Browsing by Author "Reis, Ana"
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- Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formaçãoPublication . Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaAs tecnologias da informação e comunicação têm vindo a transformar a vida pessoal e profissional dos cidadãos. Desta forma, é importante que a Escola procure acompanhar a evolução tecnológica e do conhecimento, num tempo marcado por alterações rápidas, imprevisíveis, complexas e exigentes. Ou seja, a Escola tem a responsabilidade de preparar os alunos para os desafios da sociedade, assumindo particular importância, a nível macro, a iniciativa governamental INCoDe.2030, direcionada para dar resposta ao desafio de desenvolver competências digitais na população portuguesa. O estudo que se apresenta persegue precisamente a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de tais competências, junto de alunos do ensino profissional, em estreita articulação com a biblioteca escolar, o que constitui uma temática ainda pouco analisada no panorama nacional. Começamos, então, por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação, em que o referido projeto se inscreve, constituindo um recorte de um estudo em curso no Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta, integrado no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da mesma instituição. Depois, e assumindo a metodologia de projeto, explicitamos o desenho e planeamento de uma ação de formação, para dinamizar junto de dos alunos do ensino profissional, para promover o desenvolvimento de competências digitais adotando como referencial o Eixo 2 (Educação) da Iniciativa Portuguesa INCoDe.2030 antes aludida. Espera-se então, como resultado da nossa investigação, e da ação inovadora desenvolvida neste âmbito com os referidos alunos, que seja possível evidenciar estratégias e recursos, especificamente na criação e utilização de bibliotecas digitais, além de boas práticas na utilização de tecnologias da informação e comunicação, conducentes à consolidação de literacias múltiplas, incluindo a literacia digital, num trabalho colaborativo em sala de aula e na biblioteca da escola, no contexto do ensino profissional.
- Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formaçãoPublication . Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaAs tecnologias da informação e comunicação têm vindo a transformar a vida pessoal e profissional os cidadãos. Desta forma, é importante que a Escola procure acompanhar a evolução tecnológica e do conhecimento, num tempo marcado por alterações rápidas, imprevisíveis, complexas e exigentes. Ou seja, a Escola tem a responsabilidade de preparar os alunos para os desafios da sociedade, assumindo particular importância, a nível macro, a iniciativa governamental INCoDe.2030, direcionada para dar resposta ao desafio de desenvolver competências digitais na população portuguesa. O estudo que se apresenta persegue precisamente a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de tais competências, junto de alunos do ensino profissional, em estreita articulação com a biblioteca da escola, o que constitui uma temática ainda pouco analisada no panorama nacional. Começamos, então, por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação, em que o referido projeto se inscreve, constituindo um recorte de um estudo em curso no Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta, integrado no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da mesma instituição. Depois, e assumindo a metodologia de projeto, explicitamos o desenho e planeamento de uma ação de formação, para dinamizar junto de alunos do ensino profissional, para promover o desenvolvimento de competências digitais adotando como referencial o Eixo 2 (Educação) da Iniciativa Portuguesa INCoDe.2030 antes aludida. Espera-se, pois, como resultado da nossa investigação, e da ação inovadora desenvolvida neste âmbito com os referidos alunos, que seja possível evidenciar estratégias e recursos, especificamente na criação e utilização de bibliotecas digitais, além de boas práticas na utilização de tecnologias da informação e comunicação, conducentes à consolidação de literacias múltiplas, incluindo a literacia digital, num trabalho colaborativo em sala de aula e na biblioteca da escola, no contexto do ensino profissional.
- Curricular integration of Portugal INCoDe.2030: a proposal for professional educationPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Reis, Ana; Pestana, FilomenaIn this text, we present an experience impacting both at the level of the teaching and learning processes, and at the level of innovative pedagogical practices. The training “INCoDe.2030, ICT and Digital Libraries”, which we developed, can be identified as an unprecedented proposal in the Portuguese secondary education, namely in professional education, within vocational education and training. Our training proposal is part of an academic research undertaken in the scope of a dissertation of the Master in Information Management and School Libraries of the Open University (Portugal). It was implemented in a professional school, with pupils from a class of the professional program in multimedia, during the academic year of 2019-2020. Therefore, we start by evidencing its framework, highlighting the technical references, associated with the different types of software used, and the theoretical philosophy that supports it, for instance and specifically, the “National Digital Skills Initiative e.2030, Portugal INCoDe.2030”. This action is an “integrated public policy initiative dedicated to the strengthening of digital competences”, of which we will focus, in particular, its axis II (dedicated to education). The evidence gathered allows us to conclude that the adopted methodology, of a project nature, favoring the promotion of collaborative work and the development of digital, information and communication literacies, proved to be adequate. The training carried out on the pretext of integrating Portugal INCoDe.2030 in the curriculum also resulted in significant and differentiating learning, arousing the scientific interest among pupils and motivating them to be involved in the activities proposed in a formal education scenario. In short, it was possible to observe changes in the educational actors involved in the training provided, both at a personal and collective level, which we believe will continue to impact on their learning – namely, on their knowledge, actions and feelings, as citizens of the 21st Century, digitally aware, literate and competent.
- INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissionalPublication . Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaÉ incontornável, na atual sociedade, a presença que assumem as Tecnologias de Informação e Comunicação no quotidiano. Neste campo de ação, também a escola deverá, aliás como defendido na Iniciativa Portugal INCoDe.2030, considerar e privilegiar a promoção das competências digitais, com vista a satisfazer as necessidades pessoais e do mercado de trabalho, entre outros aspetos. Importa destacar que tem sido este o rumo dado à formação dos jovens que ingressam na escola profissional onde se desenvolveu o nosso estudo. No entanto, este assume um cariz inovador, porquanto, para além da componente curricular habitualmente trabalhada, se incorporaram outras novas reflexões e práticas. Assim, a dissertação que se apresenta tem como questão de partida a seguinte problemática: INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais: que possibilidades de integração no ensino profissional? Metodologicamente, a nossa dissertação suportou-se na combinação do estudo de caso com a metodologia de projeto, sendo o estudo de caso integrado numa investigação mista. No que respeita à metodologia de projeto, constituiu o alicerce da Formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais” e integrou quatro fases, a saber: Diagnóstico de Partida; Desenho do Projeto; Animação e Execução do Projeto; Avaliação do Projeto. A formação teve lugar numa escola profissional do concelho da Mealhada, com os alunos da turma (o “caso”) do 10.º ano do curso de Multimédia. Como instrumentos de recolha de dados, recorreu-se quer a inquéritos por questionário, quer à observação dos ambientes virtuais onde a formação criada foi ministrada. Para o tratamento e análise de dados, recorreu-se à estatística descritiva e à análise de conteúdo. As evidências recolhidas, quer através destes instrumentos, quer através da meta atingida no que respeita ao sucesso alcançado pelos alunos envolvidos nas atividades propostas, permitem identificar a aquisição de novos conhecimentos e práticas. Neste contexto, ao trabalho habitual de exploração de software considerado no curso, agregaram-se práticas de publicação de trabalhos dos alunos na Biblioteca Digital criada para o efeito, devidamente licenciados, com uma licença aberta Creative Commons, a par do respetivo enquadramento na Iniciativa Portugal INCoDe.2030, permitindo, assim, que a questão das competências digitais fosse objeto de reflexão e desenvolvimento. Constatamos, pois, que a formação teve impacte real nos alunos participantes no estudo, os quais consideraram positiva a intervenção quando questionados sobre a sua relevância. Deste modo, inferimos que a implementação de uma Biblioteca Digital, tendo como suporte os temas por nós abordados, pode ser uma mais-valia, tanto na nossa escola profissional como noutras.
- INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: uma proposta de integração curricular no ensino profissionalPublication . Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais”, enquanto proposta inédita no ensino secundário português, foi implementada numa turma do curso profissional técnico de multimédia no ano letivo de 2019-2020. Tem subjacente quer os referenciais técnicos, associados aos diferentes tipos de software utilizado, quer à filosofia teórica que suporta a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, uma iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais. As evidências recolhidas permitem-nos concluir que a metodologia de projeto adotada, privilegiando a promoção do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de literacias digitais, da informação e comunicação, se revelou adequada. A formação concretizada resultou ainda em aprendizagens significativas e diferenciadoras, que suscitaram o interesse junto dos alunos e motivaram o seu envolvimento na realização das atividades propostas. Foi possível observar transformações nos atores envolvidos na formação proporcionada, simultaneamente a nível pessoal e coletivo, que acreditamos continuem a ter implicações nas suas aprendizagens.
- Integração curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no ensino profissionalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Reis, Ana; Pestana, FilomenaNeste relato de experiência simultaneamente ao nível de práticas de ensino e ao nível de práticas pedagógicas inovadoras, apresentamos a formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais”, que identificamos como uma proposta inédita no ensino secundário português, ou seja, no sistema educacional brasileiro, no ensino médio. A referida formação integra uma investigação académica no âmbito de uma dissertação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta (de Portugal), e foi implementada com alunos de uma turma do curso profissional técnico de multimédia no ano letivo de 2019-2020. Além disso, tem subjacente quer os referenciais técnicos, associados aos diferentes tipos de software utilizado, quer a filosofia teórica que suporta a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, uma “iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais”, em particular no que concerne ao eixo II (educação). As evidências recolhidas permitem-nos concluir que a metodologia de projeto adotada, privilegiando a promoção do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de literacias digitais, da informação e comunicação, se revelou adequada. A formação concretizada a pretexto da integração curricular do Portugal INCoDe.2030 resultou ainda em aprendizagens significativas e diferenciadoras, que suscitaram o interesse junto dos alunos e motivaram o seu envolvimento na realização das atividades propostas. Em suma, foi possível observar transformações nos atores educacionais envolvidos na formação proporcionada, simultaneamente a nível pessoal e coletivo, que acreditamos continuem a ter implicações nas suas aprendizagens – nos seus respetivos saberes, fazeres e sentires.