Repository logo
 
Publication

Problemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentável

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSousa, Valdemar
dc.contributor.authorAmador, Filomena
dc.date.accessioned2020-01-31T15:51:15Z
dc.date.available2020-01-31T15:51:15Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNas últimas décadas os discursos que visam a conservação ambiental e a sustentabilidade têm vindo a explorar diversas estratégias e a chamar a atenção para o papel da educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, como elemento incontornável na prossecução de determinadas metas. No presente trabalho, descreve-se e discute-se o processo de validação de um conjunto de categorias de análise a serem aplicadas a um corpus formado por uma amostra de programas oficiais do 3º ciclo do Ensino Básico português, visando identificar as perceções e ideologias subjacentes. Começa-se por abordar a dimensão teórica que fundamenta a criação das referidas categorias, para numa fase seguinte se analisam os processos de validação. O tipo de abordagem metodológica enquadra-se no paradigma qualitativo e numa vertente hermenêutica. Por fim, e com base no recurso a uma revisão da literatura especializada, discutem-se os resultados do projeto piloto de testagem das categorias, enquadrando o debate do âmbito da determinação de índices de intercodificação, assim como na eventual necessidade de ser necessário equacionar a existência de mais de um ciclo de validação durante nas fases prévias da investigação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, Valdemar; Amador, Filomena - Problemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentável. In Oliveira, Carla; et al., coord. - E-Sustainability 2017 [Em linha]: Seminário Doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta, 2019. ISBN: 978-972-674-816-8. p. 35-48pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-816-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9142
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://indd.adobe.com/view/1d4d2732-ef6f-4248-9b7b-9b2a48658d17pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectAnálise de conteúdopt_PT
dc.subjectCategoriaspt_PT
dc.subjectIntercodificaçãopt_PT
dc.titleProblemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage48pt_PT
oaire.citation.startPage35pt_PT
oaire.citation.titlee-Sustainability 2017pt_PT
person.familyNameAmador
person.givenNameFilomena
person.identifier.ciencia-id4819-4E7B-F4EE
person.identifier.orcid0000-0003-1794-3665
person.identifier.scopus-author-id16306247300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
01artigo9val2017rFA.pdf
Size:
458.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: