Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books
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Browsing Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books by Author "Amador, Filomena"
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- Dinâmicas de interação numa comunidade de práticasPublication . Sousa, Maria Luísa de; Amador, FilomenaNo presente artigo, propomo-nos apresentar e discutir resultados parciais obtidos a partir de um questionário, construído com o objetivo de analisar a evolução da dinâmica de interação entre participantes de uma Comunidade de Prática, durante o primeiro ano do respetivo funcionamento. A construção desta comunidade insere-se num projeto de Investigação-Ação Participatória, em curso numa escola 2/ 3/ S no Porto Santo (Região Autónoma da Madeira) a partir de outubro de 2014. Ao longo do processo, realizaram-se mensalmente seminários numa perspetiva de Investigação-Ação. O nosso quadro teórico assenta nos conceitos de liderança, designadamente de liderança pedagógica e no conceito de Comunidade de Prática enquanto espaço de produção e construção de conhecimento. Em termos metodológicos o estudo assume as características de uma Investigação-Ação Participatória, tendo os dados numa primeira fase sido recolhidos através de diversas técnicas nas quais se incluem registos áudio, entrevistas e snapshots. Os resultados que neste momento já possuímos permitem testemunhar mudanças na dinâmica das interações, cuja tipologia é possível começar a esboçar e compará-los também com os dados obtidos por outros investigadores.
- O ensino das ciências da Terra no início de um novo milénioPublication . Amador, Filomena
- Problemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentávelPublication . Sousa, Valdemar; Amador, FilomenaNas últimas décadas os discursos que visam a conservação ambiental e a sustentabilidade têm vindo a explorar diversas estratégias e a chamar a atenção para o papel da educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, como elemento incontornável na prossecução de determinadas metas. No presente trabalho, descreve-se e discute-se o processo de validação de um conjunto de categorias de análise a serem aplicadas a um corpus formado por uma amostra de programas oficiais do 3º ciclo do Ensino Básico português, visando identificar as perceções e ideologias subjacentes. Começa-se por abordar a dimensão teórica que fundamenta a criação das referidas categorias, para numa fase seguinte se analisam os processos de validação. O tipo de abordagem metodológica enquadra-se no paradigma qualitativo e numa vertente hermenêutica. Por fim, e com base no recurso a uma revisão da literatura especializada, discutem-se os resultados do projeto piloto de testagem das categorias, enquadrando o debate do âmbito da determinação de índices de intercodificação, assim como na eventual necessidade de ser necessário equacionar a existência de mais de um ciclo de validação durante nas fases prévias da investigação.
- Quando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentávelPublication . Frazão, Celeste; Amador, FilomenaNas últimas décadas, a maioria das cidades passou por processos de crescimento demográfico intenso, associados à expansão da atividade económica, ao esbater das fronteiras entre espaços urbanos e rurais, a migrações populacionais e a outros fenómenos sociais, com impacto a nível educativo. Como consequência destas inúmeras alterações têm vindo a surgir uma série de projetos internacionais e nacionais, como o Movimento das Cidades Educadoras que visam repensar e agir de forma a permitir às cidades do século XXI transformarem-se em espaços educativos, com ênfase na Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O Movimento Cidades Educadoras é um dos exemplos. Com caráter internacional é um movimento da responsabilidade dos municípios que o subscrevem e que visa criar condições, através de estratégias de cooperação a nível local, para a mobilização de recursos de natureza pública e privada, centrando-se na ideia da cidade como espaço educativo. Exige a criação de novas formas de governança, assim como a promoção de dinâmicas que permitam caminhar para a sustentabilidade. Neste trabalho, começamos por apresentar diversos movimentos nas últimas décadas congéneres e posteriormente atribui-se destaque à evolução do Movimento Cidades Educadoras, analisando-se para o efeito as temáticas e a iconografia associada aos congressos internacionais. Os resultados evidenciam mudanças societais, culturais e ideológicas, tanto expressas a nível global como local, assim como dinâmicas de intervenção diversas. A nível metodológico privilegia-se o paradigma qualitativo de base hermenêutica, suportado na técnica de análise de conteúdo aplicada ao corpus visual da símbologia relativa a cada congresso.