Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
19.17 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho incide sobre uma investigação de carácter educacional. Pretende-se investigar o processo de aprendizagem através de algumas aplicações multimédia, nomeadamente, um jogo aplicado em sala de aula, o jogo Sing-Star, e uma App designada Instrumentos Musicais, artefacto digital criado pelo investigador para utilizar com alunos do Ensino Básico em Educação Musical.
Esta investigação pretende averiguar se estes instrumentos multimédia são um bom veículo de transmissão de conhecimentos e se facilitam as aprendizagens funcionando como complemento, comparativamente a uma aula denominada de «tradicional».
O estudo recai sobre a observação dos alunos em aula e da análise de dados resultantes de testes, dados e de um questionário aplicado em sala de aula.
Prevê-se a divulgação ao meio educacional dos resultados da investigação se se verificar que, numa escala mais alargada, os resultados proporcionam uma aprendizagem eficaz na mesma medida que uma aula tradicional o faria.
Description
Tese de Doutoramento em Média-Arte Digital apresentada à Universidade Aberta em associação com a Universidade do Algarve
Keywords
Educação musical Arte digital Tecnologia digital Media Didática Processos de aprendizagem Métodos pedagógicos Ensino primário
Citation
Rolo, Rui - A educação musical transformada [Em linha] : modelos emergentes na aprendizagem da música no ensino básico. [S.l.] : [s.n.], 2014. 251 p.