Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
742.31 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As emoções têm um impacto crítico na saúde mental, na moral, na aprendizagem e funções cognitivas.
Desta forma, as competências sociais e emocionais são componentes chave do processo educacional para
sustentar o processo de desenvolvimento das crianças, conduzindo a uma aprendizagem eficaz.
Ainda que os termos de literacia emocional e inteligência emocional tendam a ser usados de forma
intercambiável, alguns investigadores fazem distinções claras entre os dois. Se, de acordo com alguns
autores, a inteligência emocional é considerada uma predisposição ou o potencial de fluência emocional,
já a literacia emocional é identificada como um conjunto de competências para compreender e gerir as
emoções, uma prática das interações quotidianas através das quais aprendemos a interpretar as nossas
próprias emoções e as dos outros e que, consequentemente usamos para tomar decisões sobre as nossas
ações.
A literatura neste domínio acrescenta, ainda, que se os alunos são confrontados com a oportunidade de
refletir sobre a sua experiência emocional na sala de aula, eles podem canalizar essas experiências para
uma aprendizagem mais produtiva. Apesar do reconhecimento da importância de implementação de
estratégias de desenvolvimento de literacia emocional dos alunos, a verdade é que a sua introdução em
escolas e universidades ainda é pouco comum.
O que se pretende dar conta nesta apresentação é exatamente o processo de implementação e
desenvolvimento de um programa de desenvolvimento dessas competências junto das crianças e jovens,
no sentido de promover a aquisição de competências emocionais, pessoais e sociais significativas e assim
promover o sucesso escolas dos alunos.
Description
Keywords
Literacia emocional Museu das Emoções Sucesso escolar Ensino básico Competências sociais e emocionais
Citation
Almeida, A.P., Oliveira, P., Martins, A. (2022). Museu das Emoções: um projeto de literacia emocional em contexto escolar, Loureiro, A. et al. (Orgs). 2nd International Congress on 21st Century Literacies: Book of Abstracts, p.83, Ed. IPSantarém.
Publisher
Ed. IPSantarém