Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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Browsing Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Author "Abelha, Marta"
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- Centros escolares, supervisão pedagógica e colaborativa: perspetivas de educadores de infância e professores do primeiro cicloPublication . Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa; Abelha, MartaO artigo apresenta resultados atinentes a perspetivas de supervisão pedagógica e colaborativa de docentes, no contexto de um estudo de caso focalizado nos centros escolares (CE) de um agrupamento, cujos objetivos, entre outros, incluíam: Conhecer conceções e sentimentos de docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico que lecionam em CE de um agrupamento acerca da supervisão colaborativa; Identificar perspetivas desses docentes sobre eventuais mais-valias da supervisão colaborativa para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas; Averiguar em que medida consideram que existe no CE em que lecionam práticas consentâneas com a supervisão colaborativa. A metodologia assumiu uma abordagem interpretativa, com recurso a técnicas quantitativas e qualitativas. A recolha de dados da investigação iniciou-se com entrevistas a grupos focais, aos quais se seguiram entrevistas individuais e um inquérito por questionário pré-validado. A análise dos dados envolveu análise de conteúdo e análise estatística, de natureza descritiva. A discussão dos resultados valeu-se de procedimentos de triangulação de informações e evidenciou tendências de resposta das quais se salientam i) diversificadas perspetivas sobre o conceito de supervisão: grande parte dos inquiridos conota a supervisão com avaliação de desempenho docente; considera que esta última não cumpre propósitos de melhoria das práticas docentes; e aparta do conceito as práticas de colaboração. No entanto, reconhece e valoriza práticas de colaboração potenciadas pelos centros escolares, de articulação, ajuda, diálogo e melhoria do desempenho. ii) Paralelamente, destaca-se o contributo para a consolidação do conhecimento da realidade em estudo, dado pela utilização e posterior triangulação de diversos instrumentos de recolha de dados.
- Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios de avaliação externa de escolasPublication . Seabra, Filipa; Mouraz, Ana; Abelha, Marta; Henriques, SusanaRegista-se uma centralidade crescente dos temas da equidade e inclusão em educação, e parece consolidar-se a viragem de perspetivas mais restritas sobre estes conceitos, para uma visão que entende a necessidade de os estender a todos os alunos, dando resposta à diversidade das suas características, necessidades e potencialidades. Em Portugal, o Decreto-lei 54/2018 veio plasmar essa viragem, acompanhando o que tem vindo a ser preconizado a nível internacional. Também a avaliação externa de escolas (AEE) salienta, no seu terceiro ciclo, temas relacionados com a equidade e a inclusão, incluindo no seu Quadro de Referência, referentes como a “Promoção da equidade e inclusão de todas as crianças e todos os alunos” e “Resultados para a equidade, inclusão e excelência” (IGEC, 2019). Assinalando esta convergência, e reconhecendo o papel que a AEE tem assumido em termos de indução de práticas e transformação dos discursos, apresentamos uma análise dos relatórios do terceiro ciclo de avaliação externa de escolas, salientando questões relacionadas com a equidade e inclusão. Concretamente, questionámos em que domínios do referencial se destacam as referências a estes conceitos, quais as perspetivas de equidade e inclusão presentes nestes documentos, quem são os alvos preferenciais desta preocupação com a equidade e inclusão, e que medidas adotadas pelas escolas são salientadas nos relatórios. Enriquecemos ainda a análise com uma perspetiva diacrónica, com base nos relatórios anteriores das mesmas escolas agora consideradas. Os resultados apontam para uma preocupação com estes conceitos desde o arranque da AEE e uma interpretação crescentemente aberta dos mesmos.
- Práticas de trabalho colaborativo nas equipas educativas: perspetivas dos professores envolvidosPublication . Pedro, Sónia; Abelha, MartaA escola tem procurado implementar novas dinâmicas de trabalho, impulsionada não só por normativos legais, mas também para encontrar respostas para os inúmeros desafios com que se depara. Assim, tem procurado reorganizar as suas dinâmicas de trabalho, tentando substituir um modelo tradicionalmente individualista por um modelo que assente em práticas de trabalho colaborativo (TC), como são disso exemplo as Equipas Educativas (EE) (Formosinho & Machado, 2009). Após um inquérito por questionário, aplicado aos professores que integraram as EE e um inquérito por entrevista, aplicado aos coordenadores das EE, bem como pela análise de documentos estruturantes da escola, verificou-se que estas práticas resultam da realização de reuniões, que decorrem de acordo com o definido pela escola, onde são abordados essencialmente casos individuais de alunos e situações de indisciplina. São apontadas, como barreiras ao TC, a constituição da própria equipa ou as atitudes dos professores e, como facilitadores, a existência de um tempo previsto para as reuniões, a estabilidade do corpo docente e a relação entre professores. Na perceção dos professores, a colaboração docente nas EE é benéfica para alunos, professores e para a escola em geral. Contudo, há alterações que é necessário introduzir para melhorar a eficácia do TC, como uma maior flexibilidade nas reuniões e a promoção de um ambiente que incentive a participação ativa de todos os membros. Acresce a autonomia das EE, que deve ser ampliada para que possam adaptar as suas práticas às necessidades específicas de cada contexto escolar.