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Advisor(s)
Abstract(s)
As tecnologias da informação e comunicação têm vindo a transformar a vida pessoal e profissional os cidadãos. Desta forma, é importante que a Escola procure acompanhar a evolução tecnológica e do conhecimento, num tempo marcado por alterações rápidas, imprevisíveis, complexas e exigentes. Ou seja, a Escola tem a responsabilidade de preparar os alunos para os desafios da sociedade, assumindo particular importância, a nível macro, a iniciativa governamental INCoDe.2030, direcionada para dar resposta ao desafio de desenvolver competências digitais na população portuguesa. O estudo que se apresenta persegue precisamente a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de tais competências, junto de alunos do ensino profissional, em estreita articulação com a biblioteca da escola, o que constitui uma temática ainda pouco analisada no panorama nacional.
Começamos, então, por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação, em que o referido projeto se inscreve, constituindo um recorte de um estudo em curso no
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da
Universidade Aberta, integrado no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da mesma instituição. Depois, e assumindo a metodologia de projeto, explicitamos o desenho e planeamento de uma ação de formação, para dinamizar junto de alunos do ensino profissional, para promover o desenvolvimento
de competências digitais adotando como referencial o Eixo 2 (Educação) da Iniciativa Portuguesa INCoDe.2030 antes aludida. Espera-se, pois, como resultado da nossa investigação, e da ação inovadora desenvolvida neste âmbito com os referidos alunos, que seja possível evidenciar estratégias e recursos, especificamente na criação e utilização de bibliotecas digitais, além de boas práticas na utilização de tecnologias da informação e comunicação, conducentes à consolidação de literacias múltiplas, incluindo a literacia digital, num trabalho colaborativo em sala de aula e na biblioteca da escola, no contexto do ensino profissional.
Description
Integrado em investigação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
Keywords
TIC Ensino profissional e bibliotecas escolares Literacia da informação e digital Práticas colaborativas INCoDe.2030
Pedagogical Context
Citation
Reis, A.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2022). Bibliotecas Digitais no Ensino Profissional: um Projeto de Formação. M. Araújo e Sá & L. Morgado (Org.). Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social: vozes dos jovens investigadores. Aveiro: UA Editora, pp. 267-279.
Publisher
UA Editora