Repository logo
 
Publication

Museu das Emoções: um projeto de literacia emocional em contexto escolar

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorOliveira, Paulo
dc.contributor.authorMartins, Andreia
dc.date.accessioned2022-09-13T15:02:26Z
dc.date.available2022-09-13T15:02:26Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractAs emoções têm um impacto crítico na saúde mental, na moral, na aprendizagem e funções cognitivas. Desta forma, as competências sociais e emocionais são componentes chave do processo educacional para sustentar o processo de desenvolvimento das crianças, conduzindo a uma aprendizagem eficaz. Ainda que os termos de literacia emocional e inteligência emocional tendam a ser usados de forma intercambiável, alguns investigadores fazem distinções claras entre os dois. Se, de acordo com alguns autores, a inteligência emocional é considerada uma predisposição ou o potencial de fluência emocional, já a literacia emocional é identificada como um conjunto de competências para compreender e gerir as emoções, uma prática das interações quotidianas através das quais aprendemos a interpretar as nossas próprias emoções e as dos outros e que, consequentemente usamos para tomar decisões sobre as nossas ações. A literatura neste domínio acrescenta, ainda, que se os alunos são confrontados com a oportunidade de refletir sobre a sua experiência emocional na sala de aula, eles podem canalizar essas experiências para uma aprendizagem mais produtiva. Apesar do reconhecimento da importância de implementação de estratégias de desenvolvimento de literacia emocional dos alunos, a verdade é que a sua introdução em escolas e universidades ainda é pouco comum. O que se pretende dar conta nesta apresentação é exatamente o processo de implementação e desenvolvimento de um programa de desenvolvimento dessas competências junto das crianças e jovens, no sentido de promover a aquisição de competências emocionais, pessoais e sociais significativas e assim promover o sucesso escolas dos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, A.P., Oliveira, P., Martins, A. (2022). Museu das Emoções: um projeto de literacia emocional em contexto escolar, Loureiro, A. et al. (Orgs). 2nd International Congress on 21st Century Literacies: Book of Abstracts, p.83, Ed. IPSantarém.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54983-9-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12148
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEd. IPSantarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://iccl2022.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2022/07/book_of_abstracts.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia emocionalpt_PT
dc.subjectMuseu das Emoçõespt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectCompetências sociais e emocionaispt_PT
dc.titleMuseu das Emoções: um projeto de literacia emocional em contexto escolarpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage83pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.title2nd International Congress on 21st Century Literacies: book of abstractspt_PT
person.familyNameAlmeida
person.familyNameOliveira
person.familyNameMartins
person.givenNameAna Patrícia
person.givenNamePaulo
person.givenNameAndreia
person.identifier.ciencia-id8A16-E8FD-FBB0
person.identifier.orcid0000-0001-5242-8285
person.identifier.orcid0000-0001-7048-423X
person.identifier.orcid0000-0002-8283-9779
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119
relation.isAuthorOfPublication86b0c12a-9078-431a-b5a3-461ef64a7a9f
relation.isAuthorOfPublication486eca4e-ecbb-449a-9fa6-fa29462ddf03
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery486eca4e-ecbb-449a-9fa6-fa29462ddf03

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
apalmeida_et al_abstract_literacies.pdf
Size:
742.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: