Browsing by Author "Moleirinho, Marina"
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- An authoring and peer reviewing activity in the Master’s Program of eLearning Pedagogy: the teacher and students’ perspectivesPublication . Silva, Paula; Spilker, Maria João; Moleirinho, Marina; Morgado, LinaThis article describes an activity that was developed in the curriculum unit of Models of Distance Education, as part of the Master program of eLearning Pedagogy, at Universidade Aberta, Portugal. The students were asked to assume the roles of author of a theme and reviewer of another. Several existing and emerging models and theories relevant to Distance Online Learning were researched and worked on, namely: Blended Learning, Connectivism, Mobile Learning, Personal Learning Environments (PLEs), Virtual Worlds and Total Online Learning. The activity was considered simultaneously complex, challenging and motivating as it gave students the opportunity to acquire knowledge on different themes, to develop the necessary skills for the collaborative and cooperative work, as well as to prepare themselves for the art of writing a scientific article.
- Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distânciaPublication . Moleirinho, Marina; Malheiro, Sofia; Morgado, LinaNovos contextos de sala de aula ao nível dos cenários de ensino superior têm vindo a metamorfosear-se, conduzindo-nos a novas realidades onde se promove uma aprendizagem cada vez mais aberta em termos de acessibilidade e de inclusão digital. É neste contexto que o ensino a distância surge como potenciador e proporcionador de novos caminhos e experiências pedagógicas diversificadas. O contexto de sala de aula virtual assume um novo design de espaço e tempo onde emergem ambientes virtuais de aprendizagem aptos a acolher qualquer estudante com e sem necessidades educativas especiais (NEE) e/ou dificuldades de aprendizagem (DA), motivando-o para uma aprendizagem autónoma e flexível considerando a gestão de espaço, de tempo respeitando os seus ritmos e estilos de aprendizagem pessoais. É certo que as inovações/adaptações tecnológicas assumem um papel central no processo. Contudo é também urgente criar, harmonizar e padronizar novas alternativas pedagógicas para que estas estejam verdadeiramente ao alcance de todos e em especial em universidades em regime totalmente online.
- Contributos para a inclusão digital dos estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior a distância : um estudo exploratórioPublication . Moleirinho, Marina; Malheiro, Sofia; Morgado, LinaConsiderando a urgência em criar trilhos de educação e ambientes online de ensino verdadeiramente acessíveis e inclusivos, torna-se essencial que esta inclusão e acessibilidade sejam uma realidade não só a todos os níveis do ensino (básico, secundário e superior) e, principalmente, tendo em conta o foco deste estudo de caso, no ensino superior a distância. O presente estudo tem como objetivos centrais conhecer as soluções/estratégias pedagógicas inclusivas desenvolvidas pelas Universidades Abertas europeias em estudo, no âmbito do atendimento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e/ou Dificuldades de Aprendizagem (DA), ou seja, com recurso às tecnologias mediadoras do ensino nestas instituições universitárias de ensino a distância (Universidades Abertas) e contribuir para a construção de propostas de apoio passíveis de serem integradas no Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta portuguesa, constituindo-se como Universidade Aberta europeia inclusiva. A diferença e o direito a ser diferente é algo que nos complementa e nos une por um ensino melhor, por uma sociedade completa e por um mundo mais enriquecedor. É, pois, essencial (re)pensar, problematizar e readaptar estratégias em termos de DA e/ou NEE para que a educação e o binómio ensinar e aprender seja realmente acessível, inclusivo e conquistado com sucesso (Correia, 2004). Este estudo, ainda de natureza exploratória com cariz qualitativo/quantitativo, tem como objetivo dar o seu contributo para que as instituições "Universidades Abertas" se constituam como verdadeiramente inclusivas e o ensino online possa ser acessível, inclusivo e verdadeiramente revestido de um sucesso real e concreto para TODOS. Numa primeira fase efetuou-se um primeiro questionário a diversas Universidades Abertas europeias, e numa segunda fase, estudou-se o caso da Universidade Aberta portuguesa através dum segundo questionário destinado aos estudantes com NEE e/ou DA. Em seguida entrevistou-se a coordenadora do Projeto Acessibilidades e, por fim, analisou-se as intervenções dos estudantes com NEE e/ou DA através da análise de conteúdo do fórum do Projeto Acessibilidades. Com este estudo não se pretendem apresentar conclusões definitivas, mas contribuir para novas pesquisas e novas estratégias preocupadas com uma postura e uma posição de inclusão digital no EaD.
- Estratégias e práticas duma abordagem digital inclusiva em universidades abertas europeias: estudo exploratórioPublication . Moleirinho, Marina; Silva, Sofia Malheiro da; Morgado, LinaO objetivo principal deste estudo é conhecer as soluções/estratégias pedagógicas inclusivas desenvolvidas por um conjunto de Universidades Abertas europeias, no âmbito do atendimento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e/ou Dificuldades de Aprendizagem (DA) nestas instituições universitárias de ensino a distância. O estudo tem um carácter exploratório e tem cariz qualitativo/quantitativo. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de estratégias de inclusão nas universidades abertas.