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Problemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentável

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Nas últimas décadas os discursos que visam a conservação ambiental e a sustentabilidade têm vindo a explorar diversas estratégias e a chamar a atenção para o papel da educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, como elemento incontornável na prossecução de determinadas metas. No presente trabalho, descreve-se e discute-se o processo de validação de um conjunto de categorias de análise a serem aplicadas a um corpus formado por uma amostra de programas oficiais do 3º ciclo do Ensino Básico português, visando identificar as perceções e ideologias subjacentes. Começa-se por abordar a dimensão teórica que fundamenta a criação das referidas categorias, para numa fase seguinte se analisam os processos de validação. O tipo de abordagem metodológica enquadra-se no paradigma qualitativo e numa vertente hermenêutica. Por fim, e com base no recurso a uma revisão da literatura especializada, discutem-se os resultados do projeto piloto de testagem das categorias, enquadrando o debate do âmbito da determinação de índices de intercodificação, assim como na eventual necessidade de ser necessário equacionar a existência de mais de um ciclo de validação durante nas fases prévias da investigação.

Description

Keywords

Currículo Desenvolvimento sustentável Análise de conteúdo Categorias Intercodificação

Pedagogical Context

Citation

Sousa, Valdemar; Amador, Filomena - Problemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentável. In Oliveira, Carla; et al., coord. - E-Sustainability 2017 [Em linha]: Seminário Doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta, 2019. ISBN: 978-972-674-816-8. p. 35-48

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