Browsing by Author "Oliveira, Paulo"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professoresPublication . Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, HelenaEste artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.
- Museu das Emoções: um projeto de literacia emocional em contexto escolarPublication . Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Paulo; Martins, AndreiaAs emoções têm um impacto crítico na saúde mental, na moral, na aprendizagem e funções cognitivas. Desta forma, as competências sociais e emocionais são componentes chave do processo educacional para sustentar o processo de desenvolvimento das crianças, conduzindo a uma aprendizagem eficaz. Ainda que os termos de literacia emocional e inteligência emocional tendam a ser usados de forma intercambiável, alguns investigadores fazem distinções claras entre os dois. Se, de acordo com alguns autores, a inteligência emocional é considerada uma predisposição ou o potencial de fluência emocional, já a literacia emocional é identificada como um conjunto de competências para compreender e gerir as emoções, uma prática das interações quotidianas através das quais aprendemos a interpretar as nossas próprias emoções e as dos outros e que, consequentemente usamos para tomar decisões sobre as nossas ações. A literatura neste domínio acrescenta, ainda, que se os alunos são confrontados com a oportunidade de refletir sobre a sua experiência emocional na sala de aula, eles podem canalizar essas experiências para uma aprendizagem mais produtiva. Apesar do reconhecimento da importância de implementação de estratégias de desenvolvimento de literacia emocional dos alunos, a verdade é que a sua introdução em escolas e universidades ainda é pouco comum. O que se pretende dar conta nesta apresentação é exatamente o processo de implementação e desenvolvimento de um programa de desenvolvimento dessas competências junto das crianças e jovens, no sentido de promover a aquisição de competências emocionais, pessoais e sociais significativas e assim promover o sucesso escolas dos alunos.
- Uma visita ao Museu das Emoções: explorar e desenvolver a literacia emocionalPublication . Almeida, Ana Patrícia; Pacheco, Patrícia; Oliveira, Paulo; Martins, AndreiaComunicação realizada no âmbito do Congresso “A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios”, realizado entre 8-13 de janeiro de 2024, online.