Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
artigo | 92.44 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Novos contextos de sala de aula ao nível dos cenários de ensino superior têm vindo a metamorfosear-se, conduzindo-nos a novas realidades onde se promove uma aprendizagem cada vez mais aberta em termos de acessibilidade e de inclusão digital. É neste contexto que o ensino a distância surge como potenciador e proporcionador de novos caminhos e experiências pedagógicas diversificadas. O contexto de sala de aula virtual assume um novo design de espaço e tempo onde emergem ambientes virtuais de aprendizagem
aptos a acolher qualquer estudante com e sem necessidades educativas especiais (NEE) e/ou dificuldades de aprendizagem (DA), motivando-o para uma aprendizagem autónoma e flexível considerando a gestão de espaço, de tempo respeitando os seus ritmos e estilos de aprendizagem pessoais. É certo que as inovações/adaptações tecnológicas assumem um papel central no processo. Contudo é também urgente criar, harmonizar e padronizar novas alternativas pedagógicas para que estas estejam verdadeiramente ao alcance de todos e em especial em universidades em regime totalmente online.
Description
Congresso realizado na Universidade de Lisboa, de 17-19 de Abril de 2013
Keywords
Ensino a distância Acessibilidades Necessidades educativas especiais Inclusão digital Ambiente virtual de aprendizagem
Citation
Moleirinho, Marina; Malheiro, Sofia; Morgado, Lina - Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva : o caso das universidades de ensino a distância. In In Congresso Internacional sobre Qualidade e Acessibilidade da Formação Virtual, 4, Lisboa, 2013 - "Para uma formação virtual acessível e de qualidade [Em linha] : actas". Editado por A. M.Teixeira, L. Bengochea, J. Hilera. Lisboa : Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013. ISBN 978-989-8553-18-8. p. 237-244
Publisher
Publicações Faculdades de Letras Universidade de Lisboa