REA | Gestão e Economia
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Gestão e Economia".
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Gestão e Economia by Author "Carrilho, Tiago"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Diferenças dos negócios familiaresPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoNeste vídeo apresenta-se uma parte da entrevista realizada ao Sr. Manuel Ramirez, acerca das especificidades e o contexto de gestão das empresas familiares. Para além da abordagem concreta à situação das Conservas Ramirez, é desenvolvido um enquadramento e contexto da gestão das empresas familiares em geral, focando-se nas diferenças de gestão entre as empresas familiares, e o problema da sucessão.
- Especificidades dos negócios familiaresPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoNeste vídeo apresenta-se uma parte da entrevista realizada ao Sr. Manuel Ramirez, acerca das especificidades e o contexto de gestão das empresas familiares. Para além da abordagem concreta à situação das Conservas Ramirez, é desenvolvido um enquadramento e contexto da gestão das empresas familiares em geral.
- Family Business Successful Succession Material de Formação Módulo 3 “Estratégias de Crescimento para Empresas familiares”Publication . Porfírio, José; Rodrigues, Ricardo; Carrilho, TiagoEste módulo tem sete objetivos de aprendizagem a partir de várias atividades propostas para ajudar os formandos a adquirir novas competências e apoiá-los no processo que conduz à definição e implementação de uma estratégia no contexto das Empresas familiares. Os resultados da formação permitem realçar a interconexão entre a empresa familiar e a família, e o porquê e como a família deve estar envolvida na estratégia das Empresas familiares. A definição das atividades leva em consideração a extensa experiência de gestão dos atuais gestores e o interesse no potencial contacto de longo prazo dos sucessores com as Empresas familiares. Por esta razão, em vez de uma abordagem teórica, optou-se por desenvolver uma abordagem centrada em casos que permita que os formandos encontrem as soluções, enquanto o formador clarifica algumas questões metodológicas (por exemplo, no presente módulo, alguns detalhes adicionais relativos às ferramentas de gestão estratégica mais tradicionais e mais recentes), à medida que estas vão sendo levantadas na discussão entre formandos e formadores. Resultados da Formação: • Compreender a importância da estratégia para o crescimento da empresa familiar; • Compreender possíveis abordagens e diferentes oportunidades de crescimento estratégico; • Conceber e desenvolver planos de crescimento de longo prazo; • Avaliar estratégias e oportunidades para o crescimento; • Calcular os recursos, parcerias e sinergias necessários; • Executar as decisões estratégicas; • Motivar os stakeholders das empresas familiares a apoiar tais decisões. Para alcançar estes objetivos os formandos serão convidados a desenvolver as seguintes atividades: 1. Ler e refletir sobre os diferentes casos de estratégia propostos; 2. Efetuar um diagnóstico da posição estratégica da Empresa Familiar – Como é que o crescimento e a estratégia podem ser úteis para a empresa familiar? Como é que a sua empresa está preparada para enfrentar os desafios estratégicos? E a família? 3. Desenvolver o conhecimento de ferramentas mais tradicionais de estratégia, como a análise SWOT, o modelo das 5 forças de Porter, ou o BSC (Balanced Scorecard), e de outras mais recentes como o BOS (Blue Ocean Strategy), ou o BMC (Business Model Canvas).
- Family Business Successful Succession Material de Formação Módulo 6 “Gestão de conflito e comunicação”Publication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Figueiredo, Bernardo; Jardim, JacintoEste módulo lida com todos os elementos necessários de comunicação essenciais a uma gestão efetiva de uma empresa e para equilibrar a dinâmica da empresa familiar. Centra-se na comunicação externa e interna. A comunicação externa apoia os planos de crescimento e garante que os principais stakeholders se mantêm bem informados e comprometidos. A comunicação interna mantém os colaboradores chave não familiares envolvidos, fortalece a cultura organizacional e apoia os valores da empresa. A comunicação interna também se concentra em manter as estratégias empresariais e familiares claras e complementares. O módulo apresenta as principais ferramentas de comunicação e técnicas de gestão de conflitos e negociação. Também liga a comunicação à gestão da mudança. Pontos chave: • Comunicação Interpessoal • Comunicação empresarial • Cultura organizacional e comunicação interna • Comunicação centrada na família • Táticas de negociação • Ferramentas de gestão de conflito • Gestão da mudança Objetivos da Formação No final deste módulo os formandos deverão estar aptos a: • Compreender o elemento chave da comunicação eficaz • Desenhar uma estratégia de comunicação • Abordar os stakeholders • Apresentar ideias e planos a públicos variados • Compreender a mecânica da negociação • Lidar com e resolver situações de conflito • Encorajar a comunicação entre membros da família Secções: 1. Comunicação Interpessoal 2. Gerir os conflitos das relações nas empresas familiares 3. Estudos de caso