Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
697.66 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No presente artigo, propomo-nos apresentar e discutir resultados parciais obtidos a partir de um questionário, construído com o objetivo de analisar a evolução da dinâmica de interação entre participantes de uma Comunidade de Prática, durante o primeiro ano do respetivo funcionamento.
A construção desta comunidade insere-se num projeto de Investigação-Ação Participatória, em curso numa escola 2/ 3/ S no Porto Santo (Região Autónoma da Madeira) a partir de outubro de 2014. Ao longo do processo, realizaram-se mensalmente seminários numa perspetiva de Investigação-Ação. O nosso quadro teórico assenta nos conceitos de liderança, designadamente de liderança pedagógica e no conceito de Comunidade de Prática enquanto espaço de produção e construção de conhecimento.
Em termos metodológicos o estudo assume as características de uma Investigação-Ação Participatória, tendo os dados numa primeira fase sido recolhidos através de diversas técnicas nas quais se incluem registos áudio, entrevistas e snapshots.
Os resultados que neste momento já possuímos permitem testemunhar mudanças na dinâmica das interações, cuja tipologia é possível começar a esboçar e compará-los também com os dados obtidos por outros investigadores.
Description
Keywords
Liderança pedagógica Comunidade de prática Investigação-ação participatória Interações Dinâmicas
Pedagogical Context
Citation
Sousa, Maria Luísa de; Amador, Filomena - Dinâmicas de interação numa comunidade de práticas. In Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Isolina, coord.- "Lideranças e inovação em contextos educativos" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2018. ISBN: 978-972-674-819-9. p. 123-139
Publisher
Universidade Aberta