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- Immigrants and body modifications in the consumer societyPublication . Ennes, Marcelo; Ramos, NatáliaThis article presents the results of the research project “Identity process, immigration and plastic surgeries”. The investigation took place from 2013 to 2014 in Portugal and Spain. The general objective was to search for clues to think more consistently of the interest and the practice of body modifications in the context of immigration. Indepth interviews were carried out with Latin American, Asian and African immigrants. To analyze the interviews, we used the literature about consumer society, social production of body and ethnic plastic surgeries. We propose in this article that immigrants are included in the context of consumer society and the fact that most immigrants live in precarious conditions but this is not an obstacle to think and to practice body modifications makes the issue even more interesting. This does not mean that in the consumer society there are not social and economic inequalities. Instead, we propose that there are new and more subtle forms of domination and of power relations.
- Planeamento de sistemas de informação: motivação, problemas e estratégiasPublication . São Mamede, HenriqueDescrição das motivações organizacionais para o Planeamento de Sistemas de Informação, bem como dos problemas e barreiras à sua concretização e das estratégias para uma realização com sucesso.
- Disclosure of fair value measurement techniques of financial instruments: study applied to the portuguese banking Sector according to IFRS 13Publication . Kasyan, Ana; Santos, Paula Gomes dos; Pinho, Carlos; Pinto, VeraIASB has defined in IFRS 7 ―Financial Instruments: Disclosures" and in IFRS 13 "Fair Value Measurement", the set of disclosures that a company must make regarding the fair value measurement techniques used. The fair value hierarchy concept, introduced in IFRS 7 in 2009, classifies the data used in the measurement according to three levels, of which two levels introduce some subjectivity in the measurement. IFRS 7 has been amended several times with the clear intention to improve the disclosure requirements about financial instruments. IFRS 13 defines fair value, sets out a single framework for measuring fair value and requires disclosures about fair value measurements. Hence, this research aims to study the disclosure of fair value measurement techniques of the financial instruments, required by IFRS 13, of companies operating in the banking sector in Portugal from 2013 to 2015. Its purpose is to understand whether those financial instruments duly applied the accounting standards that define the required disclosures and analyse the fair value measurement techniques used for financial instruments. The results of the study allow us to conclude that companies operating in the banking sector in Portugal have not generally disclosed information on fair value measurement techniques of the financial instruments required by IFRS 13. It was also concluded that most financial instruments measured at fair value are classified at level 2 of the fair value hierarchy, which limits the degree of certainty about their values.
- Conteúdos interativos num curso de sensibilização à formação online: um projeto pilotoPublication . Spilker, Maria João; Nascimento, LaurizaEste artigo apresenta a conceção de um projeto piloto no âmbito de uma ação de formação. Pretende-se introduzir tarefas interativas ao longo do módulo inicial de sensibilização. O objetivo é aferir resultados diante da proposição de um mesmo curso com tarefas baseadas na abordagem “Learning Design” (denominada de Versão A do módulo) e tarefas interativas baseadas na abordagem “Learning Experience Design” (denominada de Versão B do módulo). Como elemento focal e para justificar a nomenclatura em adoção, será discutida a utilização da ferramenta de conteúdo interativo H5P (Pacote HTML5 - multiplataforma) que permite configurar uma “camada por cima” de um vídeo com questões, pausas com caixas informativas, links adicionais para sites, recursos de objetos de aprendizagem interativos e demais formatos. Pretende-se que os participantes do curso interajam com os recursos educacionais e que esta interação participante-conteúdo contribua para com um maior sucesso na aprendizagem, comparativamente à disponibilização de recursos não-interativos. A utilização de ferramentas de criação de recursos interativos apresenta características como a flexibilidade, avaliação ampla, multimeios (uso de plataformas plurais), interfaces amigáveis. Esta utilização objetiva favorecer uma aprendizagem cujo efeito se estabelece nas valências individuais e o modus de prospeção, quer a favorecer os formadores/mentores quanto os participantes. A base teórica adotada é a perspetiva holística e integrativa da aprendizagem experiencial de Kolb, assim como a abordagem da Heutagogia. O estudo de caso prevê a adoção de instrumentos de investigação como análise estatística dos relatórios oriundos do ambiente virtual de aprendizagem, dos resultados de um inquérito, bem como da prestação global dos participantes. Adota-se uma estratégia de Teste A/B e pretende-se validar a hipótese de que a implementação de recursos interativos conduz a uma aprendizagem ativa e significativa.
- Using data visualization to deduce faces expressionsPublication . Carvalho, Elizabeth; Brito, PauloCollect and examine in real time multi modal sensor data of a human face, is an important problem in computer vision, with applications in medical and monitoring analysis, entertainment and security. Although its advances, there are still many open issues in terms of the identification of the facial expression. Different algorithms and approaches have been developed to find out patterns and characteristics that can help the automatic expression identification. One way to study data is through data visualizations. Data visualization turns numbers and letters into aesthetically pleasing visuals, making it easy to recognize patterns and find exceptions. In this article, we use information visualization as a tool to analyse data points and find out possible existing patterns in four different facial expressions.
- O endomarketing e o clima organizacional : um estudo descritivo no Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo no Município do Lubango - AngolaPublication . Pimentel, Inês de Carvalho; Isaías, Pedro; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaO presente trabalho de investigação tem como pano de fundo, propor um plano de ação de Endomarketing para melhoria do Clima Organizacional no Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo (IGS), no Lubango. Para a concretização deste trabalho utilizou-se uma pesquisa do tipo descritivo e exploratório com cunho qualitativo e quantitativo. Para a realização deste trabalho de investigação, começou-se com uma revisão da literatura relacionada com o tema em estudo e foram recolhidos alguns documentos que deram sustentabilidade à pesquisa. Antes da recolha dos dados foi realizado um pré-teste do inquérito para verificar se o mesmo estava em condições de ser aplicado. Para a presente pesquisa foram utilizadas duas amostras compostas por 27 docentes e 22 funcionários de outras áreas do IGS. Os dados recolhidos foram apresentados em forma de quadros e gráficos utilizado o Software Excel, demonstrando as respostas do nível de satisfação em relação ao Endomarketing, Comunicação Interna e Clima Organizacional. Foram analisados e discutidos os resultados, sendo que, por fim, foi elaborada a conclusão com sugestões e uma proposta de plano de ação para o IGS.
- As bibliotecas escolares nos Açores : perceções e expetativas dos professores bibliotecáriosPublication . Silva, Lázaro Manuel Lopes da; Novo, AnaEsta investigação visa contribuir para o conhecimento da implementação e estado atual das Bibliotecas Escolares (BE) na região autónoma dos Açores, desde a primeira década do século XX até à atualidade. Pretende-se adquirir um melhor conhecimento do que estas têm vindo a desempenhar gradualmente ao longo dos anos, até aos dias de hoje, em que parecem assumir um legítimo espaço próprio, no importante papel da promoção do sucesso educativo que, infelizmente, se mantém como uma fragilidade na região. Portugal destaca-se, no contexto da União Europeia, como um país com taxas de escolaridade muito baixas e os Açores, comparados com a média nacional, apresentam taxas de escolaridade muito baixas no contexto nacional, o que torna estas particularmente baixas no contexto europeu. No caso açoriano torna-se de crucial importância saber como é que as atuais BE podem alterar este cenário de insucesso escolar e tentar compreender os “percursos do passado” (Nóvoa, 1993) no que diz respeito a esta temática emergente na região da Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE). É também nosso objetivo, com este estudo, compreender o valor que as BE têm para os seus coordenadores, e as percepções que estes têm das BE como espaços promotores de mudança e de sucesso escolar. Este trabalho tem características de um estudo exploratório, já que procede ao reconhecimento de uma dada realidade pouco ou deficientemente estudada e tenta levantar hipóteses de entendimento dessa realidade. Julgamos não existir até à data nenhum trabalho de investigação neste domínio e, se corremos o risco de tentar dar um entendimento geral de um fenómeno pouco ou nada abordado, esta investigação irá permitir desbravar terreno, como as “arroteias” que por estas terras se fizeram no século XV, deixando “adubo” para futuros investigadores. Para esta investigação adotámos uma abordagem mista: a) cariz quantitativo, com o recurso a inquéritos por questionário aos trinta e oito coordenadores de BE dos Açores, e b) cariz qualitativo, uma vez que recorremos a vários inquéritos por entrevista a um antigo coordenador de uma BE, ao ex-secretário Regional da Educação dos Açores, a duas técnicas superiores do Plano Regional de Leitura (PRL), e diretamente envolvidas na implementação da Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE), e à própria Coordenadora da RRBE. Os resultados deste estudo parecem indicar-nos que os agentes de educação envolvidos nas BE dos Açores reconhecem a importância destas, não deixando de apontar várias vertentes que deverão ser melhoradas ou corrigidas para que a sua missão possa ser alcançada com outra eficiência que a realidade açoriana exige. Constatámos ainda que os orgãos responsáveis pela sua gestão e organização estão conscientes de que existe à sua frente um longo caminho a fazer, para se concretizarem os objetivos que procuram para as suas BE, de modo a que a aprendizagem dos alunos seja efetivamente melhorada, que é, no fundo, a grande missão destes centros do conhecimento.
- A poesia no Prol : um projeto de literacia emergente em jardim-de-infânciaPublication . Gonçalves, Ana Isabel; Bastos, GlóriaO presente trabalho compreende as áreas da educação, da literatura e das artes e integra um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito de um programa de desenvolvimento da literacia emergente, o PROL. Trata-se de um programa que decorre em contexto de Jardim-de-Infância, dirigido a crianças entre os três e os cinco anos e dinamizado por um mediador. Com uma periodicidade semanal e a duração aproximada de 45 minutos, através da literatura e de outras expressões artísticas procura-se diversificar e ampliar a linguagem da criança. Pretende-se com esta investigação estudar o contributo do texto poético na promoção da literacia emergente partindo da descrição e análise de um conjunto de atividades realizadas no âmbito do referido programa. De cariz descritivo e interpretativo, o projeto de investigação-ação foi realizado segundo uma metodologia qualitativa. Para a análise, recolheram-se elementos do diário pessoal do mediador e dos inquéritos por entrevista às educadoras de infância que acompanharam o projeto. Os resultados evidenciam os benefícios da utilização do texto poético na promoção da linguagem e da comunicação da criança. A diversidade do repertório literário e a intervenção do mediador, com uma forte componente criativa e artística, contribuem para os bons resultados obtidos em poucos meses.
- Ciganos e literacia digital : estudo de caso em Reguengos de MonsarazPublication . Medinas, Carlos Boto; Magano, OlgaAs tecnologias de informação detêm atualmente um papel crucial na vida dos cidadãos na sociedade da informação. As principais atividades da vida quotidiana estão envolvidas pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), que cobrem um vasto espectro de áreas da vida pessoal e social, tornando-nos dependentes da tecnologia. No entanto, nesta sociedade, o acesso às tecnologias não é feito por todos os cidadãos de igual forma, havendo uma distinção entre os que têm acesso às TIC e os que não têm, entre os que as sabem usar e os que não sabem. Como consequência desta inacessibilidade surge um conjunto de “infoexcluídos", cuja exclusão em alguns casos se junta a outras situações de exclusão. Em Portugal, muitas pessoas ciganas acumulam a exclusão digital com outras exclusões, por exemplo, com analfabetismo ou baixos níveis de escolaridade, desqualificação profissional, desemprego, condições habitacionais precárias, segregação territorial, racismo, discriminação, etc. Cientes da importância da acessibilidade às TIC nas sociedades contemporâneas foi realizado um estudo exploratório com o objetivo de conhecer a literacia digital por parte de pessoas ciganas na cidade de Reguengos de Monsaraz. Tratando-se de uma população com pouca escolaridade e sem qualificações profissionais, como é que os ciganos de Reguengos de Monsaraz lidam com as tecnologias de informação? O estudo foi desenvolvido com recurso a técnicas de pesquisa quantitativa (inquérito por questionário aplicado a pessoas ciganas) e técnicas de pesquisa qualitativa (entrevista semiestruturada aplicada a representantes de instituições locais). Os resultados obtidos por este estudo permitem concluir que há uma grande diferenciação no acesso a equipamentos digitais entre ciganos e não ciganos e que as políticas públicas pouco têm contribuído para a promoção da literacia digital entre as pessoas ciganas ou têm pouco impacto no aumento da literacia. Neste contexto, os espaços municipais de internet são serviços que contribuem de forma muito positiva para o acesso às novas tecnologias por parte das pessoas ciganas e o alcance destes espaços pode ser potenciado com o desenvolvimento de projetos complementares de intervenção em termos de promoção de escolarização e literacia digital mais estruturados e aprofundados.
- Dinâmicas e dilemas da habitação portuguesa no séc. XXI: sustentabilidade habitacional e construção de territórios sustentáveisPublication . Marques, Ricardo André Mendonça da Silva de Martins; Abad, Carlos Pardo; Trindade, JorgeA Tese aborda a temática da habitação na sua relação com o urbanismo no âmbito dos estudos acerca da Sustentabilidade Social e Desenvolvimento – mais especificamente no que se entendem enquanto territórios sustentáveis. Tendo como objeto de investigação o território português examina as principais dinâmicas e políticas de habitação traçando comparações históricas e discursivas, atribuindo principal enfoque às diferentes políticas públicas que foram prosseguidas, assim como ao jogo de atores que interferem no entabulamento do cenário habitacional: sociedade civil, banca, empresas de construção, imobiliário, municípios e Governo Central. A análise histórica é complementada com informação de âmbito quantitativo. No sentido de um melhor entendimento do que constitui o cenário habitacional português, a análise incide sobre outras unidades territoriais, neste caso cidades, entendidas enquanto apontadores. Amadora, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa e Porto constituem o grupo de cidades abordadas, não só em termos habitacionais e urbanísticos, mas, também, nas suas dimensões demográfica e socioeconómica. Em termos metodológicos, o trabalho de campo ancora-se numa lógica tríplice que conjuga análise bibliográfica, informação quantitativa e entrevistas semiestruturadas a especialistas da temática habitacional. As dinâmicas construtivas não terem sido ponderadas atendendo aos padrões demográficos; a perpetuação de uma lógica “financeira”, ancorada, quase em exclusivo, no dinamismo do mercado; a responsabilidade direta do Estado nas políticas de crédito bancário, contribuindo para a solidificação de cultura de “posse” e de “proprietários” endividados; assim como a inexistência de instrumentos de planeamento urbano adequados às diferentes realidades geográficas e demográficas, constituem as principais conclusões deste estudo. Por último, há que realçar que, embora a temática da sustentabilidade, esteja cada vez mais presente em termos discursivos, existem perspetivas contraditórias e a ausência de um entendimento social integrado.