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- Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distânciaPublication . Moleirinho, Marina; Malheiro, Sofia; Morgado, LinaNovos contextos de sala de aula ao nível dos cenários de ensino superior têm vindo a metamorfosear-se, conduzindo-nos a novas realidades onde se promove uma aprendizagem cada vez mais aberta em termos de acessibilidade e de inclusão digital. É neste contexto que o ensino a distância surge como potenciador e proporcionador de novos caminhos e experiências pedagógicas diversificadas. O contexto de sala de aula virtual assume um novo design de espaço e tempo onde emergem ambientes virtuais de aprendizagem aptos a acolher qualquer estudante com e sem necessidades educativas especiais (NEE) e/ou dificuldades de aprendizagem (DA), motivando-o para uma aprendizagem autónoma e flexível considerando a gestão de espaço, de tempo respeitando os seus ritmos e estilos de aprendizagem pessoais. É certo que as inovações/adaptações tecnológicas assumem um papel central no processo. Contudo é também urgente criar, harmonizar e padronizar novas alternativas pedagógicas para que estas estejam verdadeiramente ao alcance de todos e em especial em universidades em regime totalmente online.
- Os suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência do Governo do Estado de São Paulo, BrasilPublication . Tavares-Silva, Tania; Dias, Paulo; Valente, José ArmandoEste artigo apresenta os quatro suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: a criação de um curso, na abordagem broadcast, contextualizado e significativo; a mediação técnica e pedagógica; participantes responsáveis e envolvidos; e a aprendizagem continuada. Criada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo e Escola de Governo e Administração Pública, instituições vinculadas à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo (Brasil), a comunidade virtual de aprendizagem foi utilizada como recurso para capacitação on-line de servidores públicos. Dessa experiência singular, verificou-se que um dos elementos estratégicos dos setores público e privado está no domínio de saber trabalhar em comunidades, como uma alternativa de aproveitar e aglutinar o aprendizado dos envolvidos. As interações sociais virtuais têm o poder de construir, por meio do compartilhamento das informações e das experiências de seus membros, soluções inovadoras para a sociedade como um todo.
- Networked curricula in open and distance education in Europe : the importance of legal and quality assurance aspectsPublication . Morgado, Lina; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Pereira, AldaThe aim of this paper is to present the importance of legal and quality assurance aspects when setting open and distance learning (ODE) networked curricula in higher education, highlighting the main steps to take and decisions to make about those aspects. This work is being developed within an Erasmus project - Networked Curricula (NETCU) where guidelines are being developed to set an open and distance networked curricula.
- Perspectiva histórico-contemporânea da educação física em Portugal: a formação profissional docentePublication . Moreira, J. AntónioNesta obra procura-se analisar, numa perspetiva histórico-sociológica, o percurso, feito de ensaios, de indefinições, de subalternidades e de procura de afirmação, da educação física em Portugal durante o século XX. Sistematizando os primeiros projetos realizados em Portugal nesta área e procurando compreender como é que a educação física foi, paulatinamente, construindo uma identidade que se materializa, actualmente, numa grande riqueza interna com objeto (s) e método (s) bem definido (s) o autor termina com uma interrogação relativamente ao rumo da educação física em Portugal no início deste novo século.
- Intervenção preventiva em espaços recreativos noturnosPublication . Henriques, SusanaA presente comunicação procura refletir e discutir algumas estratégias de intervenção preventiva de consumos abusivos de substâncias psicoativas em espaços recreativos noturnos.
- A promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemáticaPublication . Silva, Carla; Moreira, J. AntónioPoderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de matemática. Participaram na investigação 114 alunos do 5.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-‐ Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.
- Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informalPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria JoãoNo presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. Já hoje ferramentas e serviços da Web 2.0 permitem a personalização do próprio ambiente, como também a criação e partilha de conteúdos por partes dos utilizadores-aprendentes. Sustentam e fomentam a participação, a colaboração e a cooperação, em áreas de interesse comum, derrubando fronteiras antes não ultrapassáveis entre a aprendizagem formal, não formal e informal. Neste enquadramento procede-se a análise dos ambientes de aprendizagem em suas novas perspetivas e a educação informal em suas diretrizes didático-pedagógicas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre os processos pedagógicos emergentes dos ambientes de aprendizagem online sob a perspetiva da educação informal e aberta.
- Os jovens, a escola e a sociedade, “aqui e lá” na Europa e “lá e aqui” no MagrebePublication . Cunha, AlbinoPara além dos contextos diferenciados, quer em termos socioeconómicos, quer em termos socioculturais, os jovens do lado ocidental da Europa mediterrânica e do lado do Magrebe partilham, afinal, algo em comum. E estão, assim, mais próximos. Quanto aos contextos diferenciados, estes, de certa forma, acabam por convergir em alguns pontos, particularmente, quando vivemos um processo globalizador. Um processo que, procurando não ser tanto uniformizador, mas mais unificador, procura sublinhar o que é diverso
- Caracterização das queixas e reclamações relativas ao setor alimentar da Região Autónoma da Madeira : perspetiva do consumidorPublication . Delgado, Pedro; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelOs consumidores que se sintam insatisfeitos com os serviços ou com os produtos, ou ainda que considerem que determinada situação não está conforme a legislação, podem apresentar uma queixa ou reclamação, recorrendo a vias institucionais e estabelecidas legalmente. O presente estudo pretendeu traçar um perfil demográfico do consumidor queixoso/reclamante na esfera agroalimentar, na Região Autónoma da Madeira (RAM), avaliando igualmente os motivos apontados na apresentação das queixas e reclamações e a natureza das infrações detetadas aquando dos atos inspetivos. Para o efeito, foram aplicados questionários às queixas e reclamações apresentadas e/ou remetidas para a Inspeção Regional das Atividades Económicas, da Madeira, durante o triénio, 2006-2008. De igual modo, foram aplicados questionários aos processos motivados por essas queixas e reclamações, bem como, àqueles que resultaram de ações diretas ou outras. No total, foram preenchidos 2.033 questionários. Procedeu-se à organização e síntese dos resultados por recurso a estatísticas, tabelas de frequências e diversas representações gráficas. Na comparação entre queixas e reclamações recorreu-se ao teste do qui-quadrado, com 95 % de confiança. Dos resultados obtidos, concluiu-se que os consumidores que apresentaram uma queixa, 55,8 % eram do sexo masculino, maioritariamente de nacionalidade Portuguesa, casados e residentes na RAM, tratando-se essencialmente de pessoas ativas, com morada profissional na RAM. Por sua vez, concluiu-se que os consumidores que apresentaram uma reclamação, 50,3 % eram do sexo feminino, na sua quase totalidade de nacionalidade Portuguesa e apresentavam uma morada na RAM. Concluiu-se, ainda, que no caso das queixas, os consumidores apontaram como principal motivo de preocupação, no âmbito das infrações, as condições de asseio e higiene dos estabelecimentos e, no caso das reclamações, a suspeita de impropriedade para consumo dos géneros alimentícios. Por fim, concluiu-se que a infração por falta de asseio e higiene corresponde à infração mais coincidente entre os motivos de queixa/reclamação e os processos instaurados aquando da fiscalização ao estabelecimento.