Publication
Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formação
dc.contributor.author | Reis, Ana | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.contributor.author | Pestana, Filomena | |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T16:09:10Z | |
dc.date.available | 2022-02-08T16:09:10Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description | Integrado em investigação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). | pt_PT |
dc.description.abstract | As tecnologias da informação e comunicação têm vindo a transformar a vida pessoal e profissional os cidadãos. Desta forma, é importante que a Escola procure acompanhar a evolução tecnológica e do conhecimento, num tempo marcado por alterações rápidas, imprevisíveis, complexas e exigentes. Ou seja, a Escola tem a responsabilidade de preparar os alunos para os desafios da sociedade, assumindo particular importância, a nível macro, a iniciativa governamental INCoDe.2030, direcionada para dar resposta ao desafio de desenvolver competências digitais na população portuguesa. O estudo que se apresenta persegue precisamente a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de tais competências, junto de alunos do ensino profissional, em estreita articulação com a biblioteca da escola, o que constitui uma temática ainda pouco analisada no panorama nacional. Começamos, então, por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação, em que o referido projeto se inscreve, constituindo um recorte de um estudo em curso no Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta, integrado no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da mesma instituição. Depois, e assumindo a metodologia de projeto, explicitamos o desenho e planeamento de uma ação de formação, para dinamizar junto de alunos do ensino profissional, para promover o desenvolvimento de competências digitais adotando como referencial o Eixo 2 (Educação) da Iniciativa Portuguesa INCoDe.2030 antes aludida. Espera-se, pois, como resultado da nossa investigação, e da ação inovadora desenvolvida neste âmbito com os referidos alunos, que seja possível evidenciar estratégias e recursos, especificamente na criação e utilização de bibliotecas digitais, além de boas práticas na utilização de tecnologias da informação e comunicação, conducentes à consolidação de literacias múltiplas, incluindo a literacia digital, num trabalho colaborativo em sala de aula e na biblioteca da escola, no contexto do ensino profissional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Reis, A.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2022). Bibliotecas Digitais no Ensino Profissional: um Projeto de Formação. M. Araújo e Sá & L. Morgado (Org.). Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social: vozes dos jovens investigadores. Aveiro: UA Editora, pp. 267-279. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.48528/tr7a-j538 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-731-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11725 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10773/33065 | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.subject | Ensino profissional e bibliotecas escolares | pt_PT |
dc.subject | Literacia da informação e digital | pt_PT |
dc.subject | Práticas colaborativas | pt_PT |
dc.subject | INCoDe.2030 | pt_PT |
dc.title | Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formação | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Online Conference | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 279 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 267 | pt_PT |
oaire.citation.title | V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social: vozes dos jovens investigadores | pt_PT |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Pestana | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.givenName | Filomena | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.ciencia-id | 151A-5B81-C0F4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3146-8792 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Reis_Cardoso_Pestana_V ENJIE.pdf
- Size:
- 238.72 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format