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Abstract(s)
Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre ambientes de aprendizagem e a sua força inovadora e disruptiva, quer a nível do indivíduo aprendente, bem como no âmbito das políticas institucionais.Parte-se de questões orientadoras e explora-se as implicações advindas do acesso aberto e universal ao saber para o aprendente e as instituições de ensino superior, até hoje, detentoras do conhecimento e de sua transmissão. Pretende-se, por conseguinte, ser um contributo para com as futuras reflexões acerca dos ambientes pessoais e institucionais de aprendizagem em linha, quando em movimento de abertura, de inovação disruptiva, os quais se caraterizam por uma natureza desconstrutiva e permissiva ao input da inteligência coletiva, nomeadamente a nível de recursos e práticas educacionais, implementadas na consideração à aprendizagem na Sociedade em Rede.
Description
Simpósio Internacional realizado em Viseu de 13 a 15 de novembro de 2013
Keywords
Educação disruptiva Ambientes pessoais de aprendizagem Recursos educacionais abertos Práticas educacionais abertas Cursos online massivos abertos
Pedagogical Context
Citation
Spilker, Maria João; Nascimento; Lauriza - Comunidades de aprendizagem emergentes : uma abordagem à educação disruptiva. In SIIE. Simpósio Internacional de Informática Educativa, 15, Viseu, 2013 - "Simpósio ...[Em linha] : atas". [S.l.] : [s.n.]. [s.d.]. p. 1-6