Browsing by Author "Pestana, Filomena"
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- Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófonaPublication . Castrelas, Magda; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAs questões da acessibilidade, e em particular a acessibilidade na web, têm vindo a assumir ao longo do tempo uma cada vez maior relevância, por constituírem uma prerrogativa associada ao direito de todos, incluindo das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente no acesso à internet. Neste sentido, e considerando em particular a acessibilidade digital como um dos aspetos essenciais que importa assegurar, para garantir uma Educação de Qualidade, numa clara alusão ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretendemos compreender este fenómeno num dos sites com um vasto número de acessos a nível mundial, a Wikipédia. Mais especificamente, definimos como finalidade identificar e analisar práticas de acessibilidade na Wikipédia Lusófona. Para o efeito, num primeiro momento, traçamos um breve estado da arte em torno do conceito de acessibilidade, e da sua componente digital; posteriormente, apresentamos sucintamente a referida enciclopédia online, no universo Wikimedia e a forma como interage com a Rede Académica Internacional WEIWER®, em que se inscreve a nossa análise, que depois apresentamos, a partir do teste que efetuamos a um dos seus artigos destacados, com recurso ao software accessMonitor (versão 2.1). Por último, são discutidos os resultados devolvidos no relatório de práticas de acessibilidade web testadas. Concluímos, a partir das evidências recolhidas, que embora a comunidade de wikipedistas, que voluntariamente desenvolve aquele projeto global, assuma a preocupação em garantir a respetiva acessibilidade digital, há ainda diversos aspetos a melhor, para que tal acessibilidade possa ser plena.
- Adaptação/Reinserção de adultos pouco escolarizados: boas práticas em PortugalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA problemática da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados, numa sociedade cada vez mais sedenta de competências a nível profissional, como a sociedade portuguesa, requer uma abordagem também ela exigente, uma vez que as populações mais vulneráveis obrigam a intervenções que permitam a sua adaptação/reinserção por via do seu desenvolvimento pessoal e da sua qualificação, nomeadamente com vista a colmatar a desigualdade escolar geracional. Pretendemos, assim, neste capítulo, compreender a génese do problema e as boas práticas que ao longo do tempo têm sido identificadas e implementadas, designadamente em Portugal. É neste contexto que refletimos inicialmente sobre o conceito de adulto pouco escolarizado para depois considerarmos um conjunto de boas práticas a que não são alheias as Organizações Qualificantes, o Balanço de Competências no Processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências (RVCC), o Modelo Andragógico e a Educabilidade Cognitiva. Os dados, em Portugal, no âmbito deste público-alvo apontam para a necessidade de intervenção ao nível da aquisição de Competências, Qualificação, Empregabilidade. Assim, é a partir destes pressupostos que é evidenciado o potencial de um conjunto de iniciativas como o Rendimento Mínimo Garantido enquanto programa integrado que incorpora dinâmicas de parcerias, através de um acordo/contrato de inserção que agrega um conjunto de áreas de atuação das quais destacamos a formação profissional. Outro exemplo que destacamos, mais recente, e, por isso, num contexto ainda em debate, reporta-se aos Centros Comunitários de Aprendizagem ao Longo da Vida enquanto abordagem holística promovida por equipas multidisciplinares.
- Ambientes pessoais de aprendizagem e Wikipédia: uma articulação (im)provável?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaNo pressuposto de que a rede se apresenta como interface educativa, posicionamento que temos vindo a defender, a par da revisão da literatura, por um lado, e, por outro, dos vários estudos que temos vindo a concretizar, concluímos que os alunos dos diversos níveis de ensino acedem à Wikipédia, com diversas finalidades, inclusive para realizar trabalho escolar e académico. Neste contexto, assumimos o propósito de refletir sobre o papel da Wikipédia à luz dos ambientes pessoais de aprendizagem, em inglês, Personal Learning Environments. Para tal, socorremo-nos do suporte teórico inerente a Recursos e Práticas Educacionais Abertos, direcionando-nos para o movimento Wikimedia, que integra, entre outros projetos, a Wikipédia, para a perspetivar em articulação com o conceito de Ambiente de Aprendizagem Pessoal. E, procurando aprofundar a forma como ambos os conceitos interagem, enquadramos estratégias que temos vindo a explorar neste âmbito, nomeadamente consubstanciando modos de integrar curricularmente a Wikipédia, com vista a potenciar um Ambiente de Aprendizagem Pessoal mais produtivo, promotor de níveis literácitos elevados. Assim, assume particular relevo a enciclopédia da atualidade, a Wikipédia, como elemento presente nas aprendizagens formais, não formais e informais, pelo que importa dotar, quer docentes, quer discentes, da capacidade de análise crítica daquele recurso de informação enquanto parte do Ambiente de Aprendizagem Pessoal de cada indivíduo, também sob o desígnio da Educação de Qualidade.
- "Aprendizagem digital para ‘(re)imaginar uma direção positiva para a educação’ pós-covid”: uma ação de formação para professoresPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Bastos, Glória; Pestana, Filomena; Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; Beaton, MhairiComunicação apresentada no MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão B1 | https://eventos.uab.pt/meetup23/
- Assessing a b-learning teaching approach and students' learning preferences in higher educationPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pina, João Aragão eDistance learning has been gaining ground in higher education institutions, particularly in the context of blended learning, forcing institutions and teachers to confront new challenges in the teaching / learning process [1] [2] [3] [4]. This trend has been increasing in the world [5] [6], namely in the United States [1] [7] and in Europe [8] [9] [6] [10]. Blended learning, or simply b-learning, has been associated with the reduction of costs and efficiency [11] [3]. According to several authors, it enables to combine face-to-face and online distance modalities (elearning or mlearning), so it is said to be the better of both worlds [12] [13] [14]. It also allows to enhance greater space-time flexibility, and when properly implemented allows the acquisition of meaningful learning, centered on student autonomy, which, among other aspects, takes into account different learning styles/preferences. Therefore, blended-learning can inspire course curriculum design, including updating former face-toface pedagogical offers in order to meet the blended or hybrid principles and delivery. Bearing in mind this teaching / learning specific scenario, we developed two surveys to assess such a new teaching approach and the students’ preferences, in two different moments – at the beginning and at the end of a higher education unit course. Hence, in this text, we will present those surveys, as well as their theoretical and methodological framework. Both surveys have already been validated and tested, and preliminary data analysis is being developed. We expect this pedagogical approach can contribute to sustain the assessment of teaching practices towards students’ learning preferences, and the choice of adequate technologies to fit those preferences. Ultimately, we expect the results can shed light for further research, so as to improve the development of blended-learning course curriculum design in higher education.
- Assessing a b-learning teaching approach and students' learning preferences in higher educationPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pina, João Aragão eDistance learning has been gaining ground in higher education institutions, particularly in the context of blended learning, forcing institutions and teachers to confront new challenges in the teaching / learning process [1] [2] [3] [4]. This trend has been increasing in the world [5] [6], namely in the United States [1] [7] and in Europe [8] [9] [6] [10]. Blended learning, or simply b-learning, has been associated with the reduction of costs and efficiency [11] [3]. According to several authors, it enables to combine face-to-face and online distance modalities (elearning or mlearning), so it is said to be the better of both worlds [12] [13] [14]. It also allows to enhance greater space-time flexibility, and when properly implemented allows the acquisition of meaningful learning, centered on student autonomy, which, among other aspects, takes into account different learning styles/preferences. Therefore, blended-learning can inspire course curriculum design, including updating former face-toface pedagogical offers in order to meet the blended or hybrid principles and delivery. Bearing in mind this teaching / learning specific scenario, we developed two surveys to assess such a new teaching approach and the students’ preferences, in two different moments – at the beginning and at the end of a higher education unit course. Hence, in this text, we will present those surveys, as well as their theoretical and methodological framework. Both surveys have already been validated and tested, and preliminary data analysis is being developed. We expect this pedagogical approach can contribute to sustain the assessment of teaching practices towards students’ learning preferences, and the choice of adequate technologies to fit those preferences. Ultimately, we expect the results can shed light for further research, so as to improve the development of blended-learning course curriculum design in higher education.
- B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formaçãoPublication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro integrante da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências digitais que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de elearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de elearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. Neste contexto, damos conta, nesta comunicação, dessa etapa que corporiza um recorte de um projeto em curso, no Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, integrado no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da mesma instituição. O referido projeto, mais amplo, tem como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Começamos por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretende-se responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, pelo que explicitamos, depois, o desenho e planeamento de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Esperamos poder antecipar como resultado que a nossa proposta contribua para a atualização docente, numa ótica de formação integrante, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.
- B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formaçãoPublication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro integrante da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências digitais que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de elearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de elearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. Neste contexto, damos conta, neste texto, dessa etapa que corporiza um recorte de um projeto em curso, no Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, integrado no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da mesma instituição. O referido projeto, mais amplo, tem como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Começamos por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretende-se responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, pelo que explicitamos, depois, o desenho e planeamento de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Esperamos poder antecipar como resultado que a nossa proposta contribua para a atualização docente, numa ótica de formação integrante, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.
- Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formaçãoPublication . Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaAs tecnologias da informação e comunicação têm vindo a transformar a vida pessoal e profissional dos cidadãos. Desta forma, é importante que a Escola procure acompanhar a evolução tecnológica e do conhecimento, num tempo marcado por alterações rápidas, imprevisíveis, complexas e exigentes. Ou seja, a Escola tem a responsabilidade de preparar os alunos para os desafios da sociedade, assumindo particular importância, a nível macro, a iniciativa governamental INCoDe.2030, direcionada para dar resposta ao desafio de desenvolver competências digitais na população portuguesa. O estudo que se apresenta persegue precisamente a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de tais competências, junto de alunos do ensino profissional, em estreita articulação com a biblioteca escolar, o que constitui uma temática ainda pouco analisada no panorama nacional. Começamos, então, por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação, em que o referido projeto se inscreve, constituindo um recorte de um estudo em curso no Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta, integrado no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da mesma instituição. Depois, e assumindo a metodologia de projeto, explicitamos o desenho e planeamento de uma ação de formação, para dinamizar junto de dos alunos do ensino profissional, para promover o desenvolvimento de competências digitais adotando como referencial o Eixo 2 (Educação) da Iniciativa Portuguesa INCoDe.2030 antes aludida. Espera-se então, como resultado da nossa investigação, e da ação inovadora desenvolvida neste âmbito com os referidos alunos, que seja possível evidenciar estratégias e recursos, especificamente na criação e utilização de bibliotecas digitais, além de boas práticas na utilização de tecnologias da informação e comunicação, conducentes à consolidação de literacias múltiplas, incluindo a literacia digital, num trabalho colaborativo em sala de aula e na biblioteca da escola, no contexto do ensino profissional.
- Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formaçãoPublication . Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaAs tecnologias da informação e comunicação têm vindo a transformar a vida pessoal e profissional os cidadãos. Desta forma, é importante que a Escola procure acompanhar a evolução tecnológica e do conhecimento, num tempo marcado por alterações rápidas, imprevisíveis, complexas e exigentes. Ou seja, a Escola tem a responsabilidade de preparar os alunos para os desafios da sociedade, assumindo particular importância, a nível macro, a iniciativa governamental INCoDe.2030, direcionada para dar resposta ao desafio de desenvolver competências digitais na população portuguesa. O estudo que se apresenta persegue precisamente a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de tais competências, junto de alunos do ensino profissional, em estreita articulação com a biblioteca da escola, o que constitui uma temática ainda pouco analisada no panorama nacional. Começamos, então, por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação, em que o referido projeto se inscreve, constituindo um recorte de um estudo em curso no Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta, integrado no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da mesma instituição. Depois, e assumindo a metodologia de projeto, explicitamos o desenho e planeamento de uma ação de formação, para dinamizar junto de alunos do ensino profissional, para promover o desenvolvimento de competências digitais adotando como referencial o Eixo 2 (Educação) da Iniciativa Portuguesa INCoDe.2030 antes aludida. Espera-se, pois, como resultado da nossa investigação, e da ação inovadora desenvolvida neste âmbito com os referidos alunos, que seja possível evidenciar estratégias e recursos, especificamente na criação e utilização de bibliotecas digitais, além de boas práticas na utilização de tecnologias da informação e comunicação, conducentes à consolidação de literacias múltiplas, incluindo a literacia digital, num trabalho colaborativo em sala de aula e na biblioteca da escola, no contexto do ensino profissional.