Browsing by Author "Henriques, Susana"
Now showing 1 - 10 of 199
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação do Communities That Care Youth Survey para Portugal: um estudo pilotoPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelO questionário Communities That Care Youth Survey (CTCYS) avalia fatores de risco e de proteção, prevendo uma série de problemas de saúde comportamentais, incluindo uso de substâncias psicoativas, violência e delinquência em jovens e adolescentes. Em 2022, o CTCYS foi adaptado para Portugal, incorporando fatores de risco e proteção, associados ao uso de substâncias psicoativas, comportamento antissocial e problemas de saúde mental em quatro dimensões: comunidade, família, escola e indivíduo-pares. O presente estudo investigou as propriedades psicométricas e a aplicabilidade do CTCYS em Portugal. O processo de adaptação envolveu a tradução e o refinamento do US CTCYS complementado de discussões em grupos focais com alunos e especialistas. Realizou-se ainda um pré-teste num dos municípios da Região Autónoma dos Açores (RAA) no sentido de aferir a consistência interna do instrumento. Os resultados indicam que a estrutura do CTCYS adaptado a Portugal capta amplamente os principais fatores de risco e proteção considerados. A versão final foi aplicada a 1218 alunos a da RAA e foi realizada nova análise de confiabilidade e validade dos constructos visando a verificação da confiabilidade dos resultados da pesquisa. De modo geral, a os resultados mostraram-se promissores. Neste artigo apresentamos a análise dos resultados que identificam maiores efeitos para o consumo de substâncias psicoativas nos jovens da RAA. O uso dos resultados do CTCYS na identificação dos fatores de risco mais proeminentes para o consumo de substâncias em adolescentes, demonstra o potencial desta ferramenta para orientação de intervenções comunitárias de prevenção.
- Advancing prevention training with the EUPC in Portugal: turning challenges into achievementsPublication . Henriques, Susana; Silva, Natacha Torres da; Burkhart, Gregor; Sousa, Leonardo; Bettencourt, CarmenBackground: Portugal has one of the most decriminalised legal frameworks regarding narcotic and psychotropic substance use. However, specialized prevention training for decision-makers (DOP) and frontline professionals remains scarce. The European Prevention Curriculum (EUPC) was designed to bridge this gap, but its implementation in Portugal has been hindered by several obstacles, including the absence of a national coordinating body, the lack of formal requirement for EUPC trainings qualification, and the limited sharing of translated training materials. Methods: Two key milestones have supported the implementation of the EUPC in Portugal: (1) In 2022, four independent professionals completed the EMCDDA’s Training of Trainers (ToT) program, becoming national trainers and setting the groundwork for further training initiatives; (2) The Frontline Politeia project in Portugal identified critical gaps in prevention training and strategies. The impact of the new trainings with newly translated materials is being assessed through pre- and post-training evaluations using descriptive statistics, as well as content analysis of focus groups conducted at least six months after the training for DOPs and at least three months after those for frontline professionals. Results: The training highlighted the distinction between evidence-based prevention competencies and expertise from personal experience. Pre- and post-training assessments demonstrated significant knowledge improvement and reinforced the importance of evidence-based decision-making. However, the DOPs reported several challenges: the absence of a comprehensive and supportive national prevention framework, limited funding, a lack of rigorous evaluation requirements for prevention funding, and insufficient time for discussion and practical exercises during the EUPC trainings. Discussion: The EUPC implementation in Portugal reinforced the urgent need to integrate scientific research with practical expertise in line with other research findings in Europe, which highlight the persistent underutilization of evidence-based prevention strategies. To address these challenges, initiatives such as blended learning for youth and health professionals, expanded training for teachers, law enforcement and youth workers, and the EUPC Frontline micro-credential program are currently being implemented and tested. The presentation will propose elements to make EUPC trainings more tailored, accessible and relevant for key stakeholder in order to promote a sustainable and effective prevention system in Portugal.
- Alcohol consumption and night-time leisure among brasilian studentsPublication . Freitas, Heloisa; Henriques, Susana; Uvinha, Ricardo R.; Lusby, Carolin; Romera, LianaRecreational drug use is recognized by the World Health Organization as the consumption of alcoholic beverages, carried out by a portion of youth during leisure contexts. This research aimed at knowing the types of recreational drug use of a population of young Brazilian university students. This is an exploratory and quantitative research, developed through an anonymous and semi-structured questionnaire. The sample consisted of 217 university students, aged 18 to 24 from a public university in the city of Vitoria- Brazil. The results showed that the recreational uses of substances occur mostly during leisure time. Such scenarios represent, for these young people, the possibility of rupture with daily life and the adult universe, characterized by the imposition of rules. For a young group, night-time leisure represents an important context of sociability and alcohol consumption. Among those surveyed, 63.6% consumed alcoholic beverages at night outings and 45.1% almost every weekend. Regarding the pattern of use, 49% consume binge drinking, especially when drinking in informal spaces such as streets and squares due to the lower regulatory control. The results corroborate that alcohol consumption is related to leisure agendas and address issues such as autonomous expression of identities and lifestyles in contemporary society.
- Alterações geradas pela avaliação externa de escolas: estudo de casoPublication . Tomás, Ana; Henriques, Susana; Abelha, MartaAvaliar a organização escolar de forma sistemática é um procedimento relativamente recente que procura garantir a qualidade de todo o sistema educativo, capacitando-o para dar resposta a uma sociedade em constante transformação. O presente texto integra-se no âmbito do mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta. O trabalho aqui apresentado foi tido como ponto de partida para uma investigação mais profunda em curso, centrada na avaliação externa de escolas e na sua relação com a autoavaliação de um agrupamento de escolas do Algarve. Enquadrado no paradigma qualitativo, e realizando uma análise exploratória da informação disponível nas páginas das escolas do Algarve acessíveis na internet, foi definido como objetivo analisar a informação sobre a autoavaliação aí disponível. A presente investigação permitiu elencar um conjunto de informações que são divulgadas pelas escolas nas suas páginas web. No entanto, de acordo com a análise às referidas páginas, dos 40 agrupamentos de escolas do Algarve, a divulgação dos procedimentos de autoavaliação revela-se incompleta ou inexistente, na maior parte dos casos. Os resultados surpreendem na medida em que trata de procedimentos, os de autoavaliação e de avaliação externa de escolas, que se encontram regulamentados há mais de vinte anos, desde a publicação da Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro.
- AmostragemPublication . Henriques, Susana
- Análise de conteúdoPublication . Henriques, Susana
- Uma análise sobre as políticas públicas e os mercados das Novas Substâncias Psicoativas (NSP)Publication . Henriques, Susana; Guerreiro, Maria das Dores; Silva, Joana PaulaO presente texto retrata, contextualiza e discute o fenómeno das novas substâncias psicoativas. Dá especial enfoque à realidade portuguesa e destaca as políticas públicas, os mercados e contextos, embora fazendo o seu enquadramento em termos europeus e internacionais, já que se trata de uma problemática global. As Novas Substâncias Psicoativas (NSP) são um fenómeno emergente que consiste no aparecimento ou reaparecimento no mercado de um conjunto de substâncias que, de acordo com a sua composição química, formas de uso e meios de aquisição, se assemelham às drogas convencionais, mas com novas particularidades. A sua grande variedade e rápida transformação configuram dificuldades de identificação e delimitação legal e conceptual. Devido a estas características tais substâncias não se encontram referenciadas nas tabelas dos organismos oficiais internacionais. E daqui resulta que não tenham estatuto de ilegais (nem de legais), apesar de serem potencialmente perigosas em termos de saúde pública e, por isso, tenham vindo a merecer atenção social, em termos de políticas públicas e também da comunidade científica. Começa-se por enquadrar o fenómeno das NSP em termos das políticas públicas a nível nacional e dos organismos europeus (EMCDDA) e internacionais (UNODC) com responsabilidades sobre este campo. Procura-se, de seguida problematizar a delimitação conceptual das novas substâncias psicoativas, destacando as dificuldades associadas a tal exercício. Num terceiro ponto abordam-se os mercados das NSP, com destaque para o papel da dimensão virtual potenciada pela expansão das tecnologias digitais e da internet. As conclusões apontam para a necessidade de mais investigação com impacto nas políticas públicas e nas estratégias de intervenção, tornando-se mais focadas, designadamente ao nível da prevenção. Este texto constitui um contributo para a definição e evolução do enquadramento legal do fenómeno das novas substâncias psicoativas.
- Assessing digital and Info-communication competencies in higher education: a blended approach for e-Learning environmentsPublication . Henriques, Susana; Correia, Joana Duarte ; Carvalho, João Vidal; Abreu, António; Silva, Manuel; Costa, Eusébio Ferreira da; Costa, José Alfredo Ferreira daIn an era increasingly shaped by information and communication technologies, assessing digital and info-communication competencies among students has become a focal point for academic and institutional initiatives. Various projects, both within and outside Academia, have sought to classify students’ competencies at different levels, often relying on standardized tests and self-assessment questionnaires. However, as technological advancements rapidly evolve, universities face mounting pressure to align educational strategies with high levels of digital and info-communication proficiency and with the competitive demands of the labor market. It is, therefore, important to study these assessment tools further. Blended assessment methods, combining practical tests with self-perception questionnaires, offer a more nuanced evaluation of students’ digital competencies. By integrating objective skills assessments with self-reported proficiency, this approach captures a broader spectrum of abilities, recognizing the influence of diverse teaching models, students’ academic backgrounds, prior digital exposure, and access to technological resources. This is particularly relevant in distance higher education, where continuous engagement in virtual learning environments provides ongoing opportunities for monitoring digital and info-communication competencies development. Despite growing academic interest in this field, empirical research on digital and info-communication competencies in Portuguese higher education, particularly in e-learning contexts, remains limited. This paper presents the development of a digital literacy test and a questionnaire designed to assess students’ digital and info-communication practices. These instruments were created as part of the ongoing research project Digital and Infocommunicational Competencies in Virtual Learning Environments: Practices in e-Learning Curricular Units in Portuguese Higher Education.
- Atas : I Jornadas Internacionais Online : educação, tecnologias e inovaçãoPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Behar, Patricia AlejandraAs Atas das Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação tem como objetivo dar a conhecer os resumos das comunicações apresentadas nas Jornadas. Esse encontro científico online organizado pelo Projeto (Processos de Educação Tecnologias e Inovação) PETI teve a colaboração do Laboratório de Educação a Distância e Elearning e do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. As jornadas tiveram lugar na Plataforma Moodle da Universidade Aberta nos dias 5 a 10 de maio de 2014. Essa publicação foi pensada em formato web de forma a proporcionar uma maior visibilidade e acessibilidade aos conteúdos científicos abordados pelos participantes das jornadas, oriundos de vários países tanto europeus como americanos. As comunicações das jornadas foram realizadas em dois idiomas o português e o castelhano e são oriundas das investigações de mestrados e doutoramentos já finalizados. Tanto em Portugal na Universidade Aberta como em Espanha Na Universidade de Oviedo e na Universidad Nacional de Educación a Distancia.
- Atas I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede (CODIRE) - Resumos alargadosPublication . Costa, Adelaide Millán; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Relvão; Moreira, J. António; Negas, Mário Carrilho; Henriques, SusanaO presente Livro de Atas integra textos referentes a comunicações realizados no âmbito do I Seminário Internacional de Comunidades Digitais em Rede – I CODIRE. Este encontro científico online organizado pela Universidade Aberta, teve o apoio da Unidade Móvel de Centro Locais de Aprendizagem e dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta. O seminário teve lugar na Plataforma Moodle da Universidade Aberta, entre os dias 22 e 24 de outubro/2018. Esta publicação foi pensada em formato web de forma a proporcionar uma maior visibilidade e acessibilidade aos conteúdos científicos abordados pelos participantes do seminário, oriundos de vários países tanto europeus como americanos. Os artigos foram realizados em dois idiomas: o português e o castelhano.
