Browsing by Issue Date, starting with "2013-11"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- A feature selection approach in the study of azorean proverbsPublication . Cavique, Luís; Mendes, Armando B.; Funk, Matthias; Santos, Jorge M. A.A paremiologic (study of proverbs) case is presented as part of a wider project based on data collected among the Azorean population. Given the considerable distance between the Azores islands, we present the hypothesis that there are significant differences in the proverbs from each island, thus permitting the identification of the native island of the interviewee, based on his or her knowledge of proverbs. In this chapter, a feature selection algorithm that combines Rough Sets and the Logical Analysis of Data (LAD) is presented. The algorithm named LAID (Logical Analysis of Inconsistent Data) deals with noisy data, and we believe that an important link was established between the two different schools with similar approaches. The algorithm was applied to a real world dataset based on data collected using thousands of interviews of Azoreans, involving an initial set of twenty-two thousand Portuguese proverbs.
- Novas tendências e hábitos de consumo entre os jovens: uma nova era de drogas e consumidoresPublication . Henriques, Susana; Silva, Joana PaulaA presente comunicação pretende abordar o tema das Novas Substâncias Psicoativas aos olhos de alguns dados importantes sobre a prevalência do consumo de substâncias e a representação que as mesmas têm entre os mais jovens; os novos meios de comunicação, aquisição e recolha de informação sobre drogas; os novos estilos de vida e o caminho da evolução do fenómeno da droga em Portugal e na própria vida quotidiana.
- Experiencing diversity in a ODL higher education contextPublication . Moreira, Darlinda; Coelho, José; Marcos, AdéritoComplex and global changes in societies have intensify migratory movements. Consequently, todays population in higher education institutions is characterized by a multidimensional diversity in terms of culture, life experience and expectations, that open up new intercultural universes of communication and learning. As a contribute to respond to this challenge, this paper presents results on the exploratory phase of the implementation of an online course focusing diversity in the population of higher education institutions in Europe. The course was designed, using a collaborative methodology approach, by a group of scholars, partners in the context of an European project. In order to engage students more deeply in learning and reflection, the pedagogical approach adopted was based in the development of interconnections between conceptual knowledge and digital storytelling pieces that were developed by students themselves under the teachers’ proposal and supervision.
- O direito ao quotidiano estável : uma questão de direitos humanosPublication . Fontes, JoséO livro trata da supremacia do poder político sobre os restantes poderes, designadamente em ambiente de crise financeira.
- Comunidades de aprendizagem emergentes : uma abordagem à educação disruptivaPublication . Spilker, Maria João; Nascimento, LaurizaEste artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre ambientes de aprendizagem e a sua força inovadora e disruptiva, quer a nível do indivíduo aprendente, bem como no âmbito das políticas institucionais.Parte-se de questões orientadoras e explora-se as implicações advindas do acesso aberto e universal ao saber para o aprendente e as instituições de ensino superior, até hoje, detentoras do conhecimento e de sua transmissão. Pretende-se, por conseguinte, ser um contributo para com as futuras reflexões acerca dos ambientes pessoais e institucionais de aprendizagem em linha, quando em movimento de abertura, de inovação disruptiva, os quais se caraterizam por uma natureza desconstrutiva e permissiva ao input da inteligência coletiva, nomeadamente a nível de recursos e práticas educacionais, implementadas na consideração à aprendizagem na Sociedade em Rede.
- Viver na cidadePublication . Sales, José das CandeiasApesar do Egipto antigo ter em tempos sido descrito como «a civilização sem cidades», sobretudo com base em argumentos filológicos, a arqueologia tornou evidente que houve assentamentos humanos que atingiram o estatuto de cidades e que não estamos de todo perante uma sociedade sub-urbanizada. Antes pelo contrário, o antigo Egipto foi uma sociedade urbanizada desde o início do Império Antigo ou talvez mesmo desde o Período Dinástico Inicial. Nesta intervenção, trataremos o conceito e a evolução da noção de «cidade» ao longo da história egípcia e procuraremos sintetizar a principal tipologia operatória com que hoje se trabalha no seio da Egiptologia científica. Paralelamente caracterizaremos as três grandes cidades planificadas de Kahun (Império Médio), Amarna e Deir el-Medina (ambas do Império Novo). Indissociável do movimento urbanístico egípcio, a problemática da construção merece igualmente a nossa atenção, designadamente com uma referência aos principais materiais utilizados e às principais fontes hoje disponíveis para o estudo e reconstituição das habitações do antigo Egipto. Por fim, passamos em revista, com figurações artísticas egípcias, um conjunto de actividades e ofícios que poderíamos caracterizar como «urbanos» ou que ganham maior expressão quando associados à vida numa cidade.
- O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da históriaPublication . Costa, Esmeralda; Moreira, J. AntónioPoderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em um design centrado no desenvolvimento de competências e em um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem.
- Assessment of sediment contamination in an impacted estuary: differential effects and adaptations of sentinel organisms and implications for biomonitoringPublication . Costa, Pedro M.; Gonçalves, C.; Martins, M.; Rodrigo, Ana; Carreira, S.; Costa, Maria Helena; Caeiro, SandraEstuarine pollution is reflected in the concentration of toxicants in sediments, depending on their geochemical properties, since sediments trap substances from the water column, either dissolved or bound to suspended matter. However, determining risk of sediment contaminants to biota has many constraints. For such reason, integrative approaches are keystone. Taking the Sado estuary (SW Portugal) as a case study, contrasted to a reference estuary (the Mira) within the same geographical location, the present study aimed at integrating sediment contamination with the effects and responses to pollutants in distinct benthic organisms with commercial and ecological value.
- The relationship between students’ approach to learning and lifelong learningPublication . Barros, Rita; Monteiro, Angélica; Nejmedinne, Fouad; Moreira, J. AntónioThe current investigation proposes to analyse the relationship between learning, from the appropriation students’ make of the different ways of learning and studying, and their willingness to be involved in life- long learning (LL) activities. The theoretical rationale is inscribed in the Biggs’ Theory (1987), concern- ing the student’s approach to learning, and under the guiding principle of LL. The concept of LL has been understood and formalised in a distinct way, translated into different educational policies, the practices of which must be empirically supported. We present a correlational study, with a sample of 163 Higher Education students. The approaches to learning were supported by the revised two-factor study process questionnaire (R-SPQ-2F). To evaluate the involvement of students in LL activities, the contents of some items of the Lifelong Learning Questionnaire (Kirby, Knapper, Lamon, & Egnatoff, 2010) were used. The results obtained in the correlational analysis allow us to associate the deep approach to some characteris- tics of learners throughout their life, especially concerning the establishing of goals and the self-direction of learning, whereas the superficial approach is mainly associated with the adaptation of learning strate- gies. The practical implications of these results are discussed below.
- Grupo de qualidade da secção de gestão (2011-2013)Publication . Bernardo, Maria do Rosário MatosO Grupo da Qualidade da Secção de Gestão (DCSG - UAb) iniciou funções no ano letivo 2011-2012. Apresenta-se aqui um resumo da atuação do grupo na analise dos resultados dos inquéritos de satisfação aos estudantes dos cursos de gestão (1 licenciatura e 2 mestrados) nos anos letivos 2011-2012 e 2012-2013. São igualmente apresentadas as ações levadas a cabo pelo grupo, com o objetivo de aumentar a qualidade dos cursos ministrados nesta secção, e algumas linhas de orientação para os docentes.