Browsing by Author "Nascimento, Lauriza"
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- Comunidades de aprendizagem emergentes : uma abordagem à educação disruptivaPublication . Spilker, Maria João; Nascimento, LaurizaEste artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre ambientes de aprendizagem e a sua força inovadora e disruptiva, quer a nível do indivíduo aprendente, bem como no âmbito das políticas institucionais.Parte-se de questões orientadoras e explora-se as implicações advindas do acesso aberto e universal ao saber para o aprendente e as instituições de ensino superior, até hoje, detentoras do conhecimento e de sua transmissão. Pretende-se, por conseguinte, ser um contributo para com as futuras reflexões acerca dos ambientes pessoais e institucionais de aprendizagem em linha, quando em movimento de abertura, de inovação disruptiva, os quais se caraterizam por uma natureza desconstrutiva e permissiva ao input da inteligência coletiva, nomeadamente a nível de recursos e práticas educacionais, implementadas na consideração à aprendizagem na Sociedade em Rede.
- Conteúdos interativos num curso de sensibilização à formação online: um projeto pilotoPublication . Spilker, Maria João; Nascimento, LaurizaEste artigo apresenta a conceção de um projeto piloto no âmbito de uma ação de formação. Pretende-se introduzir tarefas interativas ao longo do módulo inicial de sensibilização. O objetivo é aferir resultados diante da proposição de um mesmo curso com tarefas baseadas na abordagem “Learning Design” (denominada de Versão A do módulo) e tarefas interativas baseadas na abordagem “Learning Experience Design” (denominada de Versão B do módulo). Como elemento focal e para justificar a nomenclatura em adoção, será discutida a utilização da ferramenta de conteúdo interativo H5P (Pacote HTML5 - multiplataforma) que permite configurar uma “camada por cima” de um vídeo com questões, pausas com caixas informativas, links adicionais para sites, recursos de objetos de aprendizagem interativos e demais formatos. Pretende-se que os participantes do curso interajam com os recursos educacionais e que esta interação participante-conteúdo contribua para com um maior sucesso na aprendizagem, comparativamente à disponibilização de recursos não-interativos. A utilização de ferramentas de criação de recursos interativos apresenta características como a flexibilidade, avaliação ampla, multimeios (uso de plataformas plurais), interfaces amigáveis. Esta utilização objetiva favorecer uma aprendizagem cujo efeito se estabelece nas valências individuais e o modus de prospeção, quer a favorecer os formadores/mentores quanto os participantes. A base teórica adotada é a perspetiva holística e integrativa da aprendizagem experiencial de Kolb, assim como a abordagem da Heutagogia. O estudo de caso prevê a adoção de instrumentos de investigação como análise estatística dos relatórios oriundos do ambiente virtual de aprendizagem, dos resultados de um inquérito, bem como da prestação global dos participantes. Adota-se uma estratégia de Teste A/B e pretende-se validar a hipótese de que a implementação de recursos interativos conduz a uma aprendizagem ativa e significativa.
- Pecha-Kucha no Modelo Pedagógico Virtual da UAb: contributo da pesquisa em pedagogia do elearningPublication . Nascimento, Lauriza; Morgado, LinaA pesquisa insere-se no âmbito do programa de Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL) e presta-se a investigar a sua prática pedagógica nas edições da Conferência myMPeL, aquando dos painéis comunicativos a dinamizá-la. Explora-os em concepção, elaboração e execução, sob o aporte do formato e técnica comunicacional dos PechaKucha, que prevê a comunicação por 20 diapositivos (slides) a cada 20 segundos, contendo os diapositivos, de preferência, imagens e palavras-chave a prover o pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso online do segundo ciclo, quando projeta a “celebração da aprendizagem”, mediante a partilha de trabalhos representativos da aprendizagem, relativos as unidades curriculares, como uma comunidade alargada. Focaliza a sua força inovadora, quer em nível do aprendente, quer a nível institucional. Avalia e verifica as capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”, a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza disruptiva, contextual e situada. A relação entre a comunicação oral, escrita e visual, usando as imagens que sustentam a mensagem ou que, alegoricamente, representam a mensagem oral e faz saber sobre as competências manifestas e em presença. A metodologia segue uma linha de pesquisa em natureza quantitativa-qualitativa. Os resultados deste estudo de caso, foram prospectados através de instrumento de inquérito online e, posterior aferição, sistematização e tratamento e, encontram-se em apresentação no desenvolvimento na investigação. Na fase empírica, foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados online. No primeiro momento, a amostra reúne os mestrandos participantes dos painéis e caracteriza a pesquisa quantitativa. No segundo inquérito, a amostra é formada de mestrandos e mestres de edições anteriores do curso, cujo propósito é subscrever a pesquisa em natureza qualitativa. Os resultados evidenciam que a importância do formato/técnica dos PechaKucha no desenvolvimento de competências que o qualificam como um expansor cognitivo e atribuem qualidade à prática educativa, sobretudo, presta-se a prover a capacidade de trabalho autônomo, colaboração, flexibilidade e sobretudo, comunicação de aprendizagem.
- O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do ElearningPublication . Nascimento, Lauriza; Morgado, LinaA pesquisa insere-se no âmbito do Programa de Mestrado em Pedagogia do E-learning e investiga uma prática pedagógica emergente, mediante a apropriação do formato e técnica comunicacional dos PechaKucha, a dinamizar os paineis comunicativos da Conferência acadêmica myMPel. Focaliza a sua força inovadora da comunicação em conferência por 20 slides a cada 20 segundos, a prover o pensar, criar e comunicar o trabalho acadêmico-científico, de um curso online, do segundo ciclo. Partilha assim, os trabalhos representativos das unidades curriculares e confirma, em um único presencial a “celebração da aprendizagem”, ao final da parte curricular do mestrado. Avalia e verifica as capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”, adensa a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza contextual e situada e faz saber sobre as competências manifestas nas diferentes fases da elaboração dos Pechakucha - Desenho, Projeto, Execução e Avaliação. O estudo de caso, em sua metodologia, segue a linha de pesquisa quantitativa-qualitativa e os resultados foram conseguidos por técnica de inquérito por questionários online. No primeiro momento, que caracteriza a pesquisa quantitativa, a amostra reúne os mestrandos participantes dos painéis comunicativos. No segundo inquérito, a participação é constituída por mestrandos e mestres, a subscrever a pesquisa em natureza qualitativa. A aferição, sistematização e tratamento dos dados , encontram-se em apresentação no desenvolvimento da investigação. Os resultados projetam a mais valia do formato e técnica dos PechaKucha no contexto de uma conferência acadêmica, a confirmá-lo como meio para o desenvolvimento de competências, que o qualificam como expansor cognitivo, meio de ampliação dos fatores de cognição e dotação de qualidade à comunicação oral e à prática educativa. Insere o aluno no centro da ação educativa, subscreve a autonomia, a colaboração, flexibilidade, o teambuilding e, sobretudo, projeta conhecimento em ação. Atribue valor a conferência, como ponto de convergência prática e favorecer a formação de uma comunidade alargada de aprendizagem e conhecimento.
- O poder dos PechaKucha: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso onlinePublication . Spilker, Maria João; Nascimento, Lauriza; Morgado, LinaEste artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre o formato PechaKucha, quando em aplicação no contexto educacional. A proposta de atividade, de natureza voluntária, deu-se no âmbito de duas edições da Conferência myMPeL e confirma-se como momento de “celebração da aprendizagem” do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning. Os estudantes do mestrado são incentivados a participar ativamente na conferência, sendo um dos objetivos a partilha de trabalhos representativos da aprendizagem, ocorrida ao longo do ano curricular do mestrado, como uma comunidade alargada. O formato de comunicações adotado prevê a apresentação de 20 diapositivos (slides) a cada 20 segundos, contendo os diapositivos, de preferência, imagens e palavras-chave. A realização da atividade foca, deste modo, a sua força inovadora, quer em nível do indivíduo aprendente, quer a nível institucional. A objetivação, portanto, é alcançar o melhoramento de capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”. Consecutivamente, propiciar a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza disruptiva, contextual e situada. Projeta, igualmente, a imprescindível requisição em estreitar a relação entre a comunicação oral, escrita e visual, usando as imagens que sustentam a mensagem ou que, alegoricamente, representam a mensagem oral. Os resultados, deste estudo de caso, foram prospetados através de inquérito online, posteriormente, deu-se a aferição, sistematização e tratamento e, encontram-se em apresentação neste trabalho investigativo.
- Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuroPublication . Nascimento, Lauriza; Leal, Maria; Spilker, Maria João; Morgado, LinaEste trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.