    Publication . Gronita, Joaquim
    No Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos foi oportuno reflectir sobre as políticas de prevenção existentes e do rumo que se perspectiva para as respostas a todas as crianças com necessidades especiais, sem excluir a dimensão preventiva. Isto, sob pena de estarmos a desrespeitar várias Declarações Internacionais de que somos signatários e de não estarmos a proporcionar a igualdade de oportunidades a todas as crianças . A Intervenção Precoce e a Educação Inclusiva são dimensões complementares da construção de uma sociedade inclusiva.  As equipas já em funcionamento deverão manter os seus profissionais a fim de garantir a qualidade e a continuidade das relações já estabelecidas com as famílias.  Sugere-se no que respeita à organização e gestão da Intervenção Precoce: o A supervisão técnica e exterior à equipa o E como nos aconselhou Bairrão & Almeida, em 2002, “partir das experiências positivas de alguns projectos integrados já existentes e procurar progressivamente alargá-las”, respeitando a diversidade existente. o A homogeneização dos aspectos metodológicos da intervenção, deverá ocorrer da avaliação e investigação, conforme acordo as práticas recomendadas  O Estado deverá incrementar uma Avaliação Externa de todo o sistema de Intervenção Precoce por uma estrutura independente, com envolvimento de estabelecimentos do Ensino superior, efectivada num consórcio inter universitário. Todos quantos em Portugal têm contribuído para a implementação de respostas em Intervenção Precoce, no contacto directo com as famílias, já concluíram que esta resposta não se prescreve e também não se concretiza através de o chamado “trabalho com as famílias” que significa “convencer as famílias a fazer aquilo que os profissionais consideram mais adequado”. Constrói-se numa relação de parceria com a família, de acordo com o que ela sente necessário e de acordo com os recursos que consegue activar na comunidade.
CC BY-NC 4.0