Browsing by Author "Dias, Paulo"
Now showing 1 - 10 of 125
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens pedagógicas para ambientes onlinePublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, PauloAs tecnologias suportadas pela Web podem constituir recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, cuja utilização e contextualização exige a definição e implementação de metodologias pedagógicas que contribuam para que as potencialidades dessas tecnologias possam ser úteis quer para os professores quer para os alunos, procurando conseguir transformar a informação em conhecimento, com a maior facilidade possível e no menor período de tempo. Embora as metodologias de implementação da educação online ainda tenham um largo espaço para crescer e se desenvolverem, salienta-se, com agrado, o reconhecimento do elevado número de investigadores envolvidos neste tema. Neste artigo salientam-se como tópicos de reflexão acerca das abordagens pedagógicas para ambientes de aprendizagem online, uma contextualização dos ambientes de aprendizagem online, apresentando-se, também, tópicos associados às metáforas de aprendizagem, designadas por metáfora da aquisição, metáfora da participação e metáfora criação do conhecimento, bem como referência às abordagens pedagógicas de Duart & Sangrà e à de Terry Anderson, com a perspectiva de contribuir para a fundamentação da educação online tornando-a cada vez mais desejada pelas pessoas, cuja utilidade pode ser essencial para que a formação e a educação ocorram de forma efectiva ao longo das suas vidas.
- Am I willing to relate online? a comprehensive understand of e-learningPublication . Sousa, Sónia; Lamas, David; Dias, PauloMajor contributions of the work are towards a comprehensive understanding of the influence of trust in an e-learning context. This paper aims to eliciting potential effects of trust in efforts in communicate, share and interact online leaning contexts. It intends first to provide a contextualization on this research rationale and background that lead to a preliminary exploratory model of model of trust which describes insights on users predisposition to interact online and their trust beliefs. Ending by setting a sort of considerations on the potential of some trust components in influencing people's willingness to interact, be creative and constructing their knowledge in virtual spaces.
- Ambientes de aprendizagem na web: uma experiência com fóruns de discussãoPublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo; Almeida, ConceiçãoA criação de ambientes educativos nos quais a aprendizagem possa ser promovida de forma activa e colaborativa, assentes na interacção entre os intervenientes directos na educação e a sociedade em geral, continua a ser um objectivo a perseguir por cada educador. Como sugere Figueiredo (2000), a aprendizagem deve acontecer no contexto de actividades e de interacções ricas, dentro de ambientes sociais culturalmente ricos proporcionados pela utilização das tecnologias suportadas pela web. Nesta comunicação apresentam-se algumas reflexões sobre as contribuições da web na implementação e enriquecimento de contextos educativos. Neste sentido, promoveu-se no contexto formal de ensino e aprendizagem a utilização de fóruns de discussão na web, aos quais se faz referência, salientando-se uma experiência com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na qualidade de alunos de um Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica.
- Analysis of hypermedia browsing processes in order to reduce disorientationPublication . Sousa, Ana Paula; Dias, Paulo
- Aplicação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva no desenvolvimento de produtos hipertextoPublication . Carvalho, Ana Amélia; Dias, Paulo
- Aprender em ambiente virtualPublication . Dias, Paulo
- Aprendizagem (in)formal na web socialPublication . Dias, Paulo; Osório, António
- Aprendizagem colaborativa em ambientes baseados na webPublication . Almeida, Conceição; Dias, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, LuísaNesta comunicação apresentam-se algumas reflexões sobre a contribuição das tecnologias de informação para a criação e o enriquecimento de ambientes de aprendizagem que facilitem e promovam a aprendizagem de uma forma activa e colaborativa. Faz-se referência a uma experiência com alunos do 3º ciclo desenvolvida num ambiente baseado na web, no qual foi utilizado um programa de chat com o objectivo de promover a aprendizagem através da interacção comunicacional entre os alunos. Salientam-se exemplos do tipo de comunicação entre os alunos, bem como opiniões destes acerca da utilização do chat durante as aulas.
- Atitudes dos professores do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico face às tecnologias e sua utilização na sala de aulaPublication . Machado, Maria José; Dias, Paulo