Browsing by Author "Rolo, Rui"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aplicações multimédia e jogos para música: potencial e limitações em educação musicalPublication . Bidarra, José; Rolo, RuiO presente estudo faz a análise de uma nova conjuntura em que alguns jogos e aplicações multimédia comerciais podem ser usados no ensino, no sentido de compreender se podem ter um papel a desempenhar na aprendizagem musical em sala de aula. O objetivo deste estudo preliminar é analisar quais, e através de que meios, os jogos e as aplicações multimédia ditas “musicais” podem promover a aprendizagem da música no ensino secundário. A investigação procurou também analisar as expectativas inerentes ao contexto educacional, para verificar a aceitação da ideia de que os jogos podem contribuir para a prática musical, considerando que a integração desses recursos é hoje uma via para aumentar a eficácia de modelos pedagógicos que estejam em consonância com as necessidades da sociedade atual.
- A educação musical transformada : modelos emergentes na aprendizagem da música no ensino básicoPublication . Rolo, RuiEste trabalho incide sobre uma investigação de carácter educacional. Pretende-se investigar o processo de aprendizagem através de algumas aplicações multimédia, nomeadamente, um jogo aplicado em sala de aula, o jogo Sing-Star, e uma App designada Instrumentos Musicais, artefacto digital criado pelo investigador para utilizar com alunos do Ensino Básico em Educação Musical. Esta investigação pretende averiguar se estes instrumentos multimédia são um bom veículo de transmissão de conhecimentos e se facilitam as aprendizagens funcionando como complemento, comparativamente a uma aula denominada de «tradicional». O estudo recai sobre a observação dos alunos em aula e da análise de dados resultantes de testes, dados e de um questionário aplicado em sala de aula. Prevê-se a divulgação ao meio educacional dos resultados da investigação se se verificar que, numa escala mais alargada, os resultados proporcionam uma aprendizagem eficaz na mesma medida que uma aula tradicional o faria.
- Jogos e aplicações multimédia em educação musicalPublication . Rolo, Rui; Bidarra, JoséExistem produtos multimédia que podem realmente melhorar a aprendizagem musical em sala de aula? Esta é uma questão que muitas vezes se coloca e que se endereça a aspectos benéficos da combinação entre o aspecto motivacional e o da prática musical. O objectivo deste estudo é diagnosticar e analisar quais (e como) os jogos de consola e as aplicações multimédia podem apoiar a aprendizagem da música no ensino secundário. Pretendeu-se nesta investigação procurar uma ponte entre os aspectos educacionais e os de entretenimento, neste caso para verificar a ideia de que o jogo pode contribuir para a prática musical.
- Projecto DVD-ROM – instrumentos musicais: uma aplicação em educação musical no Terceiro CicloPublication . Rolo, Rui; Bidarra, JoséEste trabalho incide sobre uma investigação de carácter educacional. Pretende-se investigar o processo de aprendizagem através de um instrumento multimédia – DVD-ROM Instrumentos Musicais, de alunos pertencentes ao terceiro ciclo do Ensino Básico em Educação Musical. Esta investigação pretende averbar se este instrumento/ferramenta multimédia Instrumentos Musicais (que se pode enquadrar no patamar dos Produtos Educacionais Multimédia) é um bom veículo de transmissão de conhecimentos e se facilita as aprendizagens funcionando como complemento comparativamente a uma aula denominada de tradicional. O estudo recai sobre a observação dos alunos em aula e da análise de dados resultantes de um questionário a ser aplicado no final da aula. Prevê-se a divulgação ao meio educacional do instrumento em investigação, se se verificar, que o projecto DVD-ROM – Instrumentos Musicais proporciona a aprendizagem, na mesma medida que uma aula designada de tradicional o faria