Repository logo
 
Publication

Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distância

dc.contributor.authorMoleirinho, Marina
dc.contributor.authorMalheiro, Sofia
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2016-03-20T15:49:05Z
dc.date.available2016-03-20T15:49:05Z
dc.date.issued2013-04
dc.descriptionCongresso realizado na Universidade de Lisboa, de 17-19 de Abril de 2013pt_PT
dc.description.abstractNovos contextos de sala de aula ao nível dos cenários de ensino superior têm vindo a metamorfosear-se, conduzindo-nos a novas realidades onde se promove uma aprendizagem cada vez mais aberta em termos de acessibilidade e de inclusão digital. É neste contexto que o ensino a distância surge como potenciador e proporcionador de novos caminhos e experiências pedagógicas diversificadas. O contexto de sala de aula virtual assume um novo design de espaço e tempo onde emergem ambientes virtuais de aprendizagem aptos a acolher qualquer estudante com e sem necessidades educativas especiais (NEE) e/ou dificuldades de aprendizagem (DA), motivando-o para uma aprendizagem autónoma e flexível considerando a gestão de espaço, de tempo respeitando os seus ritmos e estilos de aprendizagem pessoais. É certo que as inovações/adaptações tecnológicas assumem um papel central no processo. Contudo é também urgente criar, harmonizar e padronizar novas alternativas pedagógicas para que estas estejam verdadeiramente ao alcance de todos e em especial em universidades em regime totalmente online.pt_PT
dc.identifier.citationMoleirinho, Marina; Malheiro, Sofia; Morgado, Lina - Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva : o caso das universidades de ensino a distância. In In Congresso Internacional sobre Qualidade e Acessibilidade da Formação Virtual, 4, Lisboa, 2013 - "Para uma formação virtual acessível e de qualidade [Em linha] : actas". Editado por A. M.Teixeira, L. Bengochea, J. Hilera. Lisboa : Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013. ISBN 978-989-8553-18-8. p. 237-244pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8553-18-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5060
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPublicações Faculdades de Letras Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectAcessibilidadespt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectInclusão digitalpt_PT
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_PT
dc.titleContributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distânciapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage244pt_PT
oaire.citation.startPage237pt_PT
oaire.citation.titleActas do IV Congresso Internacional sobre Qualidade e Acessibilidade da Formação Virtual. Para uma Formação virtual Acessível e de Qualidadept_PT
person.familyNameMorgado
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
moleirinho_malheiro_morgado_acessibilid_universidad_abertas_europeias2013vf.pdf
Size:
92.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: