Ciências da Informação / Information Sciences
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Browsing Ciências da Informação / Information Sciences by Author "Carvalho, Madalena"
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- Access to Open Educational Resources during the Pandemic: the case of the OER Community in the Portuguese Open University RepositoryPublication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena; Novo, AnaThe COVID-19 pandemic that affected the world in 2020 and 2021, imposed important changes in teaching and learning processes in many institutions, notably in Higher Education. During this period teachers and students had to access online quality resources which increased the importance of Open Educational Resources (OER). Universidade Aberta (Portuguese Open University) is the only university, in the Portuguese higher education context, that includes in its institutional repository an autonomous OER community. It was considered of particular interest to analyse access to resources made available in the OER community during the pandemic, verifying whether this scenario had an influence on access and download numbers. Results show that the number of OER archived in the repositories has been growing, but the most relevant difference is between years 2018 and 2019. During the analyzed two years of the pandemic (2020 and 2021) the number of new deposits had remain stable, but the number of these resources’ downloads is very significant showing an increase during the pandemic period. We conclude that this increase in use should be considered a valid argument to justify more internal actions to support the strengthening of the OER collection at the UAb, especially in the scientific areas with fewer deposits.
- Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta: recursos educacionais em acesso abertoPublication . Carvalho, MadalenaO trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta com a utilização do “Banco de Vídeo”, na disponibilização do acesso aos conteúdos do seu Arquivo Audiovisual. Este é um sistema automático de gestão, armazenamento e distribuição de conteúdos de vídeo em formato HD e Broadcast, que disponibiliza um mecanismo de registo e arquivo de vídeo, centralizado em metadados. A utilização do “Banco de Vídeo” possibilita à Universidade Aberta disponibilizar aos seus utilizadores, através de um interface web, o acesso a um banco de imagens, constituído pela sua produção audiovisual bem como das instituições que a antecederam. Os documentos em acervo assumem grande relevância científica e histórica, pois documentam a evolução das práticas de ensino a distância em Portugal. Através desta ferramenta é possível a disponibilização, em acesso aberto, de recursos educacionais de cariz científico e pedagógico, mas também histórico, pois para além do mais, os documentos em acervo, são testemunho dos métodos e práticas, utilizadas pelas instituições que em Portugal foram pioneiras no ensino a distância. Pelas suas características técnicas, o “Banco de Vídeo” constitui-se como uma ferramenta muito eficaz no acesso e reutilização da informação, permitindo que os utilizadores possam, de modo autónomo, pesquisar, consultar, guardar ou editar conteúdos do Arquivo Audiovisual, exportá-los para outras plataformas ou reutilizá-los em novas produções. A aposta no desenvolvimento desta ferramenta assume grande relevância para o sucesso do investimento que a UAb efetua no desenvolvimento e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REA).
- Bibliotecas da Universidade Aberta: integração e gestão de leitores através do software KohaPublication . Carvalho, Madalena; Rodrigues, Vítor; Marcos, Isabel MarquesPartilhar a experiência da Universidade Aberta com a aquisição do software Koha para a gestão das atividades das Bibliotecas da UAb. Para além do processo de implementação do software, apresenta-se o projeto de autenticação de leitores, integrado na dinâmica do Campus Virtual da UAb.
- Contribuição da UAb para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do Repositório InstitucionalPublication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraO trabalho apresenta uma reflexão sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. Pretende-se, a partir de indicadores colhidos e analisados de modo sistemático ao longo dos dois últimos anos, demonstrar a relevância do repositório institucional da Universidade Aberta (UAb) - Repositório Aberto enquanto sistema de apoio à gestão. A UAb avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção científica uma das formas. Partindo da monitorização relativa ao reporte de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas, na produção científica do Repositório Aberto, perspetiva-se a relevância deste processo para obter, de forma sustentada, indicadores relativos ao compromisso da produção UAb para com os ODS e, a partir daí, ao desempenho da produção científica sobre sustentabilidade na Instituição. Apresenta-se uma abordagem teórico-reflexiva, orientada fundamentalmente, pela literatura especializada. Descreve-se o processo de recolha, análise e interpretação dos dados. Efetua-se uma análise da representatividade dos ODS, globalmente e segmentada por tipologia de comunidades. Avaliam-se os resultados e apresentam-se as conclusões.
- Depósito legal da produção académica: reflexões da Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público universitário português, premiada pelo RCAAP em 2018Publication . Carvalho, MadalenaOs estabelecimentos de ensino superior portugueses são responsáveis por facultar o acesso à Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência – DGEEC, aos conteúdos das dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas nas suas instituições, e depositadas nos seus repositórios institucionais, para fins de recolha e processamento de indicadores estatísticos. Na Universidade Aberta, a articulação estabelecida entre a Direção de Serviços Académicos e a Direção de Serviços de Documentação, permitiu atualizar a informação relativa à totalidade das teses de doutoramento produzidas e às dissertações de mestrado defendidas desde o início de 2013. Concluída a defesa, os Serviços Académicos enviam as dissertações e as teses aprovadas para os Serviços de Documentação para efeitos de tratamento documental e depósito dos conteúdos digitais e respetivos metadados no Repositório. A certificação de que os documentos depositados são os defendidos e aprovados em provas públicas, é garantida por um procedimento do Sistema de Gestão da Qualidade da UAb. Ao integrar o Repositório, o documento passa a ter um identificador único e permanente “dc.identifier.uri” que é, juntamente com as “palavras-chave” atribuídas, inserido no RENATES pelos Serviços Académicos. Este registo garante a atribuição de um identificador numérico único “TID” ao documento. O procedimento relativo ao registo no RENATES é diferenciado para mestrados e doutoramentos. Nos doutoramentos é ao Conselho Científico que compete efetuar este registo aquando do início do Projeto de Tese, enquanto nos mestrados, a responsabilidade cabe aos Serviços Académicos e é efetuado após a conclusão das provas. A informação relativa ao identificador “TID” é inserida, pelos Serviços de Documentação, no campo de metadados “dc.identifier.tid” do documento, no Repositório. Em 2018 a UAb foi a instituição de ensino superior público universitário portuguesa que evidenciou o maior grau de cumprimento relativo ao Depósito Legal da sua produção académica - 100%.
- Evidências e reflexões sobre utilização de recursos educacionais abertos em contexto de pandemiaPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19 se refletiu no aumento do interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA) disponibilizados pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). Para percecionar a existência de padrões de utilização, antes e depois do período pandémico, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do repositório institucional da UAb, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA. O trabalho apresenta ainda uma reflexão acerca da contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica. A análise dos dados estatísticos descritos de modo comparado permite-nos evidenciar a relevância que o Repositório assume para aumentar a visibilidade das coleções e o seu impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional.
- Garantir a qualidade dos recursos educacionais abertos: a prática da Universidade Aberta de PortugalPublication . Nobre, Ana; Carvalho, MadalenaA temática dos recursos educacionais abertos (REA) é da maior relevância para as instituições que desenvolvem ou pretendem desenvolver práticas educacionais abertas. Esta comunicação apresenta os mecanismos de aferição da qualidade implementados na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para a criação e disponibilização de recursos educacionais abertos, de forma sistemática, através do seu Repositório Institucional. Nem todos os conteúdos educacionais disponibilizados na web podem ser considerados REA. Este trabalho analisa os referenciais concetuais bem como os procedimentos definidos na UAb para garantir a qualidade dos recursos educacionais que a Instituição disponibiliza como REA. Apresentam-se os objetivos estratégicos e operacionais do projeto. Referenciam-se as metodologias e os critérios de seleção e validação de conteúdos. Descrevem-se os mecanismos que permitem o envolvimento efetivo da Comunidade Académica da Universidade no sistema de produção de recursos. Analisa-se o Repositório Aberto como sistema de informação certificado que possibilita o workflow de depósito e validação de conteúdos, bem como a preservação digital a longo prazo. Evidencia-se a transparência dos processos e o modo como os conhecimentos e as competências dos diferentes stakeholders se articulam para garantir a qualidade dos conteúdos bem como a sustentabilidade do projeto.
- Garantir o cumprimento do Depósito Legal da produção académica: o caso da Universidade Aberta, a Instituição de Ensino Superior Público Universitário, premiada pelo RCAAP em 2018Publication . Carvalho, MadalenaA publicação do Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto definiu como obrigatório o depósito legal de uma cópia digital das teses de doutoramento, de outros trabalhos apresentados para obtenção do grau de doutor e das dissertações de mestrado num repositório integrante da rede RCAAP. Os estabelecimentos de ensino superior são responsáveis por facultar o acesso, sem restrições, à Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência – DGEEC, aos conteúdos depositados para fins de recolha e processamento de indicadores estatísticos. Na Universidade Aberta, para garantir a agregação, identificação, disseminação e preservação a longo prazo da produção académica produzida e assegurar o cumprimento do dispositivo legal, foram implementados procedimentos e um workflow de trabalho comum. A articulação entre a Direção de Serviços Académicos e a Direção de Serviços de Documentação, permitiu atualizar, e disponibilizar através do seu Repositório Institucional - Repositório Aberto, a informação relativa à totalidade das teses de doutoramento produzidas e às dissertações de mestrado defendidas desde o início de 2013. Este trabalho analisa as dinâmicas implementadas pela instituição de ensino superior público universitário português, que no ano de 2018 evidenciou a maior taxa de cumprimento do Depósito Legal - registos no RENATES, validados com Handle de um repositório da rede RCAAP.
- Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertasPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) tem vindo a assumir um papel de destaque nos novos cenários relacionados com a inovação em educação. Perante a necessidade de se ampliar o acesso a educação de qualidade com custos reduzidos, os REA surgem como uma alternativa, e a comunidade académica evidencia uma crescente sensibilização para a incorporação desta tipologia de recursos nas suas práticas educativas. Neste contexto, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) destaca-se, no panorama do ensino superior português, por ser a única instituição que tem no seu repositório institucional – Repositório Aberto, uma comunidade específica para a disponibilização de REA, garantindo a facilidade na localização e a confiança na qualidade dos conteúdos. Simultaneamente, no âmbito da estratégia de educação aberta, através da iniciativa AULAbERTA, a UAb desenvolve um conjunto de práticas que permite associar aos REA, disponibilizados no Repositório Aberto, a descrição e a ligação a contextos concretos de uso. Neste artigo, para além da contextualização deste projeto, descrevem-se as estratégias e as metodologias que estão a ser seguidas bem como os resultados obtidos no que se refere aos recursos educacionais inseridos em percursos de exploração pedagógica reais. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o modo como, na estrutura da UAb, os diferentes elementos, atores e estruturas se integram e articulam no âmbito deste ecossistema.
- Integração de recursos educacionais em saúde da Universidade Aberta de Portugal e Campus Virtual de Saúde Pública - CVSP/Fiocruz/OPASPublication . Carvalho, Madalena; Furniel, Ana Cristina da Matta; Mendonça, Ana Paula Bernardo; Silva, Rosane MendesO presente trabalho apresenta a proposta de integração de recursos educacionais abertos da Universidade Aberta de Portugal e o Campus Virtual de Saúde Pública Brasil da Organização Panamericana de Saúde da (CVSP/OPAS), sediado na Fiocruz. A cooperação entre Brasil e Portugal visa contribuir para o desenvolvimento do ensino superior na capacitação de profissionais de saúde, para o acesso universal à informação e conhecimento e melhorar a qualidade da educação, bem como facilitar a partilha de conhecimento e a capacitação dos profissionais de saúde do Brasil e demais países da América Latina e Caribe. Para além deste projeto específico, espera-se que esta iniciativa contribua para a promoção e desenvolvimento efetivo de um intercâmbio de experiências na área dos recursos educacionais abertos e dos repositórios científicos, e no desenvolvimento de atividades conjuntas de investigação.
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