Publication
Problemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentável
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Sousa, Valdemar | |
dc.contributor.author | Amador, Filomena | |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T15:51:15Z | |
dc.date.available | 2020-01-31T15:51:15Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas os discursos que visam a conservação ambiental e a sustentabilidade têm vindo a explorar diversas estratégias e a chamar a atenção para o papel da educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, como elemento incontornável na prossecução de determinadas metas. No presente trabalho, descreve-se e discute-se o processo de validação de um conjunto de categorias de análise a serem aplicadas a um corpus formado por uma amostra de programas oficiais do 3º ciclo do Ensino Básico português, visando identificar as perceções e ideologias subjacentes. Começa-se por abordar a dimensão teórica que fundamenta a criação das referidas categorias, para numa fase seguinte se analisam os processos de validação. O tipo de abordagem metodológica enquadra-se no paradigma qualitativo e numa vertente hermenêutica. Por fim, e com base no recurso a uma revisão da literatura especializada, discutem-se os resultados do projeto piloto de testagem das categorias, enquadrando o debate do âmbito da determinação de índices de intercodificação, assim como na eventual necessidade de ser necessário equacionar a existência de mais de um ciclo de validação durante nas fases prévias da investigação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Sousa, Valdemar; Amador, Filomena - Problemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentável. In Oliveira, Carla; et al., coord. - E-Sustainability 2017 [Em linha]: Seminário Doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta, 2019. ISBN: 978-972-674-816-8. p. 35-48 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-816-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9142 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://indd.adobe.com/view/1d4d2732-ef6f-4248-9b7b-9b2a48658d17 | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_PT |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_PT |
dc.subject | Categorias | pt_PT |
dc.subject | Intercodificação | pt_PT |
dc.title | Problemáticas da análise de conteúdo: criação e validação de categorias no domínio da educação para o desenvolvimento sustentável | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 48 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 35 | pt_PT |
oaire.citation.title | e-Sustainability 2017 | pt_PT |
person.familyName | Amador | |
person.givenName | Filomena | |
person.identifier.ciencia-id | 4819-4E7B-F4EE | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1794-3665 | |
person.identifier.scopus-author-id | 16306247300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8 |