Publication
Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distância
dc.contributor.author | Moleirinho, Marina | |
dc.contributor.author | Malheiro, Sofia | |
dc.contributor.author | Morgado, Lina | |
dc.date.accessioned | 2016-03-20T15:49:05Z | |
dc.date.available | 2016-03-20T15:49:05Z | |
dc.date.issued | 2013-04 | |
dc.description | Congresso realizado na Universidade de Lisboa, de 17-19 de Abril de 2013 | pt_PT |
dc.description.abstract | Novos contextos de sala de aula ao nível dos cenários de ensino superior têm vindo a metamorfosear-se, conduzindo-nos a novas realidades onde se promove uma aprendizagem cada vez mais aberta em termos de acessibilidade e de inclusão digital. É neste contexto que o ensino a distância surge como potenciador e proporcionador de novos caminhos e experiências pedagógicas diversificadas. O contexto de sala de aula virtual assume um novo design de espaço e tempo onde emergem ambientes virtuais de aprendizagem aptos a acolher qualquer estudante com e sem necessidades educativas especiais (NEE) e/ou dificuldades de aprendizagem (DA), motivando-o para uma aprendizagem autónoma e flexível considerando a gestão de espaço, de tempo respeitando os seus ritmos e estilos de aprendizagem pessoais. É certo que as inovações/adaptações tecnológicas assumem um papel central no processo. Contudo é também urgente criar, harmonizar e padronizar novas alternativas pedagógicas para que estas estejam verdadeiramente ao alcance de todos e em especial em universidades em regime totalmente online. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Moleirinho, Marina; Malheiro, Sofia; Morgado, Lina - Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva : o caso das universidades de ensino a distância. In In Congresso Internacional sobre Qualidade e Acessibilidade da Formação Virtual, 4, Lisboa, 2013 - "Para uma formação virtual acessível e de qualidade [Em linha] : actas". Editado por A. M.Teixeira, L. Bengochea, J. Hilera. Lisboa : Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013. ISBN 978-989-8553-18-8. p. 237-244 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8553-18-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/5060 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Publicações Faculdades de Letras Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino a distância | pt_PT |
dc.subject | Acessibilidades | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Inclusão digital | pt_PT |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distância | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 244 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 237 | pt_PT |
oaire.citation.title | Actas do IV Congresso Internacional sobre Qualidade e Acessibilidade da Formação Virtual. Para uma Formação virtual Acessível e de Qualidade | pt_PT |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | Lina | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-8D7A-8A82 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4973-6727 | |
person.identifier.rid | D-3122-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55980016200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- moleirinho_malheiro_morgado_acessibilid_universidad_abertas_europeias2013vf.pdf
- Size:
- 92.44 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- artigo
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: