Browsing by Author "Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Envolvimento do estudante no ensino a distância: criação dum cenário de agregação LMS e rede socialPublication . Messias, Inês; Morgado, Lina; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraA Web 2.0, que faz já parte do nosso dia-a-dia, está a tornar-se também parte da Educação, que por seu lado está a tornar-se mais personalizada, com abordagens focadas no conhecimento, socialmente ligada e envolvente de modo a incluir, tanto os chamados nativos digitais, como os imigrantes digitais [1]. De acordo com Siemens [2] a aprendizagem atual depende da conetividade entre indivíduos e tende a diluir as fronteiras entre a aprendizagem formal e informal. O estudo9 pretende compreender como é que a agregação duma plataforma informal (Facebook) como complemento duma plataforma formal (Moodle), poderá contribuir para um maior envolvimento dos estudantes de ensino superior e, medir o impacto que estas podem ter no processo de aquisição de conhecimento. Integrado no contexto do Ensino Superior, o estudo centra-se nos níveis de envolvimento do estudante e na frequência e qualidade da sua participação em Fóruns, sendo os seus participantes, docentes e estudantes deste nível de ensino. Uma vez que é objetivo do estudo compreender de que forma a interação e a colaboração contribuem para o envolvimento dos estudantes em contextos híbridos de elearning foi adotado como quadro teórico a Activity Theory, sendo que a abordagem metodológica escolhida é de natureza mista, com recurso a ferramentas de Social Network Analysis (SNA)
- Intercompreensão: do espaço aula ao ciberespaçoPublication . Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara; Marques, Maria Emília Ricardo; Guimarães, NunoO trabalho que apresentamos, "Intercompreensão: do espaço aula ao ciberespaço", inscreve-se na área de investigação Comunicação Educacional Multimédia/Tecnologia e Pedagogia dos Discursos Mediatizados e teve como principal finalidade implementar, observar e analisar três experiências situadas em três "espaços" diferentes: na aula ("a, b, c do multimédia"); na aula - ciberespaço ("Projecto de Conver'gência Interactiva Internacional"); e no ciberespaço (grupo de discussão"A intercompreensão no ciberespaço"). Realizámos estas experiências com os aprendentes da formação inicial de Professores (Curso de Professores de 2° Ciclo do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica) na disciplina semestral de Técnicas da Comunicação Audiovisual. Partimos de algumas questões relacionadas com a planificação, utilização, integração, avaliação e reformulação de suportes mediatizados. Na primeira parte, introduzimos o tema"Aprendizagem ao longo da vida: raízes". Em três capítulos: "Sociedade do Conhecimento: desafios"; "A escola e as mudanças"; "Intercompreensão e ambientes didácticos", procurámos definir os conceitos-chave que estiveram na base dos projectos e que nos permitiram construir instrumentos de validação dos mesmos. Na segunda parte, estudámos a "Comunicação educacional: elos, interacções" em três dimensões: comunicação e educação; comunicação e tecnologias de informação; comunicação e comunicação educacional: actores e projectos. Na terceira parte, descrevemos os três projectos situados ao longo do tempo: "Multimédia: um argumento"; "Um projecto: Convergência Interactiva Internacional"; "Um grupo de discussão: A Intercompreensão no Ciberespaço". Na quarta parte, problematizámos as questões articulando-as com as competências definidas por Perrenoud (1999) e recorrendo, para as discutir, não só aos conceitos-chave desenvolvidos na 1ª e 2ª fases e sintetizados no final dos capítulos que compõem o trabalho, como aos resultados obtidos nos instrumentos de avaliação. Concluímos que os aprendentes valorizaram de forma diferente os suportes mediatizados, optando pelo CD-ROM e pela Internet em detrimento da videoconferência. Referiram como "muitíssimo importante" a dimensão afectiva que envolve o trabalho colaborativo dos multimédias e manifestaram grande interesse em continuar a participar em outros espaços de.aprendizagem. Os dados analisados nestes três projectos comprovam que a integração das TIC representaram, para o aprendente de TCAV, um conjunto de potencialidades pedagógicas, individuais, sociais e tecnológicas na construção e reconstrução de meios e materiais de ensino: 1. Os alunos conceberam informação num formato multimodal através da integração na Prática Pedagógica de formatos lineares e não lineares de informação e de comunicação; 2. Os alunos foram colocados numa situação de construtores de saberes, a "refazer" em produtos hipermédias; 3. Os alunos adquiriram conteúdos e ferramentas, não só para procurarem, mas também para construírem e analisarem discursos digitais; 4. Os alunos problematizaram a investigação inerente a diferentes contextos de aprendizagem.
- Os media e a aprendizagem: o papel do apresentadorPublication . Tavares, Clara Ferrão; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara; Antunes, Ana Paula; Caixeiro, Vanda; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana PaulaO papel do apresentador como imagem de marca dos canais televisivos. A função do apresentador: mediador entre os documentos e o público, os outros jornalistas, os especialistas, etc. A visão que o apresentador tem de si próprio e o paralelismo com os professores. Participação de José Carlos Castro, de Henrique Garcia, de José Alberto Carvalho, de Ana Lourenço, de José Rodrigues dos Santos e de Diana Andringa, apresentadores e jornalistas.
- Os media e a aprendizagem: o telejornalPublication . Tavares, Clara Ferrão; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara; Antunes, Ana Paula; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana Paula; Caixeiro, VandaO Telejornal como dispositivo de comunicação e a sua utilização na sala de aula. Análise de um genérico de Telejornal e duma emissão de Telejornal dos quatro canais.
- Provas de Agregação em Educação a Distância e Elearning: lição, relatório e curriculumPublication . Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara
- Students' engagement in distance learning: creating a scenario with LMS and social network aggregationPublication . Messias, Inês; Morgado, Lina; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraAlready a part of our daily lives, Web 2.0 is becoming also a part of Education, as it evolves to accompany society, education is becoming more personal, and with a focus on knowledge, reflection, social connection and engagement, as to include both digital natives and immigrants [1]. According to Siemens [2] today's learning depends on connectivity among individuals and it tends to dissolve frontiers between formal and informal learning. This paper presents a study1, that aims to comprehend how an informal platform (such as Facebook) while complement of a formal platform (such as Moodle) can contribute to a greater engagement by the Higher Education level students', as well as to measure the impact these tools can have on the knowledge acquisition process. Embedded on the Higher Education context, the study is centred in the levels of the students' engagement and on the frequency and quality of their contributions in Forums, being its participants, lecturers and students of this level of education. Since it is objective of the study to understand how interaction and collaboration contribute to students' involvement in elearning hybrid contexts the adopted theoretical framework is the Activity Theory, and the methodological approach chosen is of a mixed nature, using Social Network Analysis tools (SNA).